A Teoria da Super Mente

     *** Por Marco Aurélio Dias

   Fica-se cada vez mais convicto da existência da Super Mente e menos convencido de que cada pessoa tenha sua própria mente. Não existe geração espontânea de mente no corpo. Logo, quando nasce uma criança ela não desenvolve nenhuma espécie de mente. Ela apenas começa a usar uma mente que já existe infinitamente universalizada no espaço-tempo. Assim é a visão de uma Super Mente. Então eis aqui a minha proposta da Teoria da Super Mente.

Não penso na possibilidade de uma mente pessoal

     Observei que a super mente é uma realidade, ela é um campo de magnetismo mental. Todas as pessoas usam essa mente, mas tem a ilusória sensação de que ela lhes pertence e que nasceu junto com elas. Todas as pessoas que já existiram na história da humanidade usaram a Super Mente. Nenhuma delas tinha uma mente própria.

     Por isso que todos os arquivos biológicos, psicológicos e intelectuais da humanidade estão guardados como um imenso banco de dados de arquivos pessoais de todas as espécies e formas de vida, inclusive as unicelulares e as partículas de energia que formam as unidades atômicas. As pessoas morrem, porém os arquivos de consciência que elas produziram usando a Super Mente continuam guardados e são usados nas experiências de evolução da espécie humana.

Acredito que o cérebro é o mecanismo de conexão com a Super Mente

     Porém as nossas informações não estão guardadas no cérebro. De alguma forma ele tem acesso aos arquivos de consciência da pessoa e acessa todas as informações que estão lá, desde que essa pessoa nasceu. Quando vejo alguém, automaticamente meu cérebro faz um download de todas as informações que possuo ligadas àquela pessoa. Ele acessa o meu banco de dados pessoais arquivados na supermente e baixa as informações. Aquele conteúdo não está armazenado no meu cérebro. Esse banco de dados seria a memória. Não existe dentro da minha cabeça um pedaço de mente onde essas informações estariam arquivadas. As células, os átomos, todos os elementos biológicos da engenharia genética, as partículas do campo unificado, usariam a Super Mente para arquivar as informações e experiências, e, além disso, esse poderoso e imenso arquivo de informações é utilizado para fazer a seleção das espécies e processar a evolução de todo o universo em uma determinada direção.

    Observação: Posso até estar errado, mas a minha imaginação me leva a crer que é assim que funciona a psicologia da pessoa, e sigo o conselho de Albert Einstein: A imaginação é superior ao conhecimento.

    Leia também:

A TEORIA DA SUPERMENTE E A QUESTÃO LEVANTADA PELO FLÁVIO FURTADO

Redação

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Interessante…

    Interessante, mas explique mais sobre a conexão entre cérebro e supermente. Pois como é que o “hardware” processa as informações se elas não estão guardadas lá de alguma forma? meio como “crowd memory” ?

     

    1. A Supermente
      Olá, Flávio Furtado, tentei responder sua pergunta. O assunto é de difícil compreensão. Mas publiquei a resposta em fora de pauta para que outras pessoas tirem a duvida também e eu possa me explica melhor para elas. Por isso publiquei a resposta como um artigo A SUPERMENTE E A QUESTÃO LEVANTADA POR FLÁVIO FUTADO… Obrigado

      1. Mente nao eh software!  Eh

        Mente nao eh software!  Eh hardware que NAO se encontra em voce.  Costumava se chamar “alma” antigamente.

  2. Liberou geral?

    Se os blogueiros da Veja e quejandos também compartilham desse troço, então me sinto ofendido e meio enojado em ter que pescar minhas ideiazinhas em lagoa tão poluída. Prefiro passar fome. 

    Colocada ao distinto público leitor essa significativa questão de higiene, vou me limitar a uma questão de ordem, sem qualquer intenção de entrar no mérito (??????) da teoria (outro ??????) proposta: posso tomar chá de cogumelos selecionados e postar a descrição taxonômica do simpático elefante com duas trombas quadriculado de azul calcinha e rosa choque que será meu guia de viagem? Se é permitido perder o pejo desse jeito, também quero me divertir.

     

     

     

  3. Supermente

    É mais um que aplica conhecimento da área de TI em estudos sobre mente e inteligência. Nesse caso ele usa o conceito de Máquina Virtual, que já esteve em voga na época dos Mainframes (Computaodres Centrais de gande porte) e volta hoje com o VMware de servidores virtuais.

     

    Pergunta: Se fazemos parte de uma grande Supermente, ninguém conseguiu furar o Firewall e ter acesso a conhecimentos, memórias e pensamentos de outras pessoas, por exemplo Obama, Putin, Merkel ou Dilma?

     

     

     

    Grarto.

  4. Viajar é preciso …

    Uma idéia bastante imaginativa, de fato. Como contribuição construtiva, sugiro substituir “globalizada” por “universalizada” e “global” por “universal”. Global vem de globo, em alusão evidente ao globo terrestre, ou seja, tem mais o significado de “planetário” do que de “universal”, e “universal” seria mais consistente com o conteúdo da sua idéia. Boa sorte com as especulações. No mínimo, pode render um livro ou filme de inspiração gnóstica, candidatos ao sucesso mercadológico na popular linha do “não pode ser só isto, tem que haver algo mais …”.

  5. Ta certo, mas existe ambos

    Ta certo, mas existe ambos memoria coletiva e memoria pessoal, e ambas sao o mesmo:  voce tinha que ter mencionado fractalidade, pois uma inclui a outra e a outra inclui a uma.  Uh…  quero dizer…  ah, esquece.

  6. Essa foi ótima:

    Essa foi ótima: quá,quá,quá,quá,quá,quá,…………………………………………………….quá………………….

    Tem cada maluco nesse mundo cão !

    Ainda bem que esse aí não é perigoso.

    Eu acreditaria nessa supermente se um raio me atingisse agora, nesse momento. Vou aguardar 10 minutos, dando uma colher de chá para a supermente. Pronto, passaram os dez minutos e não aconteceu nada.

    Em compensação, eu acredito no supermentirão do mensalão e na superimaginação do JB que inventou e conseguiu colar na opinião publica a maior farsa de julgamento já ocorrida na história da justiça brasileira..

    Com a absolvição, antes de ontem, pelo STF, do ex-governador de Minas, o Eduardo Azeredo, réu no mensalão do PSDB, houve foguetório ontem em BH, regado a uísque 12 anos e canapés variados.

    Lembrava as festas dos corretores de Wall Street. após aplicar golpes milionários em ambiciosos cidadãos otários, fervorosos crentes na eficiência do sistema capitalista.

    Contam os convidados que lá pelas tantas, os políticos mineiros do PSDB/DEM/PPS/PSB/REDE davam gargalhadas mangando e debochando dos políticos do PT e chamando de trouxas José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares e João Paulo Cunha porque os mesmos não têm as “facilidades” que os tucanos/demos tem no STF/STJ/Tribunal de Contas  e outras instituições de governo.

    Eles, até hoje, não acreditam que os petistas se entregaram passivamente para cumprir penas por crimes que não cometeram, imaginando que a Corte Interamericana de Direitis Humanos vai interceder pelos réus condenados na ação penal 470.

    Êta mundo cão !

  7. Uma “nuvem” super mente!

    Interessantíssima idéia.

    Já existem estudos sobre as funções da glandula pineal nos seres humanos.  E pelos estranhos “poderes” que ela apresenta em certas ocasiões, pode-se at-e imaginar ser ela o elo de “hard ware” de conecção com esta super mente.

    E além disso, durante a concepção do feto humano, a geração desta glândula pode sofrer influências gravitacionais dos astros, ajudando a moldar seu formato e suas características de conecção. Daí é que nasce o fundamento do “mito” da astrologia.

    Garoto criativo, se você não deixar sua imaginação se escafedecer-se na ilusão das posses materiais, nem nas masturbações de poder das ideologias, voce terá muito a contribuir {a humanidade..

      1. CRISTAIS NA GLÂNDULA PINEAL

        Há algum tempo, li num artigo que a glândula pineal possui dentro dela microcristais. Cristais tem a capacidade de emitir e receber ondas de rádio e magnéticas. Talvez os cristais na glândula pineal sejam os responsáveis pela comunicação com a Grande Mente. Assunto dasafiador e muito interessante!

  8. Thin Client

    Seriamos, então, uma espécie de unidades de carbono possuidores de thin client conectados por wifi ao server que mantém os arquivos na cloud?

  9. Mais do mesmo.

    Depois do “desing inteligente”, agora, a “grande mente”.

    É o bom e velho deísmo se reinventando tomando uma carona no conceito de inconsciente coletivo de Jung.

    1. A SUPERMENTE

      Olá, Sergio Saraiva, mais ou menos isso. Só que o campo mental unificado não tem uma consciência de si mesmo, ele não tem um eu, ele não é uma entidade pessoal, ele não pode ser comparado a um Deus. A supermente contém apenas o banco de dados de todas as informações dos eventos universais, seja da formação das galáxias ou da luta dos inconfidentes contra o abusivo preço dos impostos cobrado pela extração do ouro. Tudo o que somos capazes de pensar está incorporado no banco de dados do Inconsciente Coletivo da humanidade e do universo. O interessante de entender é que podemos aumentar em muito a nossa capacidade de consciência acerca dos mecanismos de funcionamento do universo. É muito diferente a pessoa conceber que tem um pedaço de mente dentro da cabeça dela e saber que usa a supermente para operar seus raciocínios. Quando descobri que não tenho mente própria e que não sou uma entidade, um eu, um espírito, e que uso a mente unificada do universo para pensar, muita coisa mudou em mim para melhor.  Não se trata de deísmo, mas de psicologia dos processos mentais. Hoje eu sei que tenho uma consciência, uma subconsciência, um inconsciente e uma superconsciência e que posso explorar cada uma dessas faixas da supermente. Eu acho a Teoria da Supermente muito interessante. Olha só, desenvolvi um texto em cima do comentário do In-Avatar sobre o Inconsciente Coletivo do Jung e mostrei uma outra visão não psicanalítica do Inconsciente Coletivo… Dá uma olhada… Está aqui…

      Mas valeu pelo comentário.

      Valeu.

    1. A SUPERMENTE

      Concordo com você, Fernando… Mas o que não é perda de tempo? Se a nossa vida não vai dar em nada, se vamos morrer e abandonar essa rotina, por que perdemos tempo… Temos que nos ocupar com alguma coisa… Eu gosto de me ocupar imaginando como funciona  a vida… É uma perdade de tempo boa… Dá uma olhada nessa nova postagem sobre a supermente

      Valeu pelo comentário. Abraços!

  10. Somos todos um?

    Os Arquétipos

    Arquétipos

    As tendências herdadas, armazenadas dentro do inconsciente coletivo, são denominadas *arquétipos e consistem em determinantes inatos da vida mental, que levam indivíduo a comportar-se de modo semelhante aos ancestrais que enfrentaram situações similares. A experiência do arquétiponormalmente se concretiza na forma de emoções associadas aos acontecimentos importantes da vida, tais como o nascimento, a adolescência, o casamento e a morte, ou as reações diante de um perigo externo. Jung referia-se aosarquétipos como as “divindades” do inconsciente (Noll, 1997).

     

    Quando Jung investigou as criações artísticas e místicas das civilizações antigas, descobriu símbolos de arquétipos comuns, mesmo entre culturas bem distantes no tempo e no espaço, sem nenhum indício de influência direta. Também descobriu o que pensou serem traços desses símbolos nos sonhos relatados pelos pacientes.Todo esse material confirmava o seu o seu conceito de inconsciente coletivo. Os arquétipos que ocorrem com mais frequência são a persona, a anima e o animus, a sombra e o self.

     

    A persona seria a máscara que o indivíduo usa quado está em contato com outra pessoa, para representá-lo na forma como ele deseja parecer aos olhos da sociedade. Assim, a persona pode não corresponder à verdadeira personalidade do indivíduo. A noção de persona é semelhante ao conceito sociológico do desempenho de papel, em que a pessoa atua da forma como crê que as outras esperam que ela atue nas diferentes situações.

     

    Os arquétipos da anima e do animus refletem a noção de que cada indivíduo exibe alguma características do sexo oposto. A anima refere-se às características femininas presentes no homem, e o animus denota as características masculinas observadas na mulher. Assim como os demaisarquétipos, a anima e o animus surgem do passado primitivo das espécies humanas, quando o homem e a mulher adotavam as tendências emocionais e comportamentais do sexo aposto.

     

    O arquétipo da sombra, o nosso self mais sombrio, consiste na parte animalesca da personalidade. Para Jung, esse arquétipo é herdado das formas inferiores de vida. A sombra contém as atividades e os desejos imorais, violentos e inaceitáveis. Ela nos incita a nos comportarmos de uma forma que ordinariamente não nos permitiríamos, E, quando isso ocorre, geralmente o indivíduo insiste em afirmar que foi acometido por algo. Esse “algo” seria a sombra, a parte primitiva da natureza do indivíduo. No entanto, a sombra possui também o lado positivo, responsável pela espontaneidade, pela criatividade, pelo insigth e pela emoção profunda, características necessárias para o total desenvolvimento humano.

     

    Na opinião de Jung, o principal arquétipo é o self. Integrando e equilibrando todos os aspectos do inconsciente, o self proporciona a unidade e estabilidade à personalidade. Jung o comparava a um impulso para a auto-realização, para a harmonização, a completitude e o total desenvolvimento das habilidades individuais. Entretanto acreditava que a auto-realização plena seria atingida somente na meia-idade (30 a 40 anos), período crucial para o desenvolvimento da personalidade. Esse seria o período natural para a transição, quando a personalidade passa por várias mudanças necessárias e benéficas. Observa-se aqui outro exemplo de elemento autobiográfico na teoria de Jung. Na meia-idade ele próprio havia atingido a auto-integração resultante da solução de sua crise neurótica. Dessa forma, para Jung, o estágio mais importante no desenvolvimento da personalidade não seria a infância (como foi no sistema e na vida de Freud) mas o período da vida adulta, entre os 30 e os 40 anos, quando ocorreram as mudanças na sua personalidade.

     

    *Arquétipos: tendências herdadas contidas no inconsciente coletivo, que levam o indivíduo a comportar-se de forma semelhante aos ancestrais que passaram por situações similares.

     

    1. (Avatar, dentro do contexto

      (Avatar, dentro do contexto da teoria da supermente, so existe uma unica teoria de mente fractal e somos parte dela.)

    2. A SUPERMENTE E O INCONSCIENTE COLETIVO

      Olá, In-Avatar, aproveitei a sua sugestão do Inconsciente Coletivo e acho que como resposta postei umas divagações sobre o Jung e o Inconsciente Coletivo… Dá uma olhada aqui

       

       

      Valeu. Muito obrigado pelo texto que postou…

  11. Há mais mistérios entre o Céu

    Há mais mistérios entre o Céu e a Terra….(…)

    Acho muito interessante esse assunto; Em longas conversas sobre esse assunto, fascinante,  um físico amigo disse-me: “devido a simetria na Natureza, captamos só uma imagem da realidade, podendo haver uma ou mais em alguma parte.”  Rimos muito à ideia de que poderíamos ter uma cópia  nossa em algum lugar, no Universo. São possibilidades infinitas; creio que algum país já esteja bem avançado, no assunto, e guarda essas informações à sete chaves pois são informações preciosas para a dominação terrena que  alguns procuram, com sofreguidão. [Física Quantica, Teoria do Universo Paralelo]

     

    1. Supermente e física quântica

      É verdade, Vilasboas, quando simplesmente imaginamos que todo esse universo imenso cheio de constelações está em processo de expansão e que tudo teve origem na explosão de uma massa de matéria tão comprimida que estava reduzida ao tamanho de uma bola de gude… Fico triste as vezes calculando o tempo que perdemos com a política brasileira que deixa de fazer reformas importantes que fariam a educação dar um salto imenso na área do conhecimento… Em alguns países os temas científicos da física quântica já são dominados por boa parte da população, enquanto que no Brasil são poucas as pessoas que dominam assuntos corriqueiros do nosso sistema solar… Mas… como diz o mineiro: devagar também é pressa…

  12. Jiddu Krishnamurti

    Caro Marco Aurélio,

    Essa é uma idéia muito interessante que tem me interessado desde que a vi sendo desenvolvida de forma magistral pelo indiano Krishnamurti. Acredito que você possa conhecê-lo, se não, recomendo, tenho certeza de que vai aprofundar bastante a sua percepção.

    Um abraço 

    1. A TEORIA DA SUPERMENTE

      Olá, Marcio Frota, vou dar uma olhada em Krishnamurti. Realmente o assunto é muito sedutor porque diz respeito a nós mesmos, e fomos educados com tão poucas informações verdadeiras que temos até dificuldade para conceber certos assuntos… Agradeço a sugestão. Valeu!

  13. . . . poderes inexplicáveis. . .

    Não sei se estamos conectados à uma Super Mente, ou ao próprio universo. Há quem compare o cérebro ao próprio universo, inclusive pela coincidência do número de neurônios e de estrelas do universo. Só sei que a mente de todas as pessoas tem poderes estranhos, que nem sempre podemos explicar e não sabemos bem  como usar, isso é explicado no livro “O Segredo”, de Rohnda Byrne, é um livro pequeno , vendido até nas bancas de revistas (custa cerca de R$20,00),  para quem gosta do assunto vale a pena lê-lo. Venho recomendando esse livro para todos meus amigos e comprei exemplares para meus filhos. Para quem não gosta de ler, existe um filme com o mesmo nome do livro.

  14. Napoleon Hill elaborou o

    Napoleon Hill elaborou o conceito de Master Mind que, guardadas as devidas proporções, vai ao encontro de suas conjecturas. E os hermetistas há muito batem nesta tecla, com seus princípios e a famosa Tábua de Esmeralda.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador