Senadoras petistas querem ampliar direitos para as mulhere

A bancada feminina do Senado Federal quer que a reforma eleitoral aumente a participação das mulheres na política do país. De acordo a atual Lei de Cotas, cada partido ou coligação deve reservar no mínimo 30% e no máximo 70% de candidaturas de ambos os sexos. A senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), defende a igualdade de gênero para as disputas nas Casas Legislativas. “A proposta seria que na lista fechada nós intercalássemos um homem e uma mulher, assim como acontece no sistema chileno”.

Gleisi Hoffman também vai discutir a lei de aposentadoria das donas de casa, que estabelece uma idade de 60 anos, com 15 anos de contribuição. A senadora vai propor uma regra de transição para as mulheres que não conseguiram se aposentar pela lei.

Outro assunto em discussão no Congresso Nacional é a licença maternidade, que pode ser ampliada para seis meses. Atualmente, duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) tramitam em conjunto nas duas Casas Legislativas. Uma delas é a PEC (30/2007) proposta pela senadora Ângela Portela (PT-RR), quando ainda era deputada.

Em ambos os casos, as propostas alteram a redação e ampliam de 120 para 180 dias o benefício do salário-maternidade. A Organização Mundial de Saúde já adotou a recomendação de aleitamento materno exclusivo para os seis primeiros meses de vida da criança.

A senadora Ângela Portela acredita “que com esse trabalho de articulação que a bancada feminina realizará, no Senado e na Câmara, possa aprovar definitivamente a licença maternidade de seis meses para todas as mulheres trabalhadoras, tanto do setor público, quanto do setor privado”.

As duas PECs tramitam na Câmara e devem voltar ao Senado, antes de seguirem para sanção presidencial. (Bruno Costa — Portal do PT)

 

RádioPT – Clique aqui nos tocadores abaixo e ouça as reportagens sobre ações políticas para as mulheres.

Senadora defende lista fechada com igualdade de genero by PTBrasil

Licença maternidade pode ser ampliada by PTBrasil Lei Maria da Penha não pode ser flexibilizada by PTBrasil

TVPT – Clique aqui ou no tocador abaixo para assistir reportagem com as senadoras petistas. 

 

http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/parlamentos-6/senadoras-petistas-querem-ampliar-direitos-para-as-mulheres-46471.html

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador