Porque a oligarquia brasileira age sempre com uma pauta já passada em outros países.

Sempre apreendemos na escola que o Brasil é um país de dimensões continentais, países como os Estados Unidos, China, Rússia e Índia com o porte de um continente tem uma característica que cientistas sociais e políticos esquecem. São países que tem os seus próprios tempos.

A Rússia no início do século XX era uma monarquia absolutista que entrava com velocidade no ciclo capitalista quase um século em retardo em relação aos outros países europeus, se falarmos na China e na Índia ainda vemos exemplos ainda piores do atraso social e político frente a outras nações. Países como o Japão também entraram tarde no processo, porém devida as suas limitadíssimas condições internas em termos de recursos naturais e área obrigou-se a se modernizar rapidamente ou ficava na Idade Média (só o diretor do filme O Samurai, não notou isto!).

Porém a dolência com que as oligarquias locais dos grandes países antes citados chegaram à conclusão que deveriam se modernizar, foram produto da grande força interna de cada país, os Estados Unidos seriam o ponto fora da curva no caso da modernização capitalista, porém na situação atual, o grande império do norte, não se dá conta de sua anacrônica democracia burguesa que simplesmente exclui a maior parte da população e ficam brincando de democratas e republicanos sem pensar no futuro.

No Brasil, demonstrado claramente nos trabalhos de Jessé Souza, a tardia abolição da escravidão moldou o nosso atraso durante um período centenário, a nossa indústria começa mais tarde, as oligarquias rurais ainda continuam agindo como quase cem anos no passado, temos um judiciário que causaria choro a qualquer país mais evoluído e daí por diante.

Até a nossa direita reage com dolência e preguiça, em 1964 tivemos um golpe militar que foi gestado, tramado e ajudado pelas forças do capitalismo norte-americano. Ao escutar um vídeo do então governador Magalhães Pinto que falava depois de ter uma reunião com John Kennedy, a forma que este golpista do passado se referia a Kennedy mostrava claramente que para ele o presidente do Brasil não era Jango, mas sim Kennedy. Também lembraria que Castelo Branco foi escolhido pelos Estados Unidos para governar o Brasil, pois era dos generais mais graduados que tinha melhor afinidade com as forças armadas norte-americanas. Em resumo, se não viesse a ordem de fora, 1964 ocorreria com alguns anos de atraso.

Da mesma forma, o que vemos que a discurso neoliberal no Brasil chega com atraso, com uma defasagem de alguns anos que simplesmente desnuda esta falácia econômica deixando claro para a maioria da população que os que estão aí não são para implantar nada, mas simplesmente para o roubo e o saque.

É preciso ser muito idiota para não perceber que o MBL é realmente o Movimento Boquinha Livre, e que se engancham em qualquer proposta mesmo antiliberal, se for conveniente adotarem pautas de pastores evangélicos eles adotam, se for para diminuir a liberdade individual das pessoas, algo que seria um contrassenso notável com as origens do movimento Liberal eles nem estão aí, o que interessa é participar do saque.

O que se vê é que a Oligarquia Brasileira é acima de tudo o máximo do atraso em todos os sentidos, são mais pessoas retrógradas, nem conservadores se pode lhes chamar, pois o conservadorismo implicaria a voltar a noções éticas do passado, e as alegrias do consumismo moderno está acima de tudo.

No livro de Jessé Sousa, a “Elite do atraso” só não concordo numa coisa, no título de elite para esta Oligarquia ignorante e inculta que tenta conservar o seu poder, pois a palavra “elite” pode ser vista como algo com cultura ou com conhecimento, porém o que mais falta nesta “elite” é realmente qualquer noção do mundo moderno.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador