Trimestre aponta alta das indenizações pagas pelo DPVAT

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A quantidade de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre ou por sua Carga a Pessoas Transportadas ou Não), no primeiro trimestre, apresentou um aumento de 28%, comparado com mesmo período do ano anterior. Conforme informa a Seguradora Líder DPVAT, administradora do Seguro no país, foram pagos 124.846 benefícios envolvendo as três coberturas: morte, invalidez permanente e reembolso por despesas médico hospitalares. Invalidez permanente lidera, com 68% das indenizações.

Salta aos olhos a informação de que, em sua maioria, as indenizações foram por acidentes envolvendo motocicletas, com 70% do total. De acordo com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), de março de 2013, veículos de duas rodas responde por 27% da frota nacional de veículos. O automóveis, que representam 60%, responderam por 24% das indenizações.

Deste universo de benefícios pagos, 77% foram pagos para vítimas do sexo masculino e a maior incidência deveu-se ao envolvimento de pessoas entre 18 e 34 anos, ou 51%. Pedestres ficaram em segundo lugar, com 22%.

Foram pagas 14.349 indenizações por morte no primeiro trimestre de 2013, o que representa mais de 150 benefícios por morte a cada dia deste ano. A região Sudeste recebeu o maior volume de indenizações, com são Paulo liderando, com 17,2% dos benefícios concedidos e lembrando tem a maior frota de veículos do país, 30,5%. Dados demonstram que os automóveis foram responsáveis por 53% dos acidentes fatais indenizados no Sudeste e as motocicletas, 32%.

Motocicletas lideraram no Nordeste, que tem a maior frota do país, com 43% do total, e com 81% das indenizações por invalidez permanente no primeiro trimestre. Analisando em termos de Brasil, o Nordeste teve maior incidência neste tipo de indenização, com 32%, e a região Sudeste, 24%.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador