Instituto Millenium – Política externa brasileira já caminha pra outro rumo

Pelo menos é o que parece. A notícia de que a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, condenou os regimes autoritários de países do Oriente Médio e do Norte da África durante discurso na 16ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU,  cria novo alento às relações exteriores no Brasil.

Maria do Rosário afirmou que “nenhum governo se sustentará pela força e pela violência” e pediu “diálogo político” para resolver a crise nos países árabes. A ministra destacou que “questões econômicas e sociais, até mesmo políticas, não podem servir de pretexto para a violação dos direitos humanos”. “Por anos a fio, alianças estratégicas alimentaram o silêncio acerca de violações de direitos.”

Na opinião do filósofo e articulista do Instituto Millenium Denis Rosenfield, o governo Dilma Roussef tem adotado outro tom na direção da política internacional. A atitude difere do comportamento do ex-presidente Lula.

Denis afirma: “Um dos pontos mais criticados, para não dizer mais detestáveis, do governo anterior foi a conivência com as piores ditaduras do planeta, num desprezo manifesto para com a questão dos direitos humanos. As brincadeiras de péssimo gosto com opositores cubanos e iranianos, alguns à beira da morte, foram o ápice de um processo que em muito contribuiu para macular a imagem externa do País. Hoje, ironicamente, os “amigos” e “irmãos” do presidente Lula estão caindo num salutar efeito dominó nos países árabes e muçulmanos, com seus povos se insurgindo contra seus respectivos tiranos, alguns sanguinários do pior tipo, como Kadafi na Líbia. Quem criticava era porque não entendia nada da política externa brasileira. Os resultados estão à vista, basta perguntar aos povos árabes. Felizmente, a nova presidente não está sendo vítima do oportunismo, pois se levantou contra o apedrejamento das mulheres no Irã, sinalizando concretamente, antes dos levantes árabes, que haveria uma inflexão da política externa brasileira em matéria de direitos humanos.”

Leia o artigo na íntegra em “Luz própria”.

Fonte: jornal “O Globo”e Instituto Millenium

http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/2011/03/01/politica-externa-brasileira-ja-caminha-pra-outro-rumo/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador