Dicas para enamorados e comerciantes nesta data festiva

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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Jornal GGN – O Dia dos Namorados está chegando, e com ele a movimentação de consumidores e comércio. Todos se preparam para mais uma data comemorativa, com forte apelo de consumo, movimentando a economia de um lado e colocando em risco as finanças pessoais, de outro.

Duas instituições, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cada um com seu público alvo,  prepararam algumas dicas para o grande dia. A primeira, ligada aos bancos e preocupada com o consumo consciente e a manutenção do gasto dentro da capacidade do bolso; e a segunda, aliada do empresário, oferece dicas para os setores que mais recebem consumidores nesta data, os bares e restaurantes.

FEBRABAN

A busca pelo presente ideal pede planejamento. A Febraban orienta a população a evitar o consumo exagerado, que anda de mãos dadas com a ansiedade de comprar um bom presente para agradar ao parceiro. “Muitos não pensam se o valor do objeto caberá no orçamento, simplesmente compram sem pensar”, avalia Fábio Moraes, diretor de educação financeira da Febraban.

Diferentes presentes podem surgir como opções, todos levando a gastos neste dia, como, por exemplo, jantar romântico , viagem, presentes ou passeios diferentes dos habituais. “Se a pessoa não coloca na ponta do lápis ela pode se enrolar”, alerta Fábio, “é importante que o casal pense que a data comemorativa pode ser registrada sem precisar onerar o orçamento”, completa Fábio. O ideal é colocar na ponta do lápis para não se enrolar, “a sinceridade financeira também conta muito nesta ocasião, se um dos lados está com problemas com as finanças é melhor abrir o jogo para não deixar que o parceiro crie expectativas de receber presentes caros”, avisa Fábio, “combinar o jogo é sempre a melhor opção”, acrescenta.

Pesquisar é fundamental e a internet ajuda muito neste quesito. Busque, compare, analise. Sites de compras coletivas podem ser boa opção, por conta dos descontos maiores que oferecem, mas é preciso manter, ainda assim, o foco no planejamento das contas.

Além do valor a ser pago pelo presente, é sempre bom ter em mente se aquele objeto é realmente útil, e se não está fadado a ficar guardado na prateleira.

Consumir com consciência evita “sujar o nome” com dívidas em excesso. Faça a você três perguntas básicas antes de consumir: 1. Eu quero?; 2. Eu posso?; 3. Eu realmente preciso?. Respondidas, elas te darão um norte na hora da compra, deixando que a decisão seja menos impulsiva e mais consciente.

SEBRAE-SP

Para aqueles que vivem da venda de produtos ou serviços, a data é uma boa ocasião e pede ações diferenciadas para conquistar clientes. A dica, do Sebrae-SP, vem acompanhada de um alerta importante: corra, pois são muitos detalhes e o Dia dos Namorados está chegando.

Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o setor movimenta 50% mais nesta data, se comparado a um dia normal, e este percentual é superior ao Dia das Mães, que representa aumento de 30%.

Com a comemoração caindo em uma quarta-feira, a perspectiva do setor é maior, já que meio de semana, normalmente, não é tão movimentado. Assim, com alguma criatividade e a ajuda das dicas do Sebrae-SP, o dono de bar ou restaurante pode incrementar suas vendas e fazer com que a data realmente compense. Como a ocasião é bastante concorrida, é importante que o empresário faça algumas ações para atrair os casais e que, por outro lado, se organize para não deixar que falhas no atendimento desmereçam o estabelecimento.

 Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, a melhor aposta que o empresário pode fazer é na antecipação das vendas. Isso ajuda a dimensionar o movimento e a necessidade de atendimento extra ou não, além de não deixar o cliente de fora, já que se vale da reserva antecipada. Para atrair reservas, poderá oferecer pacotes “com cardápios diferenciados, completos, de diferentes valores e até mesmo de forma de pagamento parcelada”, orienta Caetano.

SERVIÇO

Dicas do Sebrae-SP para o empresário

·         Prepare-se para o aumento no movimento – A demanda será maior e é dever do empresário preparar-se. Treine a equipe para uma noite cheia e, se possível, contrate temporários para reforçar a brigada. Além disso, ofereça aperitivos e mimos, além de música envolvente enquanto os apaixonados aguardam por uma mesa. 

·         Concentre-se na experiência – A data é inspiradora. Quem sai de casa nesse dia procura uma noite gratificante e compensadora. Tudo tem que estar perfeito. Comida e ambientação devem contar uma história e precisam envolver o casal.

·         Torne a noite literalmente inesquecível – Ofereça uma recordação para os seus clientes levarem para casa. Pode ser foto, texto, arranjo de flores ou até mesmo sorteios de viagens. O importante é que seja uma gostosa lembrança do momento que o casal passou no seu restaurante. 

·         Faça parcerias – Floriculturas, hotéis, sex shops, joalheria e agências de viagens são bons parceiros para enriquecer a oferta e torná-la mais completa e atraente. O jantar pode ser apenas o início de uma noite inesquecível. 

·         Crie pacotes com valores diferentes– Oferecer alternativas que contemplem as várias fases do namoro e cobre o preço justo por isso. O amor é lindo, mas o bolso é limitado. Pense nisso e resolva essa equação de forma romântica e lucrativa. 

·         Vendas antecipadas – A medida é eficiente para casa, já que o empresário consegue ter uma ideia de quantas pessoas ele irá atender e também para o cliente que garante a sua reserva sem correr o risco de ficar para fora. 

·         Bom atendimento – O serviço tem que ser impecável. Não adianta nada fazer ações criativas e o atendimento deixar a desejar. Quando a intensão é atrair e fidelizar o cliente tudo tem que sair corretamente. O contrário é um “tiro no pé do empresário”.

Fonte: SEBRAE-SP

 SERVIÇO

10 dicas simples para ajudar as pessoas a ter uma vida financeira mais saudável:

1. Controle o orçamento;

2. Acompanhe diariamente ou semanalmente os gastos;

3. Ao contratar um crédito procure o mais adequado para sua situação;

4. Não use o cheque especial e o cartão de crédito como extensão do salário;

5. Evite pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito (rotativo);

6. Reduza os gastos supérfluos;

7. Tenha sempre um projeto de vida que acompanhe uma meta financeira;

8. Tenha uma poupança de emergência (de 3 a 12 salários);

9. Faça um planejamento financeiro pensando na aposentadoria;

10. Equilibre as despesas e esteja sempre com o saldo positivo.

Fonte: FEBRABAN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

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