Trivial do faroeste

Que tal uma relação dos grandes faroestes da história?

Voto em:

1. Meu Ódio Será Tua Herança.

2. Os Imperdoáveis.

3. Matar ou Morrer.

4. O Homem que Matou o Facínora.

Da Comunidade do Blog

Adicionado por Maria Dirce

No Tempo das Diligências – 1939

Luis Nassif

120 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 1º Era uma vez no Oeste

    1º Era uma vez no Oeste
    2º Três Homens em Conflito
    3º Meu Ódio será tua Herança
    4º Sete Homens e um Destino
    5º Os Imperdoáveis

  2. Era uma vez no Oeste
    é o
    Era uma vez no Oeste
    é o clássico dos clássicos.
    os gringos podem ter criado o genero, mas o Leone foi muito além!

  3. Cartas de Inglaterra.

    VI-
    Cartas de Inglaterra.

    VI- Israelismo

    As duas grandes «sensações» do mez são incontestavelmente a publicação do novo romance de Lord Beaconsfield, Endymion, e a agitação na Allemanha contra os Judeus. Litterariamente, pois, e socialmente o mez pertence aos israelitas. Este extraordinario movimento anti-judaico, esta inacreditavel ressurreição das coleras piedosas do seculo XVI é vigiada com tanto mais interesse em Inglaterra quanto aqui, como na Allemanha, os judeus abundam, influindo na opinião pelos jornaes que possuem (entre outros o Daily Telegraph, um dos mais importantes do reino), dominando o commercio pelas suas casas bancarias e em certos momentos mesmo governando o Estado pelo grande homem da sua raça, o seu propheta maior, o proprio Lord Beaconsfield. Aqui, decerto, [64] estamos longe de vêr desencadear um odio nacional, uma perseguição social contra os judeus; mas ha sufficientes symptomas de que o desenvolvimento firme d’este Estado israelita dentro do Estado christão começa a impacientar o inglez. Não vejo, por exemplo, que o que se está passando na Allemanha, apesar de exhalar um odioso cheiro d’auto-de-fé, provoque uma grande indignação da imprensa liberal de Londres: e já mesmo um jornal da auctoridade do Spectator se vê forçado a attenuar, perante os graves protestos da colonia israelita, artigos em que descrevera os judeus como uma corporação isolada e egoista, á semelhança das communidades catholicas, trabalhando só no mesmo interesse, encerrando-se na força da sua tradição e conservando sympathias e tendencias manifestamente hostis ás do estado que os tolera. Tudo isto é já desagradavel.
    […] A alta finança e o pequeno commercio estão-lhe igualmente nas mãos: é o judeu que empresta aos Estados e aos principes, e é a elle que o pequeno proprietario hypoteca as terras. Nas profissões liberais absorve tudo: é elle o advogado com mais causas e o medico com mais clientella: se na mesma rua ha dois tendeiros, um allemão e outro judeu—o filho da Germania ao fim do anno está fallido, o filho d’Israel tem carruagem! Isto tornou-se mais frizante depois da guerra: e o bom allemão não póde tolerar este espectaculo do judeu engordando, enriquecendo, reluzindo, emquanto elle, carregado de louros, tem de emigrar para a America á busca de pão[…].

    http://blogln.ning.com/group/elivros

  4. Cavalgada de proscritos

    Os
    Cavalgada de proscritos

    Os imperdoáveis

    Meu ódio será tua herança

    O pequeno grande homem

    Butch Cassidy

    Sete homens e um destino

  5. Teve ainda, faroeste dos
    Teve ainda, faroeste dos bons:
    Rio Vermelho, excelente!
    O dólar furado (antológico spagheti-western, filmado na Espanha),
    No tempo das diligências, o melhor, junto com Matar ou morrer.

  6. Appaloosa 2008, de Ed Harris,
    Appaloosa 2008, de Ed Harris, pra provar que o gênero ainda não morreu.
    Gran Torino, do velho cowboy Clint Eastwood. Ambiente atual, com a boa estrutura dos bons westerns. ( Clint é du carvalho!)

  7. Caramba…dei um tranco na
    Caramba…dei um tranco na memória e pude ver que os enredos dos quatro filmes escolhidos se encaixam quase que perfeitamente em acontecimentos recentes.
    Pensando assim, escolho Meu Ódio Será Tua Herança, considerando os foras da lei mais perigosos que a gente já viu !!!

  8. Vou falar de dois: um que
    Vou falar de dois: um que conheci criança e outro adulto.

    “O dólar furado”
    Que meu pai adora. No seu último aniversário, lhe dei este filme. Os olhos dele brilhavam!!!

    “Os imperdoáveis”
    O resgate do bom faroeste.

  9. Nassif,

    Aqui vai um elogio
    Nassif,

    Aqui vai um elogio para a imprensa brasileira. Logo por um membro da comunidade que sempre é tão crítico.

    A cobertura da guerra de Israel contra Gaza vem sendo responsável, equilibrada, crítica quando deve ser.

    Há um viés de condenação do massacre, mas sem deixar de levar em conta a crítica ao comportamento do Hamas.

    Há abertura para pontos de vista distintos, e contraditórios.

    A imprensa brasileira acertou o tom, não tenho comparações com outras mídias internacionais. Mas a cobertura é ampla e confiável.

    Quisera fosse sempre assim para as questões internas.

  10. Robert Fisk: “Por que nos
    Robert Fisk: “Por que nos odeiam tanto?!” Que, pelo menos, ninguém minta que não sabe por quê.

    Assim, mais uma vez, Israel abriu as portas do inferno sobre os palestinenses. 40 refugiados civis mortos numa escola da ONU, mais três noutra. Nada mau, para uma noite de trabalho do exército que acredita na “pureza das armas”. Não pode ser surpresa para ninguém.

    Esquecemos os 17.500 mortos – quase todos civis, a maioria mulheres e crianças – de quando Israel invadiu o Líbano, em 1982? E os 1.700 civis palestinos mortos no massacre de Sabra-Chatila? E o massacre, em 1996, em Qana, de 106 refugiados libaneses civis, mais da metade dos quais crianças, numa base da ONU? E o massacre dos refugiados de Marwahin, que receberam ordens de Israel para sair de suas casas, em 2006, e foram assassinados na rua pela tripulação de um helicóptero israelense? E os 1.000 mortos no mesmo bombardeio de 2006, na mesma invasão do Líbano, praticamente todos civis?

    O que surpreende é que tantos líderes ocidentais, tantos presidentes e primeiros-ministros e, temo, tantos editores e jornalistas tenham acreditado na mesma velha mentira: que os israelenses algum dia tenham-se preocupado com poupar civis. “Israel toma todo o cuidado possível para evitar atingir civis”, disse mais um embaixador de Israel, apenas horas antes do massacre de Gaza.

    Todos os presidentes e primeiros-ministros que repetiram a mesma mentira, como pretexto para não impor o cessar-fogo, têm as mãos sujas do sangue da carnificina de ontem. Se George Bush tivesse tido coragem para exigir imediato cessar-fogo 48 horas antes, todos aqueles 40 civis, velhos, mulheres e crianças, estariam vivos.

    O que aconteceu não foi apenas vergonhoso. O que aconteceu foi uma desgraça. “Atrocidade” é pouco, para descrever o que aconteceu. Falaríamos de “atrocidade” se o que Israel fez aos palestinenses tivesse sido feito pelo Hamás. Israel fez muito pior. Temos de falar de “crime de guerra”, de matança, de assassinato em massa.

    Depois de cobrir tantos assassinatos em massa, pelos exércitos do Oriente Médio – por sírios, iraqueanos, iranianos e israelenses – seria de supor que eu já estivesse calejado, que reagisse com cinismo. Mas Israel diz que está lutando em nosso nome, contra “o terror internacional”. Israel diz que está lutando em Gaza por nós, pelos ideais ocidentais, pela nossa segurança, pelos nossos padrões ocidentais.

    Então também somos criminosos, cúmplices da selvageria que desabou sobre Gaza.

    http://catatau.blogsome.com/2009/01/07/robert-fisk-por-que-nos-odeiam-tanto-que-pelo-menos-ninguem-minta-que-nao-sabe-por-que/

  11. Em ordem aleatória, xerife
    Em ordem aleatória, xerife :

    Era Uma Vez No Oeste
    Rio Bravo
    Os Imperdoáveis
    Silverado
    Jhonny Guitar
    O Homem Que Matou O Facínora
    Rastros de Ódio
    Tombstone

  12. Faroestes, tem vários
    Faroestes, tem vários bons…Meu ódio será tua Herança realmente é muito bom, Rastros de Ódio fantástico e o Homem que Matou o facínora é imbatível…porém, existem vários que não são tão citados, mas que são muito bons, como El Dorado (Howard Hawks) e The Three Godfathers (John Ford); este último, que não lembro o título em português, é aquele em que 3 assaltantes encontram uma mulher grávida, em uma carroça, sobrevivente de um ataque índio, acho. No Parto, ela acaba morrendo, e eles ficam com o bebê. Completamente diferente de todos os outros Westerns, altamente recomendado.

  13. Um não citado: matar ou
    Um não citado: matar ou morrer – high noon
    os já citados:
    -rastros de ódio – the searchers
    – os brutos também amam – shane
    pode : os sete samurais….? – afinal este não é um faroeste?

  14. (Off topic: alguem pode me
    (Off topic: alguem pode me dizer o que os outros 3 filmes que o Nassif disse se chamam no original? Eu nao tenho ideia. Mas se “Os Imperdoaveis” eh “Unforgiven”, eu assisti 3 filmes daquele diretor e detestei todos 3 intensamente, ate mesmo o de New Orleans. Os outros 3 que ele menciona eu nao conheco.)

  15. Líder do PSDB na Câmara
    Líder do PSDB na Câmara afirma ter sido alvo de grampos

    SÃO PAULO – O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal, afirmou nesta quarta-feira, 7, ter sido alvo de grampos telefônicos organizado por uma quadrilha de 21 pessoas que atuou durante todo o ano de 2008. Em entrevista ao estadao.com.br, Aníbal contou que soube das escutas há um mês e meio, quando foi procurado por dois delegados da Polícia Civil de São Paulo.

    “Eles disseram que estavam fazendo investigação sobre uma quadrilha envolvendo funcionários públicos, operadoras, e bandidos.O número que eles interceptaram a ligação foi o celular usado pela minha secretária em Brasília”, disse.

    Segundo ele, em uma das duas conversas interceptadas envolvendo seus dados, duas mulheres faziam havia referência à sua atividade na Câmara dos Deputados e, inclusive, houve uma menção sobre a sua mãe. “O Gustavo Fruet (deputado do PSDB) marcou com delegado do DEIC para eu ouvir a gravação e depois ouvi outra. Essas conversas de pilantras.”

    Aníbal não tem em mente nomes suspeitos de ordenar os grampos, mas cobra uma investigação . “Não tenho idéia. Mas vou acompanhar (os desdobramentos).É preciso uma legislação mais rígida.”

    http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac303854,0.htm

  16. O “GOVERNO” YEDA – produção
    O “GOVERNO” YEDA – produção de 2006 da RBS, narra a decadência moral, material e anímica de um povo. Vale a pena ler a construção de um “novo jeito de governar”, baseado na corrupção e na renúncia às políticas públicas. Traz o drama e o pastelão ao faroeste.

  17. Matar ou Corrrer, hilário, os
    Matar ou Corrrer, hilário, os western-spaguettis:

    * Por um Punhado de Dólares 1964
    * Por uns Dólares a Mais 1965
    * Três Homens em Conflito 1966
    * O Dólar Furado 1965
    * Django 1966
    * Ringo Não Perdoa… Mata! 1966
    * Era uma Vez no Oeste 1968
    * A Morte Anda a Cavalo 1969
    * Adiós, Gringo 1965
    * O estranho sem nome 1973
    Atores

    * Clint Eastwood
    * Lee Van Cleef
    * Giuliano Gemma
    * Franco Nero
    * George Hilton
    * Gian Maria Volonté
    * Terence Hill
    * Bud Spencer
    * Anthony Steffens (Antônio de Teffé, brasileiro)
    * Klaus Kinski

  18. Meu ódio será tua herança –
    Meu ódio será tua herança – The Wild Bunch
    Imperdoáveis – Unforgiven
    Matar ou morrer – High Noon
    O homem que matou o facínora – The Man Who Shot Liberty Valance

  19. O Bom, O Mau e o Feio (The
    O Bom, O Mau e o Feio (The Good, The Bad and the Ugly), de Sergio Leone.
    Os Brutos Também Amam (Shane), de George Stevens
    Matar ou Morrer (High Noon), de Fred Zinneman
    Rastros de Ódio (The Searchers), de John Ford
    Era Uma Vez no Oeste (Once Upon a Time in the West), de Sergio Leone

    abs
    Mauro Mendonça Filho

  20. Nassif, desse não conheço
    Nassif, desse não conheço nenhum.. Mas três homesns em conflito, sete homens e um destino á bão tamem.
    Abraços.
    Inté
    FUI!!!!

  21. SHANE: Van Heflin magnífico e
    SHANE: Van Heflin magnífico e de maneira inacreditavel o fraco Alan Ladd corretissimo. Jack Palance no protótipo do pistoleiro matador e o encanto do garoto Brandon de Wilde. O cenário espetacular. A entrada do filme é algo que jamais foi feito de tão perfeito, arrebatador. Geoge Stevens imortalizado.
    DA TERRA NASCEN OS HOMENS:William Wyler juntou Gregory Peck, Charlton Heston e Jean Simmons para mostrar a verdadeira imagem do homem do Oeste Americano. Não existe nada semelhante.
    WINCHESTER’73: Preto e Branco. Se fosse colorido não daria certo. Seco no seu objetivo, James Stewart é o homem que tinha que matar (o inverso de O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA)
    RASTROS DE ÓDIO.
    PAIXÃO DOS FORTES de JOHN FORD.
    MATAR OU MORRER.
    PACTO DE JUSTÇA.
    OS CAUBÓIS, aquela meninada repentinamente transfomada em homens.
    O Faroeste, a grande invenção americana.

  22. Creio que as atrocidades
    Creio que as atrocidades cometidas pelo Estado de Israel em nada tem a ver com a sofrida história do povo israelense, hoje já não tão judeu como outrora.

    As atitudes do estado de Israel ja se assemelham as atrocidades praticads pelo estado Alemão na época do nazismo, ao apartheid praticado pelo estado da África do Sul contra o povo do próprio país.

    Ness sentido a atitude do governo venezuelano deve ser adotado como referência para um amplo boicote econômico ao estado de Israel.

    Toda solidariedade ao povo da Palestina e ao Povo de Israel.
    Boicote econômico ao Governo de Israel.
    Permitir apenas a comercialização de remedios e alimentos, devidamente racionado.

  23. O Bom, o Mau e o Feio, sem
    O Bom, o Mau e o Feio, sem dúvida é o melhor de todos.
    Sete Homens e Um destino logo na sequencia
    No tempo das Diligências, Clássico Absoluto

  24. Como este já foi assunto de
    Como este já foi assunto de pauta, vou repetir minha opinião de antanho: um óptimo, produção genuinamente brasileira: “Sangue em Santa Maria!”

    P.A.: Para quem não acredita, o Google está aí mesmo, gente!

  25. Não li os posts, mas ai
    Não li os posts, mas ai vai:

    Era uma vez no oeste
    Cavaleiro solitário (Pale Rider, com Clint Eastwood)
    Três Homens em conflito (The good, the bad, the ugly)

  26. 1 – Meu ódio será tua
    1 – Meu ódio será tua herança
    2 – Os imperdoáveis
    3 -O bom, o mau e o feio
    4 – Era uma vez no oeste
    5 – Os indomáveis

  27. Microsoft anuncia lançamento
    Microsoft anuncia lançamento de versão de testes do Windows 7

    Versão beta fica disponível a todos os usuários a partir de sexta-feira

    A Microsoft anunciou o lançamento da versão de testes do sistema operacional Windows 7, que chega para substituir o atual Vista e que estará disponível na internet a partir de sexta-feira, informou na noite desta quarta (madrugada de quinta no Brasil) o executivo-chefe da empresa, Steve Ballmer.

    — O Windows 7 será o melhor de todos os Windows — assegurou Ballmer, em discurso que serviu de ato inaugural da feira International Consumer Electronics Show (CES), que acontece em Las Vegas.

    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Economia&newsID=a2360789.xml

  28. Belas
    Belas lembranças!!!!!!!!!!!!!

    Ooooops, não ví nenhum destes filmes.

    Lembram dos LIVROS de FAROESTE, aqueles de bolso…pois é, lí todos estes títulos e mais uns trocentos…morar em cidade sem cinema e eu sem tv, coisa para poucos; tinha que ler o que me caia nas mãos e este era fácil, trocava com os amigos.

    Bons tempo aquele!!!!!!!!!!!!!!

  29. Meus votos
    1) Os Brutos tb
    Meus votos
    1) Os Brutos tb amam
    2) Por um punhado de dólares
    3) Os Imperdoáveis
    4) Era uma vez no Oeste
    5) No tempo das diligências
    6) O bom, o mau e o feio
    7) Rio Vermelho
    8) O dolar furado
    9) Cat Ballou (não lembro o nome direito)
    10) Trinity (só o primeiro)

    High Noon eu não vi ainda, mas passei minha infância ouvindo o tema do filme numa bolacha 78 rpm, até que um malfadado dia quebrei o disco. É um dos fantasmas que guardo no armário.

  30. Ponha na lista “onde os
    Ponha na lista “onde os fracos não têm vez”.

    Ok, não é faroeste no século retrasado, mas é um faroeste moderno, e muito violento e já nasceu clássico.

  31. A lista apresentada por todos
    A lista apresentada por todos os comentaristas,é excelente.

    Mas esquecer O ULTIMO POR DO SOL?

    Um faroeste sensível.

    E com um final surpreendente.

    Poderia citar tbm VERA CRUZ…( um pouco menor)

  32. GARDA:

    Estou plenamente
    GARDA:

    Estou plenamente de acordo.

    OS IMPERDOÁVEIS,não poderia nem ficar perto do banco de reservas desse time.

    E parece( não tenho certeza) que ganhou OSCAR.

    Só lembro de uma coisa:Foi no mesmo ano que AL PACINO ganhou o OSCAR como melhor ator.E o favorito era Clint Eastwood dos imperdoáveis.

  33. Bom Dia Nassif,
    1°-) Rastros
    Bom Dia Nassif,
    1°-) Rastros de ódio – John Wayne
    2º-) Rio Bravo – John Wayne
    3°-) Meu nome é ninguém – Henry Fonda

  34. Contra a barbarie,
    Contra a barbarie, representada pela frase “meu odio será tua herança”, um texto comovente no site do Idelber Avelar:
    “A dignidade infinita dos Shministim
    Os Shministim são jovens estudantes israelenses, todos com idade entre 16 e 19 anos, no final do segundo grau. Eles recusam o alistamento no exército de Israel por objeção de consciência. Estão presos por isso. Esses estudantes defendem um futuro de paz para israelenses e palestinos e negam-se a pegar em armas.” (http://www.idelberavelar.com/)
    e tenham todos um bom dia.

  35. – Rastro de Odio
    – Era uma
    – Rastro de Odio
    – Era uma vez no Oeste
    – Sete homens
    – Rio Bravo
    – Quem matou o facinora
    – _ _ _ _ _ _ um filme com o John Wayne!
    – Tres homens em conflito! se possivel com a musica tema do Ennio Morricone tocada pela orquestra de Berlin!

    Os Imperdoaveis, me desculpem e bonzinho, mas e facil fazer um filme desses hoje em dia, alias não poderia ser diferente, tendo o elenco e a direção, mas não tem a inovação verdadeira que dada por Ford ou Leone!

  36. 1. My Darling Clementine
    1. My Darling Clementine (Paixão dos Fortes?)
    2. Shane (Os Brutos Também Amam)
    3. The Searchers (Rastros de Ódio)
    4. Jesse James (versão de 1939)
    Menções honrosas: Os Imperdoáveis, Onde os Fracos Não Têm Vez, Silverado

  37. Os Imperdoáveis: dessacraliza
    Os Imperdoáveis: dessacraliza os “heróis” do velho oeste americano, mostrando o perfil de alcóolatras e assassinos compulsivos enfrentando xerifes psicopatas. Sem a música recorrente, sempre chata.

  38. Era uma vez no Oeste, todos
    Era uma vez no Oeste, todos os outros do Sergio Leone, e um que foi lembrado somente por uma pessoa, Johnny Guitar, do Nicolas Ray.

  39. Siceramente, o faroeste
    Siceramente, o faroeste “imperdoáveis” se trata de uma obra menor do gênero.

    O gênero conheceu somente dois mestres americanos, john ford e Sam Peckinpah, e o imortal Sergio Leone.

    O cimema de Peckinpah, a meu juízo, é muito superior ao de john.

    O melhor peckimpah é “Bily the Kid”, que conta além de tudo, com uma soberba interpretação do grande (e menosprezado) James Coburn.

    Do Leone, cumpre lembrar “Quando Explode a Vingança), com o Coburn e o Rod Steiger.

  40. Nassif respondeu pra alguém
    Nassif respondeu pra alguém que não conseguia ver além de uma página em branco:

    O IG voltou a 1 000 por hora depois das férias.Porque estávamos vendo a página completa.Parecia que o problema tinha sido sanado.

    Um dia depois:

    O IG voltou pras férias.

    Tudo como antes no quartel de Abrantes.

    E sobre a cronologia das escritas( muitas respostas são escritas antes da pergunta),o que é preciso pra corrigir isso?

    Seria pela liberação de comentários que antecede horários escritos?

    Eu já fui cobrado por isso.Na verdade foi uma indireta pro blogueiro ,A impressão que dá, desperta suspeitas de que alguns tenham o privilégio de responder antes da pergunta aparecer na tela.( pelo horário)

    E de fato é verdade.

    Respostas aparecem em horários anteriores as perguntas.

    Nada que não possa sser resolvido.

    Fica aí o alerta.

  41. O problema é chegar no
    O problema é chegar no STF.

    STJ nega mais uma liminar do banqueiro Daniel Dantas

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou mais um pedido de liminar em habeas-corpus preventivo do banqueiro Daniel Dantas, investigado na Operação Satiagraha, da Polícia Federal (PF). A decisão, tomada pelo ministro Arnaldo Esteves Lima no último dia 16, foi divulgada nesta quarta-feira, 7. Com a liminar, Dantas tentava suspender o andamento de uma ação penal e de um inquérito policial que tramitam contra ele na 6ª Vara Criminal de São Paulo. (…)

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,stj-nega-mais-uma-liminar-do-banqueiro-daniel-dantas,303911,0.htm

  42. Nassif, os citados são muito
    Nassif, os citados são muito bons, mas vocês esqueceu os três maiores: Rastros de Ódio, Shane (Os Brutos também amam) e No tempo das Diligências.

    E se fosse para escolher o melhor, faço minhas as palavras do Whatever, Rastros de Ódio é insuperável. Eu o revejo umas 5 a 6 vezes por ano. E fica cada vez melhor.

    Santo Deus, tem um monte de comentaristas falando de Era Uma Vez No Oeste, aquilo é um faroeste paraguaio. É de uma chatice sem tamanho. Só faltou servir espagueti a carbonara num Saloon de Tombstone.

  43. Ve la’, Nassif! ‘The
    Ve la’, Nassif! ‘The Searchers’ e’ nao apenas o melhor western de todos os tempos com um dos melhores filmes da historia do cinema! E viva John Ford!!

  44. olha, dessacralizar herois do
    olha, dessacralizar herois do velho oeste na decada de 90 é moleza, como em os Imperdoaveis, até mesmo uma obviedade, isso já foi feito pelos italianos nos anos 60, quer maior desmonte dos faroestes que Trinity?

  45. “Quando explode a violencia”,
    “Quando explode a violencia”, tbém do Leone, pouco conhecido, mas ótimo, a trilha com certeza é a minha preferida.

  46. acho que faltou o “the
    acho que faltou o “the gunfight at ok corral” … e, também os seriados das matinés domingueiras com hopalong cassidy ou tom mix … abs

  47. TODOS os faroestes estrelados
    TODOS os faroestes estrelados pelo imortal John Wayne ou dirigidos pelo idem John Huston e

    O Tesouro de Sierra Madre
    Minha Vontade é Lei
    Matar ou Morrer
    O Pequeno Grande Homem
    Um Homem Chamado Cavalo
    Rio Conchos
    Sete Homens e um Destino
    Paixão dos Fortes
    Duelo de Titãs
    O Caminho do Oregon
    Hombre
    e mais uns trezentos, incluindo alguns tipo B das matinês.

    Na rabeira poderia incluir uns pouquíssimos e curiosos westerns- spagetts do Sérgio Leone e alguns modernosos do Sam Peckinpah.

  48. (…)

    Prezado, de novo
    (…)

    Prezado, de novo tentando transformar o Blog em divã de analista. Sugiro escrever para o Gikovate. Mais uma vez cortei seu desabafo para não compromtê-lo.
    Mesmo assim, alguns conselhos:
    1. A sociedade aceitará seu caso homossexual. Creio que há um amadurecimento da sociedade em relação a esses temas.
    2. De qualquer modo, um primeiro ponto pesa contra você: o fato de seu companheiro ser casado. Aí começarão as resistências.
    3. Não sugiro desfile na Passeata Gay. A sociedade pode aceitar. Mas certamente você terá problemas com seu emprego.
    4. De modo algum colocarei seu post para discussão pública. Seu homossexualismo é problema seu.

  49. Faltaram citar mais um de Sam
    Faltaram citar mais um de Sam Packinpah: “Pat Gerrett e Billy The Kid” (para o qual Bob Dylan, que trabalha no filme, compôs “Knockin’ on Heaven’s Door”, além de “The Wild Bunch” (Meu ódio será tua Herança), talvez meu preferido.

  50. Desta lista meu preferido é
    Desta lista meu preferido é “Matar ou Morrer”, Gary Cooper em atuação explêndida quando interpreta um xerife que no dia de seu casamento, três criminosos que haviam sido presos por ele chegam a cidade para acerta as contas com o homem da lei. O filme ocorre em tempo real, a população nega ajuda ao Xerife que decide enfrentar os malfeitores sozinho.
    Em”Os Imperdoáveis”, Clint Eastwood faz uma inversão de valores de um western diferente do que o público está acostumado, um matador-herói e um Xerife-bandido. “Meu Ódio Será Tua Herança” do diretor Sam Peckinpah é o que se chamou de a estética da violência, apesar do filme ser brutal e sanguinolento, a bela fotografia e as cena de tiroteio em slow motion comprovam a denominação. Não lembro de ter assistido “O Homem Que Matou O Facínora”.

  51. Como adoro listas, vou mandar
    Como adoro listas, vou mandar a minha, embora não traga nenhuma novidade em relação aos demais que postaram:

    1) The Good, the Bad and the Ugly ou Três Homens em Conflito, de Sergio Leone com Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Walach.
    2) The Magnificent Seven ou Sete Homens e um Destino, de John Sturges, com Yul Briner, Steve McQueen, Charles Bronson, Eli Walach, James Coburn e Robert Vaughan.
    3) C’era una volta il West ou Once Upon a Time in West ou Era uma Vez no Oeste, de Sergio Leone, com Charles Bronson, Henry Fonda e Claudia Cardinale (embora eu ache que um bom western não pode ter mulheres, este é uma exceção).
    4) Por um Punhado de Dólares, de Sergio Leone com Clint Eastwood.
    5) Por uns Dólares a Mais, de Sergio Leone com Clint Eastwood.
    6) Os Imperdoáveis, de e com Clint Eastwood.
    7) Sem ordem de preferência mas que considero muito bons: Um Homem Chamado Cavalo, O Dólar Furado, Django, Estranho sem Nome, etc.

    P.S.: Não gosto do John Wayne.

  52. Minha lista:

    1- Rastros de
    Minha lista:

    1- Rastros de Ódio (The Searchers), de John Ford
    2- Onde Começa o Inferno (Rio Bravo), de Howard Hawks
    3- O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valence), de John Ford
    4- Minha Vontade é a Lei (Warlock), de Edward Dmytrik
    5- Red River, de Howard Hawks
    6- Meu Ódio Será Tua Herança (The Wild Bunch), de Sam Peckinpah
    7- No Tempo das Diligências (Stagecoach), de John Ford
    8- The Big Country, de William Wyler
    9- Os Imperdoáveis (Unforgiven), de Clint Eastwood
    10- The Last Sunset, de Robert Aldrich

    Abraços,

    Carlos

  53. Não é um clássico, nem mesmo
    Não é um clássico, nem mesmo um filme propriamente, mas um seriado, cujo único valor talvez seja sentimental. O seriado do Tom Mix, nas matinês de fim de semana do Odeon, me introduziram ao faroeste e acenderam minha paixão pelo cinema. A ele minha gratidão, que as décadas que vão passando só aumentam.

  54. WELDER MELO tem razão:
    WELDER MELO tem razão:

    Depois desse filme,tenho sempre uma moeda perto do coração.

    É melhor que armadura.

    E sou mais previnido ainda:

    Tenho moedas envoltas na cabeça,nos braços e nas pernas.

    UH…..””Grande filme”

    Mas o mais impressionante é a metralhadora giratória.Deveria empresta-la pro HAMAS.

    O diretor não tem vergonha de ter feito um filme desses?

  55. Finalmente cheguei ao fim de
    Finalmente cheguei ao fim de “High Noon”, pra minha surpresa, mas so deu pra terminar com o dedo no tab de arredar pra frente. Chatinho!

  56. Concordo com a lista, mas não
    Concordo com a lista, mas não podemos nos esquecer de “Shane”, com Alan Ladd, Jean Arthur, Van Heflin. Pra mim, o melhor de todos. Aqui no Brasil, o título foi “Os brutos também amam”. – Diretor: George Stevens, o mesmo de “Um lugar ao sol” e “Vidas amargas”. Foi sua trilogia sobre a História dos Estados Unidos.

  57. Eita, esqueci de citar o meu
    Eita, esqueci de citar o meu segundo favorito: “Duck you, sucker” ou “Giù la testa” ou ainda , como foi chamado aqui, “Quando explodem as paixões”, do Sergio Leone.
    Talvez o cérebro tenha bloqueado porque esse filme trata de uma das coisas que considero mais aterrorizantes : a capacidade de resistir (ou não) à tortura, para não delatar companheiros de luta clandestina. Ufa, é de matar.
    Abs

  58. Qualquer lista de bons
    Qualquer lista de bons Westerns deve incluir os dois clássicos do Sérgio Leone: “Três Homens em Conflito” e o insuperável “Era uma Vez no Oeste”, este último, na minha opinião, o melhor de todos os tempos, perfeito em tudo.

  59. Luna, o cowboy de
    Luna, o cowboy de Minas,

    para mim, ironicamente, “ERA UMA VEZ NO OESTE” coloca todos os outros no chinelo, mesmo tirando fora La Cardinalli.

    E tem o “DA TERRA NASCEM OS HOMENS”. Dizem que este filme causou um problemaço em Campinas, quando lá foi exibido: desandaram a cavoucar as ruas da cidade à procura dos tais homens…

    Até

  60. Tenho que destacar o bom, o
    Tenho que destacar o bom, o mal, e o feio e era uma vez no oeste. Esse último, último faroeste de Sérgio Leone, faz, como os grandes westerns, um panorama formidável da política americana.

  61. Uau!!!

    Isso é que é post pro
    Uau!!!

    Isso é que é post pro gosto masculino!

    99,99% do gênero opinando sobre farueste.

    pra quem gosta é mesmo prato cheio..
    e vejo que o assunto reuniu pombos e falcoes…..

    que dimaisss..

    E um ou outro gato pingado mudando de assunto, sem ser ouvido.

    Por exemplo o Weden, elolgiando a cobertura da impresa a respeito do masscre de Gaza.

    Weden, olhe lá no site do Idelber e veja o caso da imparcialissima correpondente do The Globe, par example
    de resto, bom futebol e bons faruestes, garotos

  62. Uau! Blog novo! Tá lindo!
    Uau! Blog novo! Tá lindo! Cinema é comigo mesmo … voto em: “SEM LEI E SEM ALMA” e “VERA CRUZ”. Ambos com Burt Lancaster, um deus encarnado …

  63. Franco Farias.
    Franco Farias.

    Sobre o seu comentário dos ”Imperdoáveis”

    Nem eu me perdou.

    Nunca,nunca mesmo,tinha visto sobre essa ótica.

    E duvido que alguém do blog tenha observado issso.

    Parabéns por essa espetacular sacada.

    O jornalista…..( tinha me esquecido dele)

  64. Caro Franco,
    Tnx pela
    Caro Franco,
    Tnx pela “tradução” de Cat Ballou.
    Mas me diz aí: “Os Imperdoáveis”, de uma certa forma, não pode ser considerado um “meta-western”? Como as paródias brasileiras?
    Julieta, vem ouvir meu samba novo/ deixa o povo falar/ mostra que a vida não tem só uma faceta/ só faz careta quem não sabe argumentar… (Sidney MIller que me desculpe, no original era “Antonieta”).

  65. “Matar ou Correr”, com
    “Matar ou Correr”, com Oscarito e Grande Otelo também era legal, vai.

    “Uma pistola para Djeca” , com o Mazzaropi também não era de se jogar fora.

    Mario Abramo,
    a tradução para o portugues de “Cat Balou” (Lee Marvin & Jane Fonda) era : “Dívida de Sangue” , título tão apropriado quanto “Os Brutos Também Amam” para “Shane”.

    Anarca tá certo:
    “A Face Oculta” não pode ficar de fora da seleção. Joga fácil com a 10.

    Eu citei “Johnny Guitar” . Bang-bang “cabeça”. Pioneiro. A turma encanada / deprê da nouvelle-vague aprendeu a filmar ali.

    “Os Iimperdoáveis” trata do mito. Não é anti-western. É um épico. Remete direto à origem da formação do pensamento médio americano. Assista de novo e preste atenção no jornalista que acompanha a trama do início ao fim.

  66. A Julieta tem razão.
    A Julieta tem razão.

    Nassa,por que não colocar os filmes mais emotivos ?

    Mas não me venha com Kramer x Kramer…

    Julieta:

    Meu voto vai para As Pontes de Madison.

    Que tal minha escolha,JU?

    pisc****

  67. TONICO:

    É impossível
    TONICO:

    É impossível lembrar de todos bons filmes.

    Mas na sua relação tem um que não foi citado.

    Dança com Lobos .

    Mais um campeão.

    ps: Faz de conta que não li DJANGO e Dolar Furado nessa lista.

  68. Vera Cruz(Gary Cooper/Burt
    Vera Cruz(Gary Cooper/Burt Lancaster)
    Rastros de ódio(John Wayne)
    A face oculta(Marlon Brando,único filme dirigido por êle)
    Era uma vez no oeste(Henry Fonda,Charles Bronson)
    Tres homens em conflito(Lee Van Cleef,Clint Eastwood)
    Jonnhy Guitar(Sterling Hayden)
    Mais forte que a vingança(Robert Redford)
    Sem lei e sem alma(Kirk Douglas,Burt Lancaster)
    Alamo(John Wayne)
    Pequeno grande homem(Dustin Hoffmann)
    Pistoleiros do entardecer(Joel McCrea,Randolph Scott)
    Ufa!

  69. Silverado(Kevin Kline,Kevin
    Silverado(Kevin Kline,Kevin Costner)
    Shane
    Matar ou morrer
    Da terra nascem os homens
    Imperdoáveis
    Django
    O dolar furado
    Dança com lobos
    O homem do oeste(Gary Cooper)
    Duelo de titãs
    Estranho sem nome
    Sete homens e um destino
    My darling Clementine
    Butch Cassidy e Sundance Kid
    Rio Bravo
    Um homem chamado cavalo
    Ufa 2!

  70. Quantos, hein? Nassif , tem
    Quantos, hein? Nassif , tem jeito de depois fazer uma lista? Algo como os vinte mais?
    Quanto as minhas sugestões, entre todos os citados, incluo dois da retomada: Silverado (divertidíssimo) e Cavalgada com o Diabo do Ang Lee.

    Abraços

  71. Todos os do Sergio leoni com
    Todos os do Sergio leoni com trilha do Morricone, principalmente Era uma vez no oeste e 3 homens em conflito.

    Entre alguns que não foram citados gostei muito de Valdez está chegando (esse é o título original, não me lembro do nome), com burt Lancaster. e também do A marca da forca.

    E mais recentemente achei O assassinato de Jesse James….. um grande filme.

    sds

  72. Opa,Tonico, quem esculhambou
    Opa,Tonico, quem esculhambou Era um Vez no Oeste fui eu mesmo.

    Pelas suas pretenciosas sugestões, entende-se por que alguns gostam tanto deste filme, acreditam que a melhor qualidade do filme aquilo que é seu maior defeito, a intensão de ser um faroeste reflexivo, um faroeste cabeça. É a velha pretensão de superioridade européia. A caracterização dos tipos é maniqueísmo puro, pobre, sem imaginação.
    Qualquer filme menor do John Ford ou Howard Hawks é muito mais revelador sobre a conquista do oeste e a construção da nação americana, e nem vou falar do que Charles Bronson tocando aquela gaitinha.
    Mas, claro, além do seu assitir/sentir, nada contra, é preciso pensar. Pode-se sair em silêncio, mas não consigo mesmo.

  73. Sou fã deste gênero , pela
    Sou fã deste gênero , pela sua lista .. o melhor e acho que de todos que eu assiti é o “Os imperdoáveis”.
    É sensacional como pode se notar a “aura” de bandido e mau no final do filme , da transformação de um homem que foi “corrigido” pela esposa falecida ao “antigo” bandido embriagado , e o Clint Eastwood realmente soube interpretar .
    Impagável !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador