De Paris, muçulmano diz que repudia ataques terroristas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Samir Azzimani, com bandeira do Marrocos, torcendo pela França em partida que homenageou vítimas
 
Jornal GGN – Francês de nascimento, marroquino de coração e de gerações, Samir Azzimani é muçulmano, assim como 99% da população de Marrocos. Direto de Paris, durante a partida de futebol entre a França e a Inglaterra, nesta terça (17), dedicada em homenagem às vítimas dos atentados terroristas, Samir gravou um vídeo ao GGN, reprovando os atos.
 
O jogo no estádio lotado em Wembley, que trazia em seu letreiro “Liberté, Égalité, Fraternité”, emocionou quando os ingleses se juntaram aos franceses, cantando A Marselhesa, o hino nacional do país. Torcedores da Inglaterra vestidos de azul, branco e vermelho, as cores da bandeira da França, também levantavam cartazes e pinturas no rosto em homenagem às 129 vítimas do atentado.
 
“Eu gostaria de falar um pouco sobre o que aconteceu na noite de sexta-feira, 13 de novembro, aqui na França. Eu sou francês, tanto quanto marroquino, e eu repudio o que aconteceu em Paris”, disse Samir, que leva o nome de Marrocos para grandes campeonatos de Esqui. 
 
https://www.youtube.com/watch?v=XGPilfBk4Wg height:394
 
O esportista afirmou que o seu pensamento é como a maioria dos muçulmanos, tolerantes ao diferente. Em nome do muçulmanos que vivem na França, disse que não tem medo dos terroristas e repudia os ataques. Segurando em suas mãos a bandeira de Marrocos e a miniatura da Torre Eiffel, grande símbolo da França, disse: “eu estou aqui hoje para apoiar e torcer para o time de futebol francês”.
 
Ao lado de dois amigos franceses, em um bar assistindo à partida de futebol, Samir disse que, apesar dos traumas, aos poucos, a rotina dos franceses está voltando ao normal. “Eu só queria dizer para aqueles terroristas que nós não temos medo de vocês. E nós ainda vivemos nossa vida, como antes”, concluiu.
 
Assista ao hino francês cantado pela torcida da Inglaterra (vídeo: Euronews):
 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Nao, ele eh terrorista

      Nao, ele eh terrorista tambem.  Alias, de acordo com o governo dos Estados Unidos, todo mundo que limpa o cu eh terrorista.  Eh por isso que voce nao eh?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador