Inflação na zona do euro chega ao menor nível em quatro anos

Jornal GGN – A taxa de inflação anual nos 18 países que dividem o euro, desacelerou para 0,7% em fevereiro, frente aos 0,8% em janeiro. Os números são do escritório oficial de Estatísticas da União Europeia, a Eurostat.
 
O crescimento anual dos preços desacelerou para 0,7%, a menor leitura anual de inflação desde novembro de 2009 – o que fez, inclusive, o BCE reduzir sua taxa de juros para a mínima recorde de 0,25%.
 
Na comparação mensal, os preços subiram 0,3% no mês passado, puxados por um aumento de 0,5% nos preços de serviços e de 0,5% nos custos de bens industrializados não-energéticos.
 
O índice de inflação na zona do euro atingiu o menor nível anual em quatro anos em fevereiro, de acordo com os dados divulgados e revisados. A desaceleração para a mesma taxa levou o Banco Central Europeu a reduzir de forma inesperada os juros em novembro.
 
O presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou na semana passada que o banco já prepara medidas adicionais para se proteger contra a possibilidade de deflação na região, conforme a valorização do euro pesa sobre os preços. O executivo vê os riscos de deflação “limitados”, mas diz que quanto mais tempo a inflação permanecer baixa, maior a probabilidade de surgir o risco de queda nos preços.
 
Em fevereiro, quatro países registraram queda nos preços na taxa anual: Portugal, Eslováquia, Grécia e Chipre. Apesar de prever baixa inflação para os próximos anos, a autoridade monetária manteve a taxa de juros inalterada neste mês.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador