França: Eleições com abstenção recorde

https://www.youtube.com/watch?v=1wd1_GeHAgY

O partido A República em Marcha, do presidente Emmanuel Macron, foi o grande vencedor da eleição legislativa francesa.REUTERS/Bertrand Guay/Pool

media
 

Enviado por Antonio Ateu

do RFI

Partido de Macron vence eleição legislativa francesa marcada por abstenção recorde

Os cerca de 47 milhões de eleitores convocados para o segundo turno da eleição legislativa francesa não se mobilizaram para o pleito. Menos da metade foi às urnas neste domingo (17). Confirmando as previsões, o partido A República em Marcha, do presidente Emmanuel Macron, foi o grande vencedor, e terá mais de 350 deputados, dos 577 que compõem a Assembleia Nacional da França.

De acordo com os primeiros resultados, divulgados às 20h pelo horário local (15h em Brasília), o índice de abstenção foi de 56,6%, um recorde histórico. Na eleição legislativa anterior, em 2012, 44,6% dos eleitores não foram às urnas.

Segundo as projeções baseadas em amostragem de urnas já apuradas, A República em Marcha (LREM na sigla em francês), partido político do jovem chefe de Estado de 39 anos criado há pouco mais de um ano, deve obter entre 355 e 425 assentos na Assembleia Nacional. O resultado garante muito mais do que os 289 necessários para alcançarmaioria absoluta.

Porém, diante do índice histórico de abstenção, o porta-voz do governo, Christophe Castaner, foi ponderado. “Obtivemos uma maioria clara, mas ao mesmo tempo os franceses não quiseram assinar um cheque em branco”, disse logo após a divulgação dos resultados.

O partido Os Republicanos (LR na sigla em francês) conquistou pelo menos 125 cadeiras e se torna a primeira força da oposição no país. “Apesar de nossa eliminação no primeiro turno da eleição presidencial, as legislativas nos permitiram constituir um grupo suficientemente importante para que façamos ouvir nossos engajamentos, valorizar nossas convicções e defender nossos valores”, declarou o presidente da legenda, François Baroin, logo após a divulgação dos resultados.

 

Chefe do PS admite a necessidade de reforma da esquerda

O chefe do Partido Socialista (PS), Jean-Christophe Cambadélis, foi um dos primeiros dirigentes de partido a se exprimir. A legenda, que dirigia o país até o mês de maio, com um chefe de Estado e uma maioria composta por 300 cadeiras, elegeu apenas 34 deputados. “O triunfo de Macron é incontestável e o presidente da República tem todo o poder”, disse, antes de fazer um balanço da performance do PS no pleito. “A esquerda deve mudar tudo, por dentro e por fora, em termos de ideias e de organização, e eu assumo minha parte de responsabilidade”, completou, antes de anunciar que pretende deixar a direção da legenda.

A líder da extrema-direita, Marine Le Pen, que foi derrotada no segundo turno da eleição presidencial, conseguiu ser eleita deputada pela primeira vez neste domingo. Com cerca de 2 milhões de votos, seu partido, a Frente Nacional (FN), conquistou pelo menos 6 cadeiras na Assembleia Nacional.

“Somos a única força de resistência da França, defensores dos interesses do povo francês na Assembleia, mas também no debate público”, disse Marine Le Pen. “Se o governo de Emmanuel Macron tem uma maioria absoluta, suas ideias são minoritárias em nosso país”, completou a líder da extrema-direita.

“Povo fez uma greve cívica”, diz líder da esquerda radical

Já o líder da esquerda radical, Jean-Luc Mélénchon, celebrou as 18 cadeiras conquistadas por seu partido, a França Insubmissa. Para ele, a boa notícia desse segundo turno da eleição legislativa é a “abstenção esmagadora, que tem um significado político”. Para ele, ao boicotar o pleito, “o povo fez uma greve cívica”.

Mélénchon lembrou que com a formação de um grupo na Assembleia, seu partido vai tentar bloquear as reformas impostas pelo governo. “Agora temos que passar da abstenção para a ofensiva”, convocou.

 

RESULTADOS DA ELEIÇÃO LEGISLATIVA FRANCESA ÀS 21H EM PARIS (16H EM BRASÍLIA)

 

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A esquerda na França deverá apreender com os Ingleses.

    A abstenção recorde foi um claro aviso ao PSF que deve voltar a esquerda e não manter relações carnais com o liberalismo, a evolução da La France Insumise que é tratada aqui como o extrema esquerda mostrou o caminho, pois partindo de Zero, sem nenhuma estrutura partidária e sem nenhum deputado chegou a uma representação de 18 deputados que no sistema eleitoral francês é muito, pois é um sistema a dois turnos que faz barragem aos novos partidos.

  2. França….

    Eleições com Liberdade Recorde. O governo da França escolhido por quem quis votar. E aceito por todos. Diferentemente do Brasil, o Estado Francês continuará com suas obrigações constitucionais e não terá um novo país a cada eleição. Aqui, delegamos a aventureiros,todas e quaisquer modificações estruturais a cada eleição. O Estado é uma farsa. Farsa obrigatorialmente imposta. E mais uma lição, lá praticamente acabaram com a Esquerda burra. .  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador