Inadimplência, segundo Boa Vista, recua 0,4% em abril

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 

O Indicador Registro de Inadimplentes da Boa Vista Serviços recuou 0,4% em abril, descontados os efeitos sazonais. Nos últimos 12 meses a queda apurada foi de 0,3%, com a comparação de maio de 2012 a abril de 2013, com os 12 meses anteriores finalizados em abril de 2012. Os dados, com abrangência nacional, indicam ser este o quarto recuo mensal consecutivo do indicador.

Segundo os economistas da Boa Vista Serviços, os registros continuam a apresentar em abril a tendência de queda que teve início no final de 2012. Esta tendência tem sua base nas melhores condições de crédito na economia, nos aumentos na renda da população e da manutenção da taxa de desemprego abaixo da sua média histórica. Mesmo com a mudança da política monetária, a Boa Vista avalia que “as boas perspectivas do mercado de trabalho devem continuar em 2013, permitindo ao Indicador a encerrar o ano com números próximos aos de 2012”.

Na comparação com março, as regiões Centro-Oeste e Nordeste apresentaram variações negativas de -6,6% e -0,8%, respectivamente, em abril. O Sudeste obteve acréscimo pequeno, de 0,1% de registros na mesma comparação. No acumulado dos últimos 12 meses, comparando com os 12 meses anteriores, a região Sul mantém a maior variação negativa, com -2.6%, enquanto o Centro-Oeste registrou elevação de 1,9%.

No setor de varejo, o indicador apresentou um aumento mensal de 1,4%, descontados os efeitos sazonais. Na comparação com abril de 2012, houve um crescimento de 4,4%. Nos 12 meses findos em abril de 2013, o crescimento acumulado do indicador nacional foi de 1,9%, recebendo a carga da elevação de 4,1% da região Sudeste.

Recuperação de Crédito

O indicador de recuperação de crédito, que é mensurado a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes, cresceu 2,6% em abril na comparação com março e já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com abril de 2012, o indicador apresentou aumento de 5,2%.

A Boa Vista Serviços entende que as mesmas condições do país influirão positivamente na recuperação de crédito, esperando até o final de 2013 a mesma dinâmica apresentada até o momento, projetando para o ano um aumento de 4,5% em relação a 2012.

Todas as regiões apresentaram aumentos nos seus indicadores de recuperação de crédito, na comparação com março, com destaque para o Centro-Oeste, com 5%, e Nordeste, com 2,8%. Comparando com abril do ano passado, os principais avanços ficaram com Nordeste e Norte, com 8,8% e 6,7%, respectivamente.

O indicador que demonstra a recuperação de crédito apenas no varejo divergiu do indicador geral, apresentando uma retração de 7,2% em abril, na comparação com março. Nordeste e Sudeste foram as que mais contribuíram com este resultado, com -11,2% e 7,2%, respectivamente.

No acumulado de 12 meses, comparado aos 12 meses anteriores, o indicador do varejo expandiu 10,9%, com todas as regiões apresentando crescimento em seus indicadores, com destaque para Nordeste e Sul, com 14,5% e 12,3%, respectivamente.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador