A duas rodadas para o final, Brasileirão definirá o campeão, por João Sucata

Esporte Bretão

A duas rodadas para o final, Brasileirão definirá o campeão, mais dois times que irão à Libertadores e mais um que desce para a Série B

por João Sucata

Mais uma rodada de felicidade do alvi-verde. Dificilmente o Palmeiras deixa de ser campeão. Têm seis pontos de diferença sobre o Santos, 74 x 68, ou seja, só não será campeão se perder os dois jogos restantes e o Santos ganhar os dois que fará e ganhar por boa diferença. Basta um empate para não correr riscos. Nesta rodada o Santos empatou com o Cruzeiro e o Flamengo empatou com o Curitiba.

O Verdão merece o título, está com bons jogadores, bom  conjunto, time aguerrido, reservas de qualidade, um técnico competente, ganhando por placares apertados, mas merecidos. Como ando falando, também é a torcida mais sofrida nos últimos anos. Teve times horríveis, um deles que o levou para a segunda divisão, hoje “série B”, merecidamente.

Flamengo, com 67 pontos, e Santos também ganharam destaque este ano. O Fla gastou bastante para montar um time competitivo, conseguiu jogadores como Guerrero, ex ídolo corintiano e Diego, de volta ao país; soube aproveitar jogadores como Marcio Araujo, vindo do Palmeiras, ou Pará, ex Santos. O Santos como sempre revelando garotos, mantendo Lucas Lima, certamente pelo último ano. Para o próximo, terá que continuar com esse brilhante trabalho com divisões de base, pois não tem grana e o Flamengo já deixou claro que irá atrás de reforços. Nesta semana, ambos se enfrentarão no Maraca. Certamente Corinthians, São Paulo, Internacional, também irão as compras.

Libertadores

Na disputa por vaga na Libertadores, já estão classificados, além desses três times e  o Atlético MG  (62). Sobram duas a serem disputadas por por Botafogo e Atlético PR (55), Grêmio (53), Chapecoense  (52) Corinthians (51).  O Timão joga nesta segunda a noite contra o Internacional. Partida emocionante, pois ambos precisam da vitória, o time de São Paulo para continuar lutando por vaga na Libertadores e o gaúcho para não cair.

Quem cai

Na parte de baixo três times já estão rebaixados: América MG,  Santa Cruz e Figueirense.   A ultima vaga esta sendo disputada por Internacional (39), Vitória (42),  Sport (43). O Curitiba e o São Paulo (ambos com 46), matematicamente ainda podem cair.

O campeonato foi dos mais disputados, há muitos candidatos a craque aparecendo, o saldo é positivo. O final ainda terá muitas emoções, comemorações, choro. O ano próximo promete mais.

 João Sucata

 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vai ser uma pena se o

    Vai ser uma pena se o Internacional cair. Nas edições anteriores do campeonato, o time estava bem melhor, inclusive lutando pelo título.

  2. Time novo

    “e o Flamengo empatou com o Curitiba”

    “O Curitiba e o São Paulo (ambos com 46), matematicamente ainda podem cair”

     

    Tem um time chamado Curitiba disputando o Brasileirão? Não sabia!

  3. Coritiba e Curitiba

    Caro João Sucata. 

    Curitiba é, apesar de seus lava-játicos candidatos a salvadores do mundo a cada hora, uma cidade aprazível, com um futebol também razoável. Temos atualmente dois times na primeira divisão, “série A” do Brasileiro: o CAP- Atlético Paranaense (que, curiosamente, não tem nome, visto que “atlético” é adjetivo, não substantivo, e “paranaense” é o gentílico do estado federativo) e o Coritiba (este sim, tem um nome inspirado no da cidade, porém com a divergência entre o “u” e o “o”). O nome do time de futebol é bastante tradicional, data de 1909, quando ambos (os nomes da cidade e do time) eram escritos assim: “Corityba” (vide https://en.wiktionary.org/wiki/Corityba), por causa da pronúncia da palavra que, em nheengatu tinha o ipsilone com som parecido ao do “ü” alemão. É fácil, basta fazer a boca de “i” e pronunciar um “u”, assim, você saberá falar como se falava então. Porém, após essa época, a prefeitura da cidade decidiu atualizar a escrita de seu nome, optando por “Curitiba”. Também o clube, após discussões internas, decidiu atualizar e passou a “Coritiba”. Daí restou a diferença, até hoje marcada, entre os nomes. Assim, pelo respeito à tradição de meu time do coração, designemo-lo com o nome adequado: “Coritiba Foot Ball Club”, conforme consta em nossa bandeira e escudo. 

    Obrigado!

  4. “…só não será campeão se

    “…só não será campeão se perder os dois jogos restantes e o Santos ganhar os dois que fará e ganhar por boa diferença…”

    A parte do ganhar por boa diferença não é verdade. SE o Santos ganhar os dois e o Palmeiras perder os 2 o Santos terá 1 vitória a mais que é o primeiro critério de desempate… O Saldo de Gols seria o segundo critério.

  5. O Santos poderia ter tido. . .

    O Santos poderia ter tido um melhor desempenho no brasileirão, mas chegou a ter 5 jogadores convocados para a seleção principal e a olímpica, Ricardo Oliveira, Lucas Lima, Gabigol,  Zeca e Tiago Maia, nessa fase perdeu muitos jogos. Mas o Palmeiras merece esse título, que virá domingo com certeza, foi o time mais regular do campeonato e tem um técnico de alta qualidade e de muito bom caráter, os jogadores do Palmeiras e Cuca estão de parabéns, bem como os torcedores palmeirenses.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador