Rússia quer minimizar impacto econômico de sanções

Jornal GGN – Por conta da crise na Ucrânia, diversos mercados vêm impondo sanções econômicas a Rússia. Mas isso parece não assustar seus líderes. Segundo o primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, o país vai tentar minimizar este impacto na economia local e pretende seguir com suas negociações diante dos mercados internacionais.
 
Caso sofra com as exportações, principalmente de energia, Medvedev informa que irá tomar iniciativas judiciais e ameaça até mesmo iniciar diálogo com a Organização Mundial do Comércio. Vale lembrar que os russos vêm investindo em exportação de gás natural para a região da Ásia. Ainda segundo Medvedev, a proposta é expandir as exportações para outras regiões.
 
O primeiro-ministro da Rússia ainda foi bastante duro ao chamar de blefe a ameaça de países europeus de importar gás dos Estados Unidos como forma de pressionar o governo russo a ceder. 

Hoje também Medvedev solicitou punição para as empresas Visa e Mastercard, que fazem parte das sanções impostas pelo governo norte-americano, sem descrever ou detalhar, porém, o tipo de pena que será imposta. Há declarações recentes, inclusive, de que a Rússia deve criar seu sistema próprio de pagamentos eletrônicos. 
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Wikileaks

    Desde que visa, mastercard e até o paypal passaram a boicotar doacoes ao wikipedia que precisamos de uma alternativa. Que venha a russa!

  2. Tudo se encaixa…

    Caros, o “blefe” do Ocidente é o seguinte:

    1. hoje, NÃO EXISTE GASODUTO ULTRAMARINO que ligue EUA ou Oriente Médio à Europa – ele precisaria ser construído já, e o fornecimento imediato teria de ser feito por navios-tanque vindos ddas duas regiões;

    2. tal solução de curto prazo teria um custo logístico enorme e supriria quantidade absurdamente inferior à demanda continental em tempos invernais; a Europa só possui estoque de gás para 4 meses, em caso de rompimento total do fornecimento dos russos;

    3. a China já disse que compra a produção russa toda, no caso do fim do comércio com os europeus;

    4. os EUA não possuem produção suficiente para atender nem sua demanda interna, quanto mais exportar para atender à demanda imediata dos europeus – pior, suas reservas naturais de gás estão acabando;

    5. a “revolução” do gás de xisto é uma farsa – a produção deste é muito mais cara, sua extração mais agressiva ao meio ambiente (tem que injetar água e produtos químicos para forçar a vazão do gás, preso em rochas sedimentares) e sua matriz energética é inferior à do gás natural (gasta-se mais gás de xisto do que gás natural para obter-se a mesma quantidade de energia); hoje, tal gás de xisto atende somente um quarto da demanda energética interna dos EUA (e não há previsão de quando ela vá substituir ou suplantar em volume o mercado interno atendido hoje pelo gás natural.

    Detalhe: dois dos maiores produtores de gás do mundo estão na América do Sul – Brasil e Venezuela, que controlam forte suas reservas. Fica compreensível agora a correlação de importância entre a atuação norte-americana num coup d’etat no nosso vizinho, o apoio à oposição na eleição de 2014 aqui e os eventos da crise eurasiática, intimamente relacionada com o Oriente Mèdio…

  3. Pela ultima vez, escrevo:

      Sanções nunca dão em nada, quando feitas contra paises ricos – é BASICO.

       Politicos e diplomatas, utilizam-se destas prerrogativas para atender demandas “internas”, como: midia, outros politicos, eleitores-financiadores ( caso de Hillary Clinton), nem mesmo antes do mundo globalizado ( décadas de 70 – 90 ), elas surtiram o efeito desejado, só de midia e politico, economico nunca, exemplos não faltam: Africa do Sul (apartheid), Iraque de Saddam, Libia de Khadafhy, Paquistão, India – Um relatório da ONU, afirma que nem mesmo 30% delas funcionaram ( não creio na ONU, a estimativa é alta, afinal um dos filhos de Koffi Anam foi intermediário de vendas ao Iraque nos anos 90 – o caso “Petroleo por Comida ” – guia clássico de “furar sanções”).

        Agora em um mundo globalizado e intercambiavel, é impossivel, ou alguem acredita que a GE irá perder um negócio de turbinas de usinas de gás, associada a GAZPROM, já em fase operacional em Rostov, de módicos US$ 1,0 Bilhão; que a francesa STX ( estaleiros) + Thales, irão perder 1,2 Bilhão de Euros, demitir 10.000 empregados, ficando com dois imensos navios “encostados”: a canadense Bombardier, com US$ 400 milhões, pela planta industrial siberiana para os Q-400 Russ.   Mac Donald’s da Criméia fechou: Me digam quantos Big Mac’s representam as quantias acima descritas ?  Lógico que o Mac Donald’s não irá acabar com sua franquia na Federação Russa.

          P.S.: Somente dei 3 exemplos de grandes empresas ocidentais com contratos elevados com a Russia, exemplos, existem muitos mais, com Italia, Turquia, Grecia, Chipre, Rep. Tcheca e principalmente as gigantes alemãs, com a Siemens “puxando a fila” –  nem mesmo comentei sobre: Bancos, Bolsa de Londres, Mercado de Petroleo, Mercado de Ouro, Mercado do Titanio ( a Boeing e Airbus, caso sancionasem o “titanio russo”, não entregariam aeronaves).

           P.S.2: Muitos irão dizer – ” A Russia é rica, mas a maioria do povo é pobre, o PIB per – capita é baixo ” – Tá, é verdade, e qual o problema ?   Realidade: O que importa na Federação Russa ( Russia e seus estados dependentes), são os 15 – 20 oligarcas + uns 10 – 15 politicos, que mandam – tipo uma Macro-Ucrania, onde desde de Yurschenko, Timoshenko, Yukhonovich, completamente desimportantes, meros fantoches, importam de 10 – 12 oligarcas – o “POVO”, apenas é massa de manobra – irrelevante, gado a ser tangido ( pouco importando se russofono ou não ).

            P.S.3: O Blefe do gás – As plantas industriais européias teriam que ser remodeladas para receber o GNL ( gaz natural liquefeito), usinas de gaseificação teria  que ser construidas, demora.

    1. Perfeito.

      As vendas de gás da Rússia para Europa representam, em valor, um quarto das vendas de petróleo. Se não há condições reais para substituir o fornecimento russo de gás, para o petróleo, muito menos há ainda. Quanto ao caso do boicote da Mac Donalds, o vídeo descreve tudo sobre o futuro e a realidade de todos os boicotes:

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=70rc5lG5BIU%5D

  4. Pés de barros…..

    O gigante está rugindo, mas não devemos subestimá-lo ainda!!!!!!

    A águia e o urso que se entendam, pois a virada de mesa está próxima!!!!!!

  5. crise Russia – UE, EUA

    No mundo actual globalizado, as sancoes economicas so podem trazer efeitos nefastos para paises sem recursos e pobres, no caso em apreco, o maior perdedor seriam as grandes multinacionais, as populacoes com baixo poder de compra, os paises que dependem de outros para alavancar a sua economia e sobretudo aqueles paises que tem a Russia como mercado para exportar os seus produtos. Desta forma, abre-se uma pagina para paises como o Brazil, China, India e outros de ocupar o lugar daqueles que vao se retirar do comercio com a Russia.

    Melhor solucao seria um dialogo que isso so vai trazer uma confianca mutua entre ambas partes. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador