O mundo da Literatura está um pouco mais encantado

Acontece que a autora Lara Orlow resolveu ampliar os limites do fantástico, exaltando a mitologia africana. Isso mesmo! O mundo da fantasia ganhou ares africanos, em meio aos seus encantadores mitos.

Recheada de aventura, a história se passa nos dias atuais, quando três jovens vão parar misteriosamente em Orum, o Reino dos Orixás. Eles precisam desvendar um crime ali ocorrido para salvar os dois mundos: Orum e Aiyé – como os Orixás chamam a Terra.

Depois de se deliciar junto aos seus alunos com livros como Harry Potter e Percy Jackson, a autora, que também é professora, imaginou porque não poderíamos ter o mesmo estilo literário baseado em nossa matriz cultural africana.

Assim nasceu A Saga de Orum – Os Guerreiros Sagrados. Lara promete mais dois livros na sequencia, e afirma que já está finalizando o segundo volume da série, ainda sem o subtítulo oficial. O lançamento do primeiro volume da trilogia foi em 21 de setembro de 2013, durante um importante evento da Literatura, o Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica, em São Paulo, capital.

São raros os livros que abordam esse tema (mitologia africana) em forma de ficção e aventura, existindo em quase sua totalidade obras voltadas para o público religioso. A autora sentiu falta de livros que pudessem ser lidos em sala de aula, independente da orientação religiosa dos alunos. A Saga de Orum permeia o fantástico, o irreal, uma ficção encantada, como o chama Lara Orlow. Para abordar esse intrigante tema, ela precisou mergulhar em uma ávida pesquisa sobre os orixás e seus mitos, a fim de transcrevê-los em forma de literatura fantástica. 

 

 

Não foi um trabalho fácil”, afirma Lara, “os mitos africanos variam de nação para nação, por se tratar de uma tradição oral. Assim, um orixá pode ser masculino ou feminino, dependendo da nação que o cita, como é o caso de Olokun”. Para adequar os mitos à aventura fantástica, a autora precisou fazer algumas adaptações, como, por exemplo, criar alguns elos de parentesco inexistentes nas lendas originais. “É provável que isso gere algumas críticas”, explica a autora, “mas ponderando sobre a diversidade dos mitos e suas muitas ramificações, acredito que isso não seja um problema para os seguidores das religiões de matriz africana”.

O principal objetivo da autora, ao escrever o livro, foi justamente erradicar o preconceito, gerando conhecimento. Além de proporcionar para educadores, pais e escolas, um material rico e dinâmico, em linguagem atual, para a abordagem do tema: cultura africana, uma vez que faz parte do currículo nacional de educação, seja em sala de aula, ou fora dela.

 

SERVIÇO:

Livro: A Saga de Orum – Os Guerreiros Sagrados 

Autor(a): Lara Orlow

Preço: R$ 38,00

Páginas: 364

Anadarco Editora             

www.livrariadaana.com.br

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. maravilhoso!!!

    estou lendo o livro ,e cada dia mais encantada com a originalidade,criatividade e magnetismo.

    o livro é simplesmente viciante!!

    Lara Orlow é uma grande escritora ,estou encantada !!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador