Diário da Peste 21

Circula na internet um apanhado das ideias de Zizec e de Byung-Chul Han sobre a pandemia.

Um acredita que o virus criou as condições para uma revolução comunista. O outro afirma que a pandemia facilitou a criação de regimes de direita autoritários que usam o isolamento social para aumentar a vigilância dos cidadãos.

Zizec falou tudo aquilo que a esquerda gostaria de escutar. O outro disse que a esquerda deve prestar mais atenção à realidade do que à representação que faz dela. Pangloss e Martin estão convencidos de que a pandemia produziu uma ruptura na vida de Candide.

No Brasil os apoiadores do presidente bestial que pretende facilitar a explosão da pandemia para provocar um genocídio e os inimigos deles tentam destruir uns aos outros com ofensas na internet. Em breve, sedentos de poder ou de vingança, os militantes das duas facções políticas criadas pela pandemia ocuparão as ruas. Os choques entre os dois grupos serão inevitáveis. As lesões e mortes também.

A única lição valiosa que Candide aprendeu da vida e de sua convivência com Martin e Pangloss foi que o otimismo e o pessimismo são igualmente ilusórios e que, portanto, “É preciso cultivar nosso jardim”. Refletindo sobre a última frase do livro de Voltaire, André Maurois afirma que “…o mundo é louco e cruel; a terra treme e o céo fulmina; os Reis se batem e as Egrejas se estraçalham. Limitemos nossa actividade e procuremos fazer o melhor possível nossa pequena tarefa.” * (Voltaire, por André Maurois, Editora Pongetti, Rio de Janeiro, meados de 1938, p. 177)

Precisamos aprender a sorrir como Voltaire e cuidar do nosso jardim como Candide. Após a pandemia um retorno ao iluminismo e à natureza serão indispendaveis.

Os evangélicos e apoiadores do mito acreditam que são imunes à pandemia. Eles querem encerrar a quarentena. As evidências, porém, sugerem o oposto. Nós estamos vivendo a evolução de uma espécie adaptada à quarentena

As pessoas sempre fazem aquilo que é menos trabalhoso. Nós somos primatas, portanto, seres preguiçosos. Charles Darwin estava parcialmente errado. Entre os homens os mais oportunistas se adaptam enquanto os mais fortes morrem em combate. Os bolsomitos que ficarem desafiando a ciência e confraternizando nas ruas estão fadados à extinção.

Valas comuns em New York. 2 mil cidadãos norte-americanos mortos por dia. Um presidente que retardou a adoção de medidas emergenciais para facilitar a explosão da pandemia. Nenhum patriota do US Army capaz de atacar o genocida para defender o povo esmagado. Sieg Heil America, IV Reich Nazista.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora