Jacques Henri Lartigue, um dos fundadores da fotografia moderna

No final de sua vida, Lartigue foi aclamado como um dos fundadores da fotografia moderna.

Jacques Henri Lartigue, nascido em 1894 em Courbevoie, recebeu uma câmera quando menino por seu pai no início do século XX.

Da BBC Internacional

O garoto que fotografou La Belle Époque da França

Ele começou a tirar fotografias de sua vida, incluindo instantâneos de seus pais; o quarto dele; sua babá Dudu jogando uma bola no ar; seu irmão pulando de um barco.

Direito de imagem Jacques Henri Lartigue / 2020 Ministère de la Cul Image caption Quarto de Lartigue, 1906

Um novo livro de Louise Baring explora a infância privilegiada de Lartigue e o início da carreira no contexto da La Belle Époque da França, uma era de otimismo político, comercial e criativo.

Direito de imagem Jacques Henri Lartigue / 2020 Ministère de la Cul Image caption Lartigue na cama com seu gato Zizi (obturador liberado por Dudu, a babá da família), 1904

Lartigue continuou fotografando as invenções de seu irmão Zissou, incluindo um planador decolando em uma rajada de vento, e seus primos correndo em karts caseiros.

Direitos autorais da imagem Jacques Henri Lartigue Legenda da imagem Simone Roussel, Rouzat, 1913

Desde tenra idade, Lartigue dominou o meio da fotografia usando sua câmera Kodak de mão – introduzida pela primeira vez em 1888 – para aproveitar o imediatismo do instantâneo.

Ele fotografou o desfile social no Bois do Boulogne, um grande parque nos arredores de Paris, onde foram exibidas as modas dos escalões superiores da sociedade.

Outros assuntos incluíam uma mulher de peles atraindo um olhar avarento de um transeunte masculino; as linhas brilhantes de um carro de corrida; esportes de inverno na Suíça; e verões nas praias de Étretat e Trouville, onde, ele escreveu: ‘Nada impede meus olhos de vaguear, vagando sem parar …’

Lartigue frequentemente capturava seus assuntos no meio do gesto, como na vida real, criando uma nova linguagem visual para o século XX.

O livro de Louise Baring inclui fotografias, desenhos e trechos de diários, revelando o talento prodigioso de Lartigue, mas também oferecendo uma perspectiva adolescente de Paris antes do início da Primeira Guerra Mundial.

No final de sua vida, Lartigue foi aclamado como um dos fundadores da fotografia moderna.

Em 1963, o Museu de Arte Moderna de Nova York fez uma exposição do trabalho de Lartigue.

O colega fotógrafo Richard Avedon escreveu para ele depois de ver a exposição: “Foi uma das experiências mais emocionantes da minha vida.

“Você me trouxe para o seu mundo, e esse não é, afinal, o objetivo da arte?”

Fotografias cortesia de Jacques Henri Lartigue / 2020 Ministère de la Culture – França / AAJ HL

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador