Itamaraty pede à Espanha e Catalunha respeito à Constituição

 

Jornal GGN – O Itamaraty, em nota, pediu diálogo entre a Espanha e a região da Catalunha e que o Brasil acompanha os acontecimentos com atenção, pois que é de um “país cuja transição democrática foi e é um exemplo para a América Latina”.

O Ministério coloca o Brasil solidário com o governo espanhol e ressalta “a importância do pleno respeito à Constituição espanhola e ao Estado Democrático de Direito”. Para a Espanha e os espanhóis.

Espanha e Catalunha estão em meio a impasse depois de um plebiscito, na região separatista, que decidiu pela independência da região. Carles Puigdemont, presidente da Catalunha, declarou a independência, mas suspendeu a medida para que ocorra diálogo com o governo espanhol.

O impasse foi criado. O governo da Espanha deu prazo de cinco dias, até segunda (16) para que o governo catalão confirme se declarou a independência da região e estabelece o dia 19 como data-limite para retificar a decisão e restaurar a ordem constitucional.

O ato do governo não foi bem recebido pelo povo da Catalunha. Jordi Turull, porta-voz do governo catalão, afirmou que a iniciativa não deixa espaço para o diálogo. O presidente catalão afirmou, no Parlamento, que a suspensão dos efeitos da declaração de independência serviria para abrir caminhão ao diálogo, diminuindo as tensões e criando clima para um acordo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Dissonâncias no campo progressista, por Aldo Fornazieri

20 comentários

  1. piada pronta

    Nova especialização:

    Após a ultima do stf concorrendo com a do papagaio, a vez agora da ultima do ministreco nunes do Itamarati.

  2. #

    Temer e sua gangue de ladrões golpistas pedirem para que outro país respeite sua Constituição é um verdadeiro disparate.

  3. É muita cara de paú de

    É muita cara de paú de vagabundos golpistas.

    Como é qe um bando de quadrileiros que rasgaram a constituição do próprio país vêm a público pedir que outros países respeitem a constituição deles mesmos?

    Deveriam ter uma resposta a altura tanto da Catalunha qanto da Espanha.

     

  4. pode isto arnaldo?

    O Brasil de temer pode pedir a alguem diálogo e respeito a constituição? Primeiro fazer a lição de casa, fora temer.

  5. Risos, risos, risos até dar

    Risos, risos, risos até dar dor dar de barriga, o anãozão e seu governo golpista que não apita absolutamente nada, querendo dar ordens e conselhos.

     

    Temer é um “leproso” do mundo, um pândego em qualquer reunião internacional, nem o presidente da bambala quer tirar foto com ele.

     

     

  6. Penso que o Itamaraty deveria

    Penso que o Itamaraty deveria se abster de qualquer pronunciamento nesse mérito, visto que o Brasil está em primeiro lugar no ranking mundial de desrespeito à Constituição.

  7. Então é melhor o Lula pedir à

    Então é melhor o Lula pedir à justiça brasileira que seu julgamento seja feito à luz da constituição espanhola. 

  8. Essa matéria dispensa leitura

    Essa matéria dispensa leitura dos informados sobre o nosso governo. 

    Que autoridade tem Aloysio Nunes para se meter em intrigas de outros governos? 

    Na Espanha como na Italia e outros países, o Brasil tá mais sujo que pau de galinheiro. Nem Francisco aceita encontrar-se com Michel. Este teve que mandar outra pessoa em seu lugar para o Vaticano. 

  9. Alô Terezinha !

    Não é que o ALÔ( ysio) Terezinha, está se achando  um senhor embaixador, da ” Discoteca do Termer oso ” , que está fazendo o maior sucesso (3%) no Brasil. Imagine lá fora ! Está a – 3 % !

    Vocês querem Abacaxi ? Toma lá ! Vocês querem banana ? É o que não falta em nossa (?) re pública.

    kkkkkkkkk

     

  10. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome