Projeto cria incentivo à geração de energia a partir de resíduos

Do Instituto Carbono Brasil

Projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados (PL 5721/13) cria incentivos para a instalação de usinas de geração térmica de energia elétrica a partir de resíduos. O texto do deputado Ricardo Izar (PSD-SP) institui o Certificado de Energia do Resíduo, a ser concedido a essas empresas, que será pago em dinheiro pelo governo federal.

Pela proposta, plantas instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão benefício maior. A certificação também será concedida em função da quantidade de rejeitos finais por massa de resíduo tratado e de energia gerada.
 
Os resíduos – urbano, industrial, hospitalar ou lodo de esgoto – a serem tratados serão aqueles que não puderem ser reciclados ou reaproveitados. Os rejeitos finais, após a geração de energia, deverão ser enviados a um aterro sanitário, segundo a proposta.
 
Leia mais no Instituto Carbono Brasil
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Passou da hora das grandes

    Passou da hora das grandes cidades e capitais criarem suas empresas de gestão de resíduos, se não quiserem fazer a própria coleta, e definirem suas estratégias de reciclagem e coleta seletiva.

    Mesmo São Paulo, com toda a dívida e orçamento furado, poderia se beneficiar de cooperativas e pequenas empresas de reciclagem para garantir, mais barato, material escolar, administrativo (escritório, limpeza), de construção (para escolas e casas populares), recapeamento de vias, biocombustíveis para transporte público, etc. Além de incentivar a coleta seletiva, gera empregos e impostos e elimina uma série de gastos para enterrar lixo.

    A Sabesp tb, ao invés de reclamar dos custos do tratamento de água, deveria acionar a EMAE para aproveitar todo o lodo do processo para geração de energia e biocombustível.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador