Europa fecha acordo para sindicato bancário

Jornal GGN – Líderes políticos da Europa chegaram a um acordo nesta quinta-feira (20) para completar um sindicato bancário com uma agência para fechar bancos da zona do euro em falência. No entanto, não haverá apoio da zona do euro para o novo fundo para ajudar a cobrir os custos de tais fechamentos.

O impasse entre o Parlamento Europeu e países da zona do euro sobre o novo esquema terminou nesta madrugada. A segunda etapa de um sindicato bancário está prevista para começar neste ano, quando o Banco Central Europeu assumirá o papel de regulador.
 
O sindicato bancário, e a limpeza da carteira de bancos que irá acompanhá-lo, tem como objetivo recuperar a confiança entre os bancos e impulsionar empréstimos no bloco, ajudando a alimentar o crescimento nas 18 economias que usam o euro. A medida também deve quebrar o círculo vicioso de Estados endividados e bancos que compram suas dívidas.
 
Pelo acordo, um fundo de 55 bilhões de euros alimentado por taxas sobre os bancos será formado em oito anos, em vez dos 10 previstos originalmente. Cerca de 40% do fundo será compartilhado entre países desde o início, fatia que subirá para 70% em três anos.
 
Os detalhes do acordo, que ainda deve ser assinado por todos os ministros de Finanças do Parlamento Europeu e da União Europeia, estão em um projeto de acordo e foram confirmados por pessoas envolvidas nas negociações. O documento também prevê dar ao BCE o principal papel no desencadeamento do fechamento de um banco. O fundo, no entanto, não será capaz de contar com o fundo de resgate da zona do euro para tomar dinheiro extra caso fique sem recursos.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador