Parlamento grego aprova acordo com zona do euro

Do Jornal de Notícias

Parlamento grego aprova acordo com os credores

O parlamento grego aprovou, na noite de quarta-feira, o acordo alcançado na segunda-feira com os líderes da zona euro para permitir o terceiro resgate financeiro do país, que poderá chegar aos 86 mil milhões de euros.

O partido no poder, o Syriza, aprovou o acordo graças ao apoio de forças políticas de oposição. Segundo a televisão estatal da Grécia, 229 deputados votaram a favor do acordo, seis abstiveram-se e 64 manifestaram-se contra.

Metade dos votos contra e a totalidade das abstenções vieram do partido que sustenta o governo, o Syriza. Entre os que votaram contra estiveram, nomeadamente, a presidente do parlamento, Zoe Konstantopoulou, o ministro da Energia, Panagiotis Lafazanis, e o ex-ministro das Finanças Yanis Varoufakis.

 
As medidas incluídas no acordo incluem aumentos de impostos e cortes nas pensões de reforma.
 
O primeiro-ministro Alexis Tsipras insistiu que não concorda com o essencial do acordo draconiano, mas que a alternativa seria a saída do euro.
 
Antes da votação, prometeu: “Não vamos recuar na nossa promessa de combater até ao fim pelos direitos dos trabalhadores”.
 
A ilustrar a divisão que o acordo com os credores causou nas fileiras do partido do governo, na quarta-feira mais de metade dos membros do comité central do Syriza pediram que fosse recusado, por o considerarem incompatível com os princípios da esquerda e não resolver os problemas do país.
 
Uma declaração assinada por 109 dos 200 membros do comité central assinala que o acordo com os credores é “incompatível com as ideias e os princípios de esquerda e sobretudo com o que as classes mais pobres precisam”.
 
Antes da votação, Alexis Tsipras justificou porque defendia o sim ao acordo. “As opções específicas que tinha à minha frente eram: em primeiro lugar, aceitar um acordo com o qual eu discordo, em segundo, a falência desordenada, e tínhamos ainda uma terceira opção, o ‘grexit’ (saída grega da euro) defendida por Schäuble”, disse Tsipras no parlamento grego.
 
O primeiro-ministro grego salientou que será o “último” a fugir às suas “responsabilidades” e também “o último a facilitar a queda de um governo de esquerda”.
 
Antes da votação, quarta-feira à noite, ocorreram confrontos entre a polícia e manifestantes, momentos antes de começar o debate
 
Alguns dos manifestantes que protestam contra a aprovação pelo parlamento do acordo com os credores internacionais que imporá mais austeridade atiraram “cocktails molotov” à polícia, que respondeu com gás lacrimogéneo.
 
Os manifestantes estão contra um acordo que prevê impopulares reformas para desbloquear o terceiro programa de resgate financeiro da Zona Euro.
 
Não às privatizações, salvemos os portos, a [companhia de eletricidade nacional] DEI, os hospitais”, lia-se numa faixa colocada em frente ao parlamento
 
Ainda antes da votação, o Syriza aprovou, com o voto favorável de 109 dos 201 membros, uma declaração em que considera o acordo, assinado na manhã de segunda-feira, um golpe dos líderes europeus contra a Grécia
 
Tsipras cedeu, afirmam, às “ameaças de estrangulamento financeiro imediato” e o previsto terceiro resgate assenta em “termos humilhantes”.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador