Felipe Russo revela o interior das garagens verticais de SP

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

“A Garagem automática de Felipe Russo é um registro do tempo estendido, subjetivo, decalcado nos artefatos do homem. ” Abílio Guerra A mostra, do interior dos estacionamentos de São Paulo, ganha temporada na Casa da Imagem, de 10 de julho a 16 de outubro

Jornal GGN – O misterioso interior dos estacionamentos verticais de São Paulo, são revelados por Felipe Russo, em “Garagem Automática”. A exposição chega à Casa da Imagem, por meio da Secretaria de Cultura, a partir do dia 10 de julho, em São Paulo. O artista, revela nas 21 fotografias inéditas e em um vídeo, a solução desenvolvida nos anos 1960 para tentar resolver a falta de estacionamentos no centro da cidade, a construção de edifícios que são verdadeiros armazéns verticais para carros.

“Garagem Automática”, surgiu de uma questão que persiste desde a década de 1940, quando já circulavam 50 mil carros na cidade. Para enfrentar o problema de estacionamento no centro de São Paulo, entre 1960 e 1980 foram construídos 35 edifícios garagem com estacionamento mecanizado. Os maiores, com mais de 600 vagas e até 38 pisos, seguem em funcionamento até hoje.

A curiosidade do fotógrafo diante do assunto deu início ao processo de pesquisa que, há seis anos, vem registrando o centro de SP. O trabalho foi além do exterior da aparência bruta desses locais, que causam grande impacto visual na paisagem urbana. E ele investigou o interior dessas garagens automáticas, que sem janelas e sem luz, são desconhecidas dos paulistanos. “Não eram espaços de homens e sim de máquinas. A máquina que guarda máquinas”, disse o artista.

No inventário, Felipe buscou a neutralidade das imagens exteriores e o encontro mais pessoal com o interior e a funcionalidade das suas estruturas. “Numa quase inversão do que busca normalmente um fotógrafo, busquei aquilo que era comum, repetido, o que encontrei em todos os prédios”, contou.

Felipe Russo, é formado em Ciências Biológicas (Mackenzie) e em Fotografia MFA Hartford Art School). Já foi indicado a vários prêmios como o AIMA/AGO Photography Prize 2014, o Fundação Conrado Wesell de Arte 2015, Guatephoto Open Call e a Jeunes Tallents Prêmio de Aquisição, Groupe Tuillet. Seus trabalhos estão presentes em coleções como a Maison Europeenne de La Photographie, e em coleções privadas no Brasil, França, Itália e EUA. Felipe também é autor dos livros “Centro”, “Long Lonely Swins” e “Recreio da Borda do Campo”.

Serviço

“Garagem Automática” De Felipe Russo

Local: Casa da Imagem

Endereço:  R. Roberto Símonsen, 136 B – Centro, São Paulo – SP

Temporada: De 10 de julho a 16 de outubro de 2016

Visita: de terça a domingo, das 9 às 17h

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

* Dispõem de acessibilidade física

Mais informações: (11) 3241 1081 – ramal 103 e 105

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador