Prudência e economia num mundo de arquétipos fantásticos

Bolsonaro foi bicado por uma ema. Essa foi a última notícia que vi ontem. Durante a noite, que me pareceu extraordinariamente quente, tive um sonho digno de ser compartilhado.

“Estou fazendo compras na região central de Osasco. Quando percebo que estou descalço vou à uma rua cheia de lojas de sapatos e despreocupadamente entro numa delas.

– Sapato ou tênis? – pergunta a vendedora loira sorridente.
– Tênis.
– O par?
– Ainda não decidi.

A vendedora traz várias caixas de tênis e escolho um que me pareceu adequado. Após dar algumas voltas pela loja decido levar o pé esquerdo.

– Preciso ir a uma livraria próxima daqui. Depois, se for o caso, voltarei para comprar o pé direito.
– Tudo bem. Ele ficará esperando por você.

Saio da loja satisfeito. Algumas quadras depois entro na livraria. Não consigo lembrar qual é o livro que gostaria de comprar. Penso numa coxinha e fico com fome. No pequeno café que eu frequentava [e que não existe mais] e escolho uma coxinha.

– Quanto custa?
– Dois cruzeiros.

O rapaz me entrega o alimento. Enquanto pego o dinheiro para pagar lembro qual livro pretendia comprar. Decidido a retornar à livraria. Então peço para o rapaz embalar a coxinha. Ela será consumida quando eu chegar em casa.

Retorno ao lugar em que ficava a livraria, mas ele está totalmente modificado. As fachadas das lojas são diferentes. Algumas delas ficam no andar térreo de prédios imensos que não existiam no local. Não consigo encontrar a livraria. Dois guardas patrimoniais se aproximam de mim.

– Algum problema?
– Estou procurando uma livraria que costumava ficar neste local.
– Ninguém vende livros aqui. – diz um dos guardas.
– Tem um cara que comercializa livros num dos apartamentos. – diz o outro com um sorriso desagradável.

Decido não correr o risco de entrar num prédio em que não conheço ninguém guardado por seguranças que me pareceram hostis. As pessoas começam a notar que estou com um pé descalço. Isso não me incomoda. Todavia, resolvi retornar à loja de sapatos. Perambulando à procura da livraria fiquei convencido de que o tênis era especialmente confortável. A fome sumiu porque esqueci completamente da coxinha.

A loja de sapatos fica numa rua paralela à que estou. A rua que liga ambas está um pouco distante, então decidi cortar caminho através de uma galeria de escritórios que liga ambas [essa galeria também não existia no local]. O local é um verdadeiro labirinto.

– O senhor está perdido? Posso ajudá-lo a encontrar o escritório que você está procurando. – diz uma moça morena bonita.
– Eu só quero chegar à outra rua. Isso é possível?
– Sim. Mas apenas os funcionários podem usar a galeria para fazer isso. O senhor deve retornar por onde veio. – ela me acompanha até a rua.

Irritado faço o trajeto mais longo. Quando chego ao local não consigo encontrar mais a loja de sapatos em que devo adquirir o pé direito do tênis. Merda. Se eu tivesse sido mais prudente e menos econômico não estaria com uma das meias totalmente suja.”

Quando comecei a acordar ainda tinha a sensação de estar com um dos pés calçado e o outro descalço. Desperto a primeira pergunta que me ocorreu foi perturbadora: Existe uma ligação entre meu sonho e a ema comunista que bicou o presidente de extrema direita?

Fábio de Oliveira Ribeiro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador