Crise: A Privatização da TAP

Enviado por Antonio Ateu

Do Esquerda.net

TAP: anúncio da privatização mostra “cara de pau” do governo

https://www.youtube.com/watch?v=vlXMspeL-9g height:394

O Bloco anunciou um debate de urgência para esta sexta-feira sobre a anunciada decisão de entregar a TAP a privados por 10 milhões de euros. Mariana Mortágua responde a Passos Coelho: “Não é coragem, é mesmo cara de pau” apresentar um negócio ruinoso como sendo benéfico para o país.

O governo anunciou esta quinta-feira a entrega de 61% da Transportadora Aérea Portuguesa ao grupo constituído pelos empresários David Neelman e Humberto Pedrosa. O dono da Barraqueiro e o sócio brasileiro vão pagar dez milhões de euros pelas ações adquiridas e promete investir mais 350 milhões na empresa nos próximos anos. A fortuna de Humberto Pedrosa está ligada desde sempre ao setor dos transportes, tendo adquirido empresas do grupo Rodoviária Nacional após a sua privatização. O dono da Barraqueiro é igualmente um dos grandes beneficiários das Parcerias Público-Privadas, com a exploração da travessia ferroviária do Tejo através da Fertagus ou dos metropolitano do Porto e do Sul do Tejo.

“Há alguns anos a Portugália, que tinha um passivo gigantesco, foi comprada pela TAP por 140 milhões de euros. Hoje anunciaram a entrega da TAP por 10 milhões”, reagiu a deputada bloquista Mariana Mortágua, que amanhã irá confrontar o Governo na Assembleia da República sobre a operação que retira uma empresa emblemática do serviço público e que é dos maiores contribuintes para as exportações, em troca de uma “verba simbólica”.

Reagindo às palavras do primeiro-ministro, que afirmou ter sido necessária muita coragem para fechar o negócio, Mariana Mortágua respondeu referindo-se às contas envolvidas: “não é coragem que é preciso ter, é preciso cara de pau para tomar esta decisão” para anunciar um negócio tão ruinoso para o interesse público.

“A TAP não é só importante quando há greves e quando é preciso travar os direitos dos trabalhadores”, defendeu Mariana Mortágua, destacando o papel da empresa na economia e na difusão da cultura portuguesa. E repetiu que “é preciso ter cara de pau” para apresentar este negócio como sendo benéfico “quando daqui por doze anos não há nenhuma garantia de manutenção da sede em Portugal nem das rotas estratégicas”.

“Todo este processo foi feito sem nenhuma transparência”, concluiu Mariana Mortágua, criticando “a pressa” do Governo. “O processo está em aberto e usaremos todos os meios para o travar”, prometeu a deputada do Bloco.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A TAP está quebrada há anos e

    A TAP está quebrada há anos e os compradores vão ter que colocar IMEDIATAMENTE 340 milhões de euros para pagar dividas. Foi uma sorte encontrar compradores e um grupo profissional  e eficiente como a AZUL. Companhia aerea NÃO é atividade estatal, nunca foi, é um negocio.

  2. Como português a viver no

    Como português a viver no Ultramar, acompanho com tristeza a situação atual da terrinha. Por outro lado, fico imensamente feliz de ver essa nova e maravilhosa geração que o país criou – a melhor de todos os tempos – com investimentos e interesse sério na educação. Vida longa a Mariana Mortágua e seus contemporâneos.

      1. David Nedelman é BRASILEIRO

        David Nedelman é BRASILEIRO nato, apesar do sotaque, nasceu em São Paulo e tem nacionalidade brasileira.

        O Ministro Mangabeira Unger tambem é brasileiro nato e tem mais sotaque do que o dono da Azul.

  3. PRIVATIZAÇÃO DA TAP II

    PRIVATIZAÇÃO DA TAP II

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=7ugJVgYakEU%5D

    [video:http://www.dailymotion.com/video/x2tqx45_a-privatizacao-da-tap_school%5D

    A fatia da TAP que o Governo decidiu vender a David Neeleman e a Humberto Pedrosa vale apenas dez milhões de euros no imediato. Porém, o montante a arrecadar pelos cofres públicos com a venda de 100% do grupo nos próximos dois anos pode subir até aos 140 milhões, mas só se a empresa conseguir atingir em 2015 a meta a que se propôs no plano de negócios: um resultado operacional acima dos 250 milhões de euros.

    Foi esta a condição imposta pelo consórcio que saiu vencedor da privatização da TAP, que junta o dono da companhia brasileira Azul e do grupo português de transportes Barraqueiro. Se este resultado ajustado, que diz respeito apenas às receitas e custos da operação (excluindo, por exemplo, os gastos com juros ou com o leasing de aviões), não for atingido, o valor a pagar pelo investidor privado pela totalidade das acções da transportadora vai sofrendo descontos, explicou ao PÚBLICO fonte próxima do processo.

    http://www.jornalggn.com.br/blog/antonio-ateu/crise-a-privatizacao-da-tap-ii

  4. Varig…

    O que ganhou o Brasil com o fim da Varig? Tenho certeza que alguns apressados dirão que nunca se viajou tanto de avião como hoje. Mas o que devemos questionar é o quanto de dinheiro se perdeu e se perde com a lacuna no mercado externo que a TAM e a Gol não souberam ou quiseram aproveitar. Coitado dos portugueses da TAP. Impressionante como o Neelan é tido como um salvador da pátria. Esquecem, no entanto, de mencionar que paga os piores salários da indústria mundial, além de não se mencionar a incapacidade e incompetência dos empresários brasileiros na aviação. A desculpa era sempre o governo, mas por que na mão do “brasileiro” Neelan ela foi pra frente (não necessariamente pra cima)? Até quando vamos continuar acreditando que alguém com a ideologia do mercado và resolver alguma questão qualquer que seja…

    1. Vc não entendeu nada.
      O bom é
      Vc não entendeu nada.

      O bom é alguém DO mercado. Mercado não é uma palavra genérica neste caso. É do mercado de aviação.

      Nossas empresas não são administradas por gente de mercado e sim por gente de banco.

      Entendeu a diferença?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador