Trivial dos ruivos

Da BBC Brasil

Fotógrafa retrata fascínio e preconceito contra ruivos

Uma exposição em Londres está mostrando a obra da fotógrafa inglesa Jenny Wicks, que retratou o fascínio e o preconceito sofrido por pessoas ruivas.

A exposição Raiz de Gengibre: Um estudo sobre cabelo vermelho – a palavra “ginger” (“gengibre”) também significa “ruivo” em inglês – está em cartaz na galeria Idea Generation. A obra de Jenny Wicks sobre pessoas ruivas já gerou um livro e um filme.

Luis Nassif

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por que todo ruivo tem
    Por que todo ruivo tem sardas?por Yuri Vasconcelos

    Por causa de uma mutação genética nos cromossomos que formam o par 16 das pessoas ruivas. Essa mutação altera a produção de dois pigmentos – a feomelanina, de cor avermelhada ou amarelada, e a eumelanina, de tonalidade acastanhada ou preta – responsáveis pela coloração dos cabelos e dos pêlos, tornando-os vermelhos ou avermelhados.

    Um efeito “colateral” dessa mutação é o surgimento de sardas, que nada mais são do que manchas causadas pelo aumento de concentração de melanina em certas partes do corpo. Mas mesmo quem não carrega essa herança genética pode ter sardas. Nesse caso, as pintinhas são uma resposta da pele à agressão do sol – ela se pigmenta para bloquear a penetração dos raios solares.

    A bioquímica dos cabelos ruivos, anomalia conhecida como rutilismo, só foi desvendada no final do século passado. Alguns pesquisadores acreditam que os primeiros ruivos surgiram na Terra há cerca de 50 mil anos, na África.

    As estimativas sobre o número de ruivos na população mundial não são muito precisas, mas acredita-se que os portadores de cabelos vermelhos sejam de 1 a 4% do total (de 60 milhões a 240 milhões de pessoas). E é na Grã-Bretanha que eles estão concentrados: na Escócia, uma em cada dez pessoas é ruiva.

    Os cabelos vermelhos, por sinal, não são exclusividade da espécie humana. Cabras, esquilos e orangotangos também podem ter pêlos ruivos.

    http://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/pergunta_302991.shtml

  2. Luís
    Acho os ruivos
    Luís
    Acho os ruivos lindíssimos! Tem coisa mais fofa que estas criancinhas ruivas?
    E qto ao preconceito, isto há em todas as nuances de cor, sem demagogias: negros, mulatos, morenos, ruivos e louros. Uns mais, outros menos – mas sempre há.
    Eu sou loura e já fui muito discriminada. Todos acham que loura bonitinha não pode ser inteligente, nos subestimam o tempo todo. Qdo entre pessoas que acabo de conhecer e o assunto é complexo, eles mudam, achando que não “alcançarei” o entendimento necessário.
    Já escrevi algumas vezes a respeito disso em meu blog. Uma pena que alguns se pautem pela cor da pele, dos cabelos…
    Bjus a todos.

    Bianca

    http://www.biancafeijo.blogspot.com/

  3. Nassif,
    Sobre o caso Paula de
    Nassif,
    Sobre o caso Paula de Oliveira:

    Algumas questões sobre os cortes nas pernas de Paula podem ser consideradas independentemente de especialidade para tal. Basta um pouco de bom senso. Sequer se fazem necessários os poucos conhecimentos de Medicina Legal que são ministrados no curso de direito. Quando uma vítima de agressões é contida por algozes para que seja mantida imobilizada de forma a ser cortada em sua pele, os músculos dela se tornam retesados em função da natural contração provocada pelo estertor da dor e da atuação da pressão psicológica.
    É absolutamente impossível que a mantenham relaxada a ponto de inscreverem em sua carne qualquer tipo de letra com proporcionalidade. A contração muscular provoca a contração da pele e a total impossibilidade de que as letras saiam padronizadas. Numa tatuagem normal, nessas em moda hoje em dia, o tatuador profissional trabalha sobre os poros da pele, diferentemente daquelas que estão estampadas na de Paula Oliveira.
    Mesmo que o agressor fosse um exímio calígrafo, Paula, ao relaxar posteriormente, as letras em sua pele se tornariam disformes, pois nas pernas atuam vários grupos de músculos com tamanhos e tensões diferenciadas. Não é isso, porém, o que se observa.
    Há uma perfeita padronização das letras e dos cortes laterais. Dá-nos a impressão, inclusive, de que o agressor conhecia as pernas de Paula. Pois, tendo sido dominada em local que – suponho – com pouca luz, as dimensões das letras estão em sintonia com o formato das pernas. Observe-se que as letras SVP estão dispostas na parte frontal das coxas obedecendo o diâmetro e a circunferência das mesmas. Os cortes longitudinais seguem o ângulo de forma a seguir a simetria do contorno delas. Convenhamos que, após retirar a roupa de Paula com violência, o agressor não teria a tranqüilidade e o tempo necessário para elaborar marcas tão bem estruturadas, harmônicas e na mesma profundidade. Seria ele uma reencarnação de Jack, “O estripador”, que, segundo a lenda, teria sido um açougueiro ou um grande conhecedor da anatomia humana?
    Evidentemente que não se trata disso e a Polícia Suíça irá esclarecer o caso.
    Não obstante, algumas considerações ainda são cabíveis.
    Na hipótese, até o momento atestada pela Polícia Suíça, de que pode ter ocorrido uma grande farsa, algumas perguntas urgem:

    – Por qual motivo Paula cortou-se, escrevendo as letras da sigla do partido político suíço na pele?
    Posso estar equivocado, mas suponho que essa moça pouco sabe sobre as questões políticas que envolvem os imigrantes na Europa. Se sabe, ela não parece ser do tipo que, num ataque de bestialidade, prestaria solidariedade militante aos imigrantes, auto-impingindo suplícios com a tola finalidade de denunciar circunstâncias conhecidas por todos os que lêem jornais ou acessam a Internet. Ou seja, os problemas dos imigrantes são conhecidos por todos, não necessitando de um teatro dos horrores, conduzido por uma farsa, para serem reforçados na mídia. Sendo assim, agora que a Polícia Suíça aventou a alta probabilidade de que não tenha sido atacada, qual o real objetivo dela?

    – Se Paula Oliveira estiver com problemas psicológicos, por que os misturou com questões políticas? Certamente não estava com intuito de esconder a gravidez, posto que não estava grávida, conforme afirmaram os peritos suíços. Além disso, a moça tem 26 anos! E o detalhe revelador: Ela e o pai são advogados. Conhecem, portanto, as contingências legais de uma falsa alegação. O conteúdo político esteve e pode estar, por conseguinte, nos planos de Paula.
    E reitero que falo em hipótese, tendo em vista as estranhas marcas às quais já me referi e às declarações da Polícia Suíça.

    – A quem a atitude de Paula prejudica?

    Ora, ela visou disparar uma série de efeitos na mídia, como as ondas que uma pedra provoca ao ser lançada num lago. A primeira onda atinge inicialmente o SVP, o partido que atualmente governa a Suíça. Nós sabemos que jamais um partido político admitiria estar ligado a grupos de skinheads, essas violentas gangues, as quais, aliás, não são fomentadas por nenhum partido institucional, como certamente é o caso do Partido do Povo Suíço (SVP), que governa um país que versa pela Cultura e pelo avançado grau de civilidade. Na hipótese da farsa ser tida como verdadeira, o teatro de Paula Oliveira causa desconforto ao governo Suíço, por estar eivada de segundas intenções. É uma simples questão de lógica, sendo os agressores xenófobos, como a farsa quis criar, por que prejudicariam um partido político que tem posto em discussão a questão da imigração, tatuando sua sigla na pele da vítima? Note-se o absurdo da situação.
    Porém, e acredito, o SVP não tem nenhum intuito de violência ou xenofobia ao divulgar publicamente os problemas da imigração.
    Evidentemente, o objetivo de Paula era fazer com que essa primeira onda disparasse outras aqui no Brasil: O governo brasileiro, atuando conforme os trâmites diplomáticos, procuraria acompanhar diretamente o caso de uma brasileira vítima de violência. O que causaria certo mal estar no governo suíço, dado o absurdo do enredo criado pela brasileira. Ela almejou indispor o governo suíço com o governo brasileiro. Fomentou uma situação de espanto e perplexidade. E, novamente, por que?

    Sabemos que a Suíça é considerada um paraíso fiscal. Não me cabe qualquer tipo de crítica quanto a esse fato a não ser mencioná-lo para, diante do tenho visto e lido na Internet, melhor expor os meus pontos de vista sobre o caso Paula de Oliveira, os quais, mais uma vez reitero, estão de acordo com o noticiário atual.
    Também sabemos, outrossim, que há fundados indícios, alguns inclusive já comprovados, de que os bancos suíços foram usados para a lavagem de dinheiro brasileiro.

    Conforme consta da Wikipédia, é denominado de Paraíso Fiscal:

    “São chamados de paraísos fiscais estados ou regiões autónomas onde a lei facilita a aplicação de capitais, oferecendo uma espécie de dumping fiscal. Actualmente, na prática, ocorre a facilidade para aplicação dos que são de origem desconhecida, protegendo a identidade dos proprietários desse dinheiro, ao garantirem o sigilo bancário absoluto. São territórios marcados por grandes facilidades na atribuição de licenças para a abertura de empresas, além de os impostos serem baixos ou inexistentes…”

    Tem ocorrido um movimento internacional para que sejam estipuladas novas regras para a atuação dos paraísos fiscais. Conforme notícia veiculada no Brasil em 07/12/08:

    http://odia.terra.com.br/mundo/htm/bento_xvi_pede_o_fim_dos_paraisos_fiscais_217250.asp
    Rio – A Santa Sé divulgou artigo do papa Bento XVI pedindo o fim dos paraísos fiscais como um “primeiro passo” para restaurar a saúde da economia mundial, informou o diário britânico The Guardian. No documento, o Papa coloca a culpa da crise financeira internacional nos “centros offshore”, muitos deles, como as Ilhas do Canal, protetorados britânicos, que seriam uma das fontes da pobreza mundial. “Elas dão suporte a práticas financeiras e econômicas imprudentes, e desempenham importante papel nas desigualdades sociais, permitindo um gigantesco fluxo de capital que muitas vezes tem relação com lavagem de dinheiro ilegal”, afirmou o documento. No texto, o Vaticano argumenta que os paraísos fiscais, usados pelos bancos para escapar à fiscalização dos órgãos financeiros internacionais, facilita a transferência de recursos de nações empobrecidas para o mundo rico”.
    Diante desse artigo publicado pela Santa Sé, fico imaginando os países africanos, cujos índices de corrupção e evasão de divisas deviam se equivaler aos do Brasil. Lá, onde a miséria tornou-se um espetáculo de horror.
    Outro ponto que chama a atenção no caso Paula de Oliveira é o acréscimo de informações por parte do pai. Na entrevista concedida ao Fantástico, ele acresceu às informações anteriores: “Minha filha tem marcas por todo o corpo. Ela tem marcas nos peitos, nas costas, nas partes íntimas, nas coxas. Ela tem ferimentos no pescoço, no rosto”.
    O fato é que o Brasil necessita da colaboração do governo suíço para trazer de volta os montantes que foram evadidos de nossos cofres. Uma situação de indisposição entre os dois países traz entraves a esse fim. E, inicialmente, o caso Paula Oliveira despertou um certo confronto entre eles.
    Recuso-me a acreditar que os skinheads inscreveriam a sigla do partido SVP, ao qual a mídia afirma que apóiam, no corpo da vítima, buscando assim prejudicá-lo. Isso não tem nenhuma lógica.
    Também me recuso a acreditar que o governo suíço, pretendendo omitir crimes cometidos por gangues, as quais existem em todos os lugares do mundo, colocaria em suspeição a sua própria credibilidade, deixando de apurar a verdade com firmeza, criando situação de indisposição com um governo de país amigo.
    Causou-me um certo constrangimento comentar sobre esse assunto. Pelos seguintes motivos:
    O pai de Paula Oliveira é assessor parlamentar do partido Democratas (DEM). Eu estaria com preconceito em razão disso e me antecipando?
    Paula Oliveira é uma moça rica e em nada se assemelha aos imigrantes que hoje sobrevivem na Europa. Sendo assim, seria esse o motivo?
    Refleti muito e conclui que não se trata de nada disso. Nem por isso, e afirmo com sinceridade, deixei de sopesar o castelo do Edemar. E, nesse aspecto, confesso que um partido que tem em seus quadros um político desse quilate, não merece confiança, mesmo ele tendo se desligado do partido, o qual engrossou por vários anos.

  4. Dessas fotos de ruivos, a
    Dessas fotos de ruivos, a última até que é bonitinha.

    É alguém conhecido?

    Hehehehehehehehe…. Ganhou uma inimiga para toda a vida. Lá em Ribeirão Preto eles dizem “bonitinho é c… de cabritinho”.

  5. A foto mais linda é a da
    A foto mais linda é a da senhora.Que mulher linda!Ah ah ,o Nassif,ficou com ciúmes.Me veio a mente aquela propaganda de uma sandália na praia que o marido saiu correndo atrás do atrevido.Mas falando sério e com todo o respeito,a ruiva é linda mesmo.O menino do meio na primeira fileira tem um rostinho desses que todo mundo gostaria de dar aquele beliscão carinhoso. Quem fotografa e trabalha em laboratório,sabe que com paciência vc faz as fotos dos ruivos ficarem mais linda ainda,com cores de porcelana.Um dos meus melhores trabalhos foi com uma adolescente ruiva.Lembro que a mãe dela ficou encantada e disse,nem parece vc de tão linda.A filha claro,ficou brava.Tenho uma amiga que é poeta,escritora e professora que diz “ser ruiva é um estado de espírito” e acrescenta “elevado”.

  6. Ruiva, Em um país em que as
    Ruiva, Em um país em que as mulheres chamam outras mulheres de “baianainha” por causa de sua cor de pele (vide a reportaem da folha com a Monica Bergamo) nunca imaginei que os ruivos sofressem algum tipo de preconceito.. Já sofrestes?

  7. Renata Nassif… ainda dizem
    Renata Nassif… ainda dizem que as mulheres dos direitistas são as mais bonitas… hehehehe com todo o respeito né, Nassif :)…. Ah e não venha me dizer que você não é de esquerda! Ok talvez um esquerdista beeem light!

  8. Para pensar!
    A entrevista do
    Para pensar!
    A entrevista do senador pernambucano Jarbas Vasconcelos foi para colocar o bode na sala. Depois que o PSDB identificou que as pretensões da maioria dos caciques regionais é a de ficar com Lula em 2010. Ao colocar a pecha de Partido Corrupto no próprio partido ele empurra para a eleição o que o PSDB tentou durante os 06 anos de governo do PT. E o que o PMDB “corrupto” faz? Calasse para não colocarem a carapuça que foi encomendada pelo PSDB.

  9. Marcia,
    Existe algum estudo
    Marcia,
    Existe algum estudo estatísco a respeito de Ruivas portadoras de foice, que rodam a baiana, e riscam a lambedeira no chão?

  10. Desconhecia também esta
    Desconhecia também esta história de preconceito contra ruivos e ruivas.
    já não chega a lista, mais esta agora!
    Nassif, diz aí, algo contra as ruivas? não né?!
    eu sei que o poeta romério sofre nas mãos de uma ruiva que põe ele prá trabalhar, mas fazer o quê? é o preço da fama!

  11. Nassif, desculpa fugir um
    Nassif, desculpa fugir um pouco do tópico mais mando o link de uma reportagem da Época que se verdadeira, pode mudar a opinião de muita gente. É sobre o caso de Paula Oliveira.
    O título da mensagem ja diz tudo: “Paula enviou a amigos ultrassom falso, diz colega”.

    Segue o link e espero que minha mensagem não caia no seu filtro antispam.

    htt p://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI26956-15227,00-PAULA+ENVIOU+A+AMIGOS+ULTRASOM+FALSO+DIZ+COLEGA.html

    Sobre as ruivas só tenho uma coisa a dizer: São lindas!!

  12. Já namorei um ruivo e tive um
    Já namorei um ruivo e tive um amigo queridíssimo, apaixonado por mim, que era um ruivo, morreu muitooooo cedo.
    Este amigo foi um gênio, verdade. um dia posto poemas dele aqui. Me sinto em falta com ele, deveria divulgar tudo que tenho, mas sou péssima digitadora, sofro no teclado.
    Uma professora de literatura da PUC do Rio- eu cursei um ano, eu acho- disse que ele seria um novo Drummond.

  13. ” […] A repercussão do caso
    ” […] A repercussão do caso provocou desconforto nas relações entre o Brasil e a Suíça. Mas nesta segunda, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que o governo brasileiro não tem razões para pedir desculpas ao governo suíço, uma vez que apenas pediu uma “investigação correta” do caso, e que tem mantido contato direto com a chancelaria suíça.

    Em uma crítica velada, o chanceler avaliou que houve criatividade na cobertura do episódio pela imprensa. Sua observação referiu-se especialmente às versões publicadas ontem de que o Itamaraty poderia ajudar Paula Oliveira a deixar a Suíça antes de as investigações serem concluídas e da possível instauração de um processo penal.

    Colaboradores de Amorim arremataram que essa hipótese não existe. O Itamaraty recomenda que a advogada cumpra com o procedimento judicial da Suíça, antes de deixar o país, e vem acompanhando a montagem de sua defesa. “Eu compreendo que a mídia tenha de ser criativa porque faz parte. Meus filhos trabalham em cinema e são criativos”, alfinetou.[…]

    http://www.estadao.com.br/internacional/not_int324877,0.htm

  14. Um homem estava em coma há
    Um homem estava em coma há algum tempo.
    Sua esposa ficava a cabeceira dele dia e noite.
    Até que um dia o homem acorda, faz um sinal para a mulher se aproximar e sussurra-lhe:
    -Durante todos estes anos você esteve ao meu lado. Quando me licenciei, você ficou comigo. Quando a minha empresa faliu, só você ficou do meu lado e me apoiou. Quando perdemos a casa você ficou perto de mim. E desde que fiquei com todos estes problemas de saúde, você nunca me abandonou. Sabe de uma coisa?
    Os olhos da mulher encheram-se de lágrimas:
    – Diz amor…

    -Acho que você me dá azar !!!

  15. Escrito no Rio, em 1911:

    “Só
    Escrito no Rio, em 1911:

    “Só o saber que enganava os outros, sem que a polícia o pudesse prender, dava-lhe uma auréola de superioridade mental. Que diferença entre um grande artista, um grande político e um grande gatuno? No ponto de vista da finura para realização de uma obra precisa, nenhuma.”

    O texto de onde extraí este trecho, que já mencionei neste blog, seria do jornalista e escritor João do Rio.

    Uma apreciação fascinante deste livro está em

    http://www.cultura.mg.gov.br/arquivos/SuplementoLiterario/File/sl-janeiro-2009.pdf

    No sumário o Suplemento diz sobre AVESSOS DE UMA AUTORIA:

    “A partir de Memórias de um Rato de Hotel, narrativa assinada por um certo Dr. Antônio – identidade fictícia de Artur Antunes Maciel – mas atribuída a João do Rio – Vera Casa Nova e Rodrigo Garcia Barbosa entrelaçam crime e transgressão ao próprio ato da criação literária, e, na interrelação destes sujeitos anônimos e seus disfarces conhecidos, discutem os meandros da questão autoral.”

  16. O preconceito com ruivos, de
    O preconceito com ruivos, de que conheci quando criança no Brasil, era de no maximo ver as crianças chamando os coleguinhas de cenoura e afins. Nada que não sobrasse para gordos, orelhas de abano, indiozinhos etc, a tal da crueldade infantil de que alguns pais não corrigem cedo.

    Meu filho nasceu ruivinho, mas como ele é ainda bebê, pode mudar, visto que eu e meu marido temos cabelos bem escuros. Porém, como ele tem descendência maltesa – ilha que foi colonizada um longo periodo por ingleses – pode ser que ele fique ruivo mesmo. Se for o caso, envio uma foto para a ruiva, caso um dia ela resolva fazer uma exposição sobre a dura vida dos ruivos 🙂

  17. se você fosse um homem
    se você fosse um homem publico?

    se fosse acusado de algo que jura que não cometeu?

    Você estaria tentando se defender e esclarecer o mais rápido possível?

    Ou estaria tentando adiar e dificultar o julgamento, talvez pensando em fazer esquecerem seu caso?

    CADUM CADUM né?!

    “Dirceu e Marcos Valério pedem para STF ouvir testemunhas em Portugal”

    INDEPENDENTE da culpa, acho que se a lei vale pra um, deveria valer pra todos

    POR ISSO, e só por isso, acho que José Dirceu foi CAÇADO

    …mas se eu fosse ele, e tivesse certeza da minha inocência, FICAVA pelado no viaduto do Chá até a promulgação da sentença

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u504938.shtml

    e porque acho que o processo dele foi uma caçada, uma PALHAÇADA (independente da culpa) …um golpe …uma molecagem ?

    por isso, veja (com o perdão da palavra), pelo casuísmo:

    CÓDIGO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

    CAPÍTULO I

    DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

    Art. 1o Este Código estabelece os princípios éticos e as regras
    básicas de decoro que devem orientar a conduta dos que ESTEJAM NO EXERCÍCIO DO CARGO de deputado federal.

    …pra quem não se lembra, Dirceu era ministro à época

    …sei …sei …ao pedir as testemunhas e retardar o julgamento, não faltarão aqueles a dizer que é um direito do réu …um cumprimento aos ritos “sagrados” de ampla defesa

    …sei …sei …isso eu sei …ASSIM como sei que a sociedade brasileira precisa clarear estes casos e fatos nebulosos

    -Primeiro pra que possamos dimensionar os danos e MEANDROS

    -Depois para que possamos tratar das feridas e deter a SANGRIA, talvez com uma bela Reforma Política

    e depois ainda, se for o caso, se possível e democrático, punir a TODOS os culpados, de TODAS as siglas e BANDEIRAS

    ..e sabe …de tudo isso o que me deixa mais triste é a sensação de estar órfão …de ter que escolher SEMPRE entre o menos pior

    ..de, INFELIZMENTE, ter que escolher uns, mesmo sabendo que estou votando num bando cheio de vícios

    ..todo este sacrifício ético eleitoral, pra acabar fugindo, daquilo …do capeta em forma de partido, com direito a ser chamado de DEMO e vir acompanhado de pena e de bico

  18. Nassif,
    Você é bem casado,
    Nassif,
    Você é bem casado, heim…
    Caia de joelhos e agradeça a Deus…

    Renata,
    Depois eu mando a Nota Fiscal, conforme combinamos…

  19. Palestinos, terroristas? Na
    Palestinos, terroristas? Na Folha de hoje.

    “ISRAEL ANEXA TERRAS NA CISJORDÂNIA

    Contrariando o compromisso assumido com os EUA de congelar a expansão das colônias na Cisjordânia, Israel confiscou 1,7 km2 de terras palestinas, abrindo caminho para ampliar uma colônia perto de Jerusalém. A área declarada “terra do Estado” é contígua ao assentamento de Efrat e nela serão construídas 2.500 casas. Ontem, o líder direitista Binyamin Netanyahu, favorito ao posto de premiê, disse que sob um governo seu não haverá desocupação de terras.”

  20. GILMAR NO ESTADÃO

    “A
    GILMAR NO ESTADÃO

    “A estimativa do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, é que entre 40 e 50 milhões de processos estão nessa situação. Mendes admitiu que a meta é polêmica e poderá ser ajustada. “Mas o importante é que nós tentemos quebrar essa letargia, essa inércia. Esse é o esforço que nós estamos propondo”, disse. “A ideia é fazermos esforços, mutirões, críticas dos nossos processos, rearranjos institucionais, reengenharia nos tribunais.”

    A origem desta fala do Dr. Gilmar é o encontro do CNJ que foi de domingo a ontem, em BH:

    BELO HORIZONTE – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou hoje um conjunto de dez metas para o ano de 2009 com o objetivo de minorar as diferenças entre os segmentos do Judiciário, torná-lo menos moroso, mais eficiente, moderno e ao alcance do cidadão. Entre as propostas divulgadas durante o 2º Encontro Nacional do Judiciário, realizado nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, está a identificação e julgamento de todos os processos judiciais distribuídos até 31 de dezembro de 2005, que tramitam em 1º ou 2º graus ou nos tribunais superiores.

  21. Helô

    Bonita mesmo a danada
    Helô

    Bonita mesmo a danada né? Ôce já viu ela “virada no toco”?

    Não queira… Estás linda nesta foto Renata hehehehe

    Um abraço
    Soledad

  22. Quando aqui comentei por
    Quando aqui comentei por inumeras vezes a falta de consistência e objetivos claros da politica externa brasileira, especialmente na America do Sul, muitos colegas de blog colocaram seu inconformismo com essas criticas. Hoje, dia 17 de fevereiro de 2009, Evo Morales, Presidente da Bolivia apoiado pelo Brasil mesmo quando agrediu o Brasil por inumeras vezes, inclusive de forma truculenta e humilhante, esse mesmo Evo Morales está em Paris negociando com uma companhia privada francesa a exploração das grandes reservas de lítio da Boliva, que detem 45% da reserva mundial desse minério essencial para a produção de baterias. Fica a pergunta : porque Morales não propos esse acordo a uma companhia brasileira, como a Vale do Rio Doce? Porque foi procurar na França parceria para essa exploração? Quando a França apoiou a Bolivia ou Morales, em que situação? Não há registro de nenhum apoio diplomático, politico ou economico da França à Bolivia de Morales. Pois o ingrato foi lá fazer negócios. Está ai a prova provada do fracasso de uma politica que não serviu para nada, apenas gerou ingratidão e desprezo de quem beneficiamos. A proposito, com a nova geração de carros eletricos que deve sair daqui para o futuro, o litio vai ser mais demandado do que nunca, um excelente negócio que Morales leva para os franceses. E nós? Quem manda ser bonzinho.

  23. nassif:
    “toda ruiva tem gênio
    nassif:
    “toda ruiva tem gênio ruim”?não seja injusto.a renata é uma poça de suavidade.não viu a resposta que ela me deu num comentário acima?
    conheço um poeta que escreveu “a fera ruiva”.

    luzete:
    ela me põe pra trabalhar?isso é metáfora.
    romério

  24. Nassif
    Segue hoje pelo Sedex
    Nassif
    Segue hoje pelo Sedex dois babadouros para usares depois deste post.hahaha
    Mas que ela é bonita, isso ninguém pode negar.
    Bjs

  25. Sobre o blog do Kanitz e sua
    Sobre o blog do Kanitz e sua tese de que o Brasil,tem todas as condições pra “tirar de letra”esta crise,eu sempre admirei a capacidade analítica do Prof.Kanitz,e agora principalmente,aumentou a minha admiração pelos seus conceitos,visto que ele está desafiando a toda uma categoria de analistas que só vêem catastrofes no futuro do Brasil,e ao contrário destes,o Prof.acredita que um país que já passou por tantas crises,agora está preparado para vencer mais esta e dentro em breve,navegar em águas almas.

  26. Ooi, todos!

    Agradeço pelos
    Ooi, todos!

    Agradeço pelos elogios — até aqueles ao meu gênio. Afinal de contas, eu tenho mesmo gênio ruiMvo e muito me orgulho! :o))

    É verdade que há preconceito, sim. Dizem que data da Idade Média, quando as ruivas eram consideradas bruxas e promíscuas. Prostitutas eram obrigadas a tingir o cabelo de vermelho para as diferenciar das outras mulheres. E as sardas eram “provas” de que a mulher se deitava com o Diabo — as sardas eram as queimaduras…

    Dizem que na Inglaterra o preconceito é um dos mais contundentes, embora seja o país com maior porcentagem de ruivos, seguido da Irlanda e da Holanda. Lembrando que um dos filhos do Príncipe Charles é ruivo e nem sendo da realeza ele escapou do bullying. Lá, o termo Ginger é considerado um pouco depreciativo. Eu acho bonitinho, para ser sincera. Tem certas coisas que a gente precisa levar no bom humor, ou a vida fica um inferno.

    Quando a gente é criança e adolescente, tudo o que é diferente pode virar objeto de gozação. Os amigos do meu irmão falavam para ele: sua irmã é bonita, pena que seja ruiva… Daí os apelidos também eram frequentes: Crush, Água de Salsicha (haahahah), Foguinho, Fanta, essas coisas. Eu dava risada, porque no meu caso não era nada agressivo, era pegação no pé mesmo.

    O que me deixva infeliz era ficar em desvantagem com os meninos, só os adultos me achavam bonita… Um saco. A irmã mais velha de uma amiga sempre me dizia: espere e verá, depois esses tontos vão babar em você.

    Dito e feito, a partir de uma certa idade, aqueles mesmos meninos que me esnobavam começaram a babar… Muito bom! :o))

    Na Holanda tem o Dia do Ruivo, é a coisa mais linda, organizado por um fotógrafo. LN disse que tem até medo daquela ruivarada toda reunida, minha irmã disse que parece feitiçaria e assim por diante! Mas, eu nem ligo e planejo estar lá em 2010!

    Beijooooooooooooooooooooooos a todos :o))

  27. Dizem por aí que as ruivas
    Dizem por aí que as ruivas são inteligentes, bravas e loucas heheheheh a melhor do post foi a “bonitinha” hahahahahah Nassif, segura a onça! hahaha

    Você conhece a fera, Marcel. Eu é que acabo pagando o pato.

  28. Sou moreno descendente de
    Sou moreno descendente de italianos e ibéricos. Todos os antepassados que conheci, seja ao vivo, seja por fotos, são morenos, ainda que meu pai tenha uma pele que não se bronzeia nem a pau, pele bem de gente ruiva. Quando minha barba cresceu, descobri nela alguns pelos ruivos. Um primo meu pelo lado paterno também tem pelos ruivos na barba, bem pouquinhos, como os meus.
    Imediatamente, ficou a suspeita de que eu tivesse algum antepassado ruivo. Suspeitava que fosse pelo lado espanhol da ancestralidade, até o dia em que consultei o registro de nascimento de meu avô, português, e vi o nome do avô materno dele. Nome duplo, sendo que o segundo é Ruivo.

    Minha tia, irmã de meu pai, recentemente foi a Portugal e pôde constatar o quão monocromáticos são os habitantes da terra de nossos antepassados. A maioria absoluta é morena clara, com cabelos pretos e olhos castanhos. Portanto, seria mesmo muito natural, ainda mais no século retrasado e pensando que não havia a circulação de pessoas que há hoje na Europa e especialmente em Portugal, que alguém ruivo chamasse a atenção a ponto de ter essa característica registrada em seu nome de batismo.
    Portanto, se um filho meu for ruivo, sem problemas. Assumo a paternidade sem problema algum.

    Já sobre preconceitos contra ruivos, não creio que eles existam no Brasil, a não ser que aqueles apelidos de “foguinho”, “Crush” e “ferrugem” sejam algo especialmente depreciativo. E que não esqueçamos que o ruivo mais famoso do meio artístico assumiu sem problema algum o apelido de Ferrugem como nome artístico…

  29. Buenas, convivas..!
    Sou
    Buenas, convivas..!
    Sou ruiva, assim me conheço e reconheço, assim as pessoas me conhecem e reconhecem. Mas não me define.
    Concordo que haja preconceito, principalmente no que concerne ao apetite sexual. Uma estupidez, eu diria; mas é difícil o trabalho de levar as pessoas a se desprenderem de feitiches tão já encrostrados na cultura.
    De qualquer maneira, a melhor frase sobre ruivos pra mim foi de Clarice Lispetor: ser ruivo numa cidade de morenos é quase uma revolta involuntária. Melhor: Ip. lit.: “Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária” (C.L.)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador