A Suíça, quem diria, deu um banho de água fria no Brasil, por João Sucata

Foto Notícias ao Minuto

A Suíça, quem diria, deu um banho de água fria no Brasil

por João Sucata

Será que foi ilusão? O Brasil falhou no primeiro teste em jogo de Copa, não jogou como se esperava, enquanto o outro lado, a Suíça, jogou muito, mostrou organização tática, preparo e força física, tranquilidade. Neymar foi uma decepção: levou dez faltas, foi caçado no final da partida, mas em compensação perdeu a bola incontáveis vezes. Outra decepção foi Marcelo. E também Danilo, apesar do “empurrão”,  permitiu ao jogador suíço pular e marcar um gol de cabeça sozinho. A meu ver se Danilo usa da experiência de zagueiro, firmar-se antes de pular, de tal forma que o empurrão tenha que ser empurrão mesmo, visível como suficiente para deslocá-lo, não haveria o desastre. Tanto o juiz em campo como o que estava no árbitro de vídeo não acharam que o toque dado pelo suíço foi decisivo para seu deslocamento. No mínimo teria que ter caído, o que iria criar a dúvida; os zagueiros profissionais sabem que devem pular com convicção, empuxe.  Mais duvidoso ainda o tal pênalti em Gabriel Jesus; a meu ver o ex palmeirense se atirou em vez de manter-se em pé e tentar marcar o gol. Faltou vibração, o time se preocupava muito em passar a bola para Neymar, e nada acontecia. Méritos para Coutinho pelo gol de craque e de Willian, por procurar o tempo todo levar a bola dominada até o ataque.

Agora é esperar, sofrer. O próximo adversário é a Costa Rica, que vai vir mordida depois de perder da Sérvia. O consolo da seleção é que outros favoritos também não lograram vitória: Espanha, Alemanha e Argentina.

A MELHOR DAS COPAS?

A Copa do Mundo da Rússia pinta como uma das melhores entre as Copas, está revolucionária. Países como menor tradição estão comendo a bola, as surpresas se sucedem. Além do Brasil, que perdeu pontos em jogo com a Suíça, a Islândia parou a Argentina com Messi e cia, o México derrotou a campeã Alemanha, a França penou para vencer a Austrália (2 x 1), a Espanha não passou de um empate com Portugal .

Os resultados abrem um campo imenso de imprevisibilidade. O Brasil se for líder de seu grupo corre o risco de ter que jogar nas oitavas de finais com a Alemanha e aí teríamos apenas uma das favoritas seguindo no torneio. Sob esse ponto de vista, há um consolo, melhor ser o segundo. Terminada a primeira rodada deu para perceber que correm por fora vários azarões, com chances de disputar a ambicionada Copa.

A APROPRIAÇÃO DAS CORES E CAMISA CANARINHA POR GRUPOS IDEOLÓGICOS

Há uma rejeição e distanciamento nunca visto da população brasileira com relação à Copa. As camisas verde-amarelas encalharam de tal forma que a Nike  correu fazer uma azul marinho. Sem dúvida concorrem para isso o triste momento político econômico, a tentativa de setores ideológicos  específicos tentarem se apropriar da camisa canarinha, que é de todos, o recuo nas conquista sociais e a liquidação do patrimônio e da soberania nacional pelo governo sem que a sociedade tenha condições de reagir.

Coerente com esse momento, a Carta Capital (vale a pena  assinar) saiu com pesquisa do The Guardian, mostrando a rejeição da seleção brasileira no plano internacional e a Neymar, pela forma como corre atrás de dinheiro. A Folha apresenta outra pesquisa que mostra que 62% dos jovens gostaria de deixar o país. É mais um resultado da apropriação do poder e das cores nacionais por um grupo, de forma ilegítima e demais motivos referidos, um “ame-o ou deixe-o” posto em prática por outros caminhos (quando se divide estes por renda, mais de 50% dos que ganham mais querem cair fora, contra 30% dos de menor renda; dá para entender?). A CBF, Globo e outros que vivem de futebol estão preocupados com a queda de interesse pela população e consequentemente das receitas  que costumeiramente auferem. Galvão Bueno e cia não se cansaram de patriotadas vulgares. A elite está preocupada, afinal, muitos sabem do valor do futebol como panis et circenses. À direita querem vencer para se apropriar do resultado  (imaginem os jogadores sendo levados a Brasília para cumprimentar o Temer 3%), a esquerda teme (sem 3%) esse uso, mas pelo menos ganhou uma camisa azul marinho para sair as ruas sem ser confundida com os coxinhas.

A Copa, no futebol, tem dinâmica própria. O rumo que pode estar tomando, com muitas surpresas, pode aumentar o entusiasmo dos brasileiros. Queiramos ou não ela promete ser emocionante.

MUITO INTERESSANTE OU MUITO INEXPLICÁVEL?

O Coronel Nunes, enviado pela CBF à reunião da FIFA, para representar o Brasil, e  votar na sede da Copa de 2026, saiu daqui dizendo que a entidade tinha optado pela proposta conjunta dos EUA, México e Canadá.  E na hora H votou discretamente no Marrocos. Por que? Difícil explicar né gente. Mal ou bem, é de interesse do futebol mundial conquistar públicos nos EUA e Canadá e o México é um  país de tradição futebolística. O que será que o coronel viu de tão relevante no Marrocos, a ponto de trair a opção que dizia ser da CBF. O país africano é governado por uma monarquia autoritária como todas as características da baixa idade média, inclusive o  domínio da religião sobre a vida civil. Mas estamos no país da Lava Jato.

João Sucata

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cheguei a desconfiar que

    Cheguei a desconfiar que algum sentimento fosse despertado em mim quando a bola começasse rolar. Algum sentimento embalado pelas lembranças de infância, quando familiares e amigos se reuniam para torcer pela seleção até em amistoso; achei que alguma nostalgia pela festa da conquista do tri, pela tristeza de 1982, pelas alegrias do tetra e do penta (apesar do futebolzinho meia boca) poderiam me levar a torcer pela seleção da CBF, mas isto não aconteceu. Torci pela Suíça, ou melhor, torci contra a seleção da CBF especialmente depois que vi aquele penteado redícolo do capitão do “nosso time”. Me decepcionei com o gol do brazil, comemorei o gol suíço. Acabou. A apropriação dos símbolos nacionais, inclusive da camiseta da CBF, pelos coxinhas descerebrados e pelos manipuladores mal intencionados aniquilou meu “patriotismo de chuteiras”. Era impossível ver aquelas imagens de centenas de pessoas uniformizadas com camiseta amarela nas arquibancadas e não recordar das imagens das micaretas golpistas das alegres tardes de domingo…

    Acho que minha geração já viveu a fase de se agarrar a conquistas esportivas para compensar o desgosto de sermos um país de segunda divisão. A partir de 2003, nós vivemos algo melhor, que foi poder ver que, mesmo aos trancos e barrancos, mesmo com todas as concessões, parecia que o brazil iria progredir, não só economicamente, mas socialmente. Não tem mais volta.

    1. Conquistas esportivas pra compensar desgostos

      Usar o esporte como circo ficará cada vez mais difícil. Uma coisa que nunca foi dito de forma muito clara e honesta pro brasileiro (pra manter o ufanismo e a empolgação) é que o futebol mundial é incrivelmente equilibrado, e não é de “hoje em dia”, isso já tem muitos e muitos anos. A Sérvia despachou o Brasil no mundial Sub-20, há apenas 4 anos – Gabriel Jesus estava lá. Na Copa passada a Costa Rica caiu no “grupo da morte” e ficou em primeiro, empatando com a Inglaterra, vencendo bem o Uruguai (3×1) e despachando a Itália pra casa, vencendo a mesma por 1×0.

      Não existe “seleção fácil” há muitos e muitos anos. Faltou combinar com os russos pra usar a Copa como distração do povo.

  2. Torci muito !
    Gritei muito
    Torci muito !
    Gritei muito !
    No gol da Suíça.
    Mas valeu para desmoralizar essa seleção da Globo formada por jogadores coxinha sem nenhum comprometimento com o país.

    Sinceramente, espero que a Costa Rica faça sua parte e desmoralize ainda mais essa seleção de merda.

    Cristiano Ronaldo, grande jogador, fez 3 gols para sua Seleção. Sem frescura sem firula.

    Messi lutou, brigou, correu por sua Seleção. Infelizmente perdeu um pênalti.Mas lutou até o final, visivelmente indignado.

    Neymar, fez o cabelo e caiu.

      1. Neymarketing
        No começo, o Neymarketing até que tinha talento. Porém, com a bajulação da mídia, a vaidade subiu-lhe à cabeça. O danado agora fica querendo se mostrar, ao invés de jogar. E, quando um adversário chega junto, apressa-se a atirar-se ao chão.

        E, nos momentos decisivos, sempre dá um jeito de pipocar.

        Pra completar, aquele penteado ficou HORRÍVEL!!!

    1. Timeco ridículo
      Eu estava crente na derrota do time da CBF diante da Suíça. Caramba, o mundo inteiro (menos o Tite) sabia que a estratégia helvética era tacar um ferrolho na defesa (isso, eles sabem fazer bem) e esperar alguma bobeira da defesa amarela (que nunca decepciona). E lá vai a porcaria da selecinha querer dar toquinho. Ah, vão…

      Ainda fiquei incrédula com o gol do Coutinho. Ele até que fez o certo (já que tem ferrolho, chuta de longe e vê o que acontece).

  3. Deve ser muito triste tecer

    Deve ser muito triste tecer comentários sobre futebol num nível jornalístico, profissional.

    Ora, no nível pessoal, é espetáculo, torce-se para a vitória do “seu” time ou seleção e a derrota do time ou seleção que “é” do adversário. No fim das contas, o clube também é um negócio. Entre a paixão e o negócio, fica o torcedor, que, pelo primeiro, faz de conta ou é incapaz de ver o segundo.

    Vou me limitar ao Neymar. Que, aliás, é a expectativa de onze entre dez comentaristas (exagero no nonsense do número?) como a salvação da Pátria. Sou da opinião que o Neymar “não joga”. Ele joga por exigência dos seus contratos e de seus compromissos financeiros e de imagem, ao que parece. Assim, a seleção é uma pantomima.

    É um evento privado, com contratos de transmissão e que julgam como necessária a alteração do cotidiano das pessoas que não estão nem um pouco interessadas na pantomima da grana que vende uma chupeta cheia de veneno, engolindo todos os espaços, as mentes, preenchendo os silêncios.   

    Entretenha-se, que o totalitarismo é divertido. 

     

  4. Era só o Neymar pegar na bola

    Era só o Neymar pegar na bola e perder…

    Ele é um jogador talentoso e que sempre sofre dupla marcação e seria inteligente d parte dele, se na segunda bola que perdesse passar a tocar de primeira, mas como estava jogando com o cabelo e não com a cabeça não agiu assim, o Brasil então jogou com apenas 10 jogadores e a suiça com os 11 e isso deixou o time brasileiro ansioso…

    Outros saíram e os comentaristas do SporTv durante o jogo, NENHUM falou que o Neymar estava jogando mal…

     

    1. Nem vão falar

      Neymar é considerado mais um trunfo comercial pela Globo (a quem pertence o SporTV) do que um jogador – até mesmo o namoro com a atriz Bruna Marquezine reforça a condição de ativo comercial do Neymar. É o repeteco do Ronaldo da final de 1998, que NUNCA deveria nem jogar aquela partida – que dirá ir até o fim, mas foi mesmo sem condição de jogo por causa da Globo.E deu no que deu…

       

      1. Discordo de 1998

        Oi Alan. Eu acho que os “vòmitos” do Ronaldo antes do jogo com a França equivalem à “fratura” da coluna do Neymar….jogando contra Colômbia. Ou seja, apenas um teatro.

        Em ambos os casos, lhes foi oferecida tanto ao Ronaldo como a Neymar (ao pai dele) a possibilidade de não sairem mal de imagem pelo fato do Brasil entregar o jogo tanto para a França como para Alemanha. Apenas negócios globais…

  5. Cheiro de volta antecipada

    A última vez que o Brasil saiu da Copa ainda na 1ª fase foi em 1966. 52 atrás. Está correndo o risco disso se repetir. O futebol que mostrou foi pífio. Dizem os comentaristas que jogou bem no 1° tempo. Jogou mal, se tivesse jogado bem terminaria o 1° tempo com pelo menos um gol a mais, já que teve mais posse de bola e mais lances ofensivos. 

    Com esse bando de jogador leite-com-pera, que se encagaçam e ficam perdidos quando tomam um gol, tá difícil pra esse grupo até passar da 1ª fase – a não ser que renasça ou se reinvente como seleção!

    1. “A última vez que o Brasil
      “A última vez que o Brasil saiu da Copa ainda na 1ª fase foi em 1966.”

      2 anos após o golpe, como agora. Tomara que se repita.

    2. Seria ótimo
      Eliminação na primeira fase seria uma marca bem merecida no currículo desses farsantes (tanto treinador, quanto jogadores).

      Todavia, não creio que isso ocorra. Não interessa aos “donos da bola” a eliminação prematura da selecinha. Aí, vai desvalorizar as “mercadorias” deles, né?

      Mas, se não houvesse armação, seria perfeitamente plausível. Não creio que a Costa Rica faça frente, mas a Sérvia pode muito bem engrossar o caldo.

      Lindo… Suíça e Sérvia classificadas.

  6. Troféu Himmler de Eugenia

    Numa coisa pelo menos o Brasil ganhou: a torcida brasileira era visivelmente mais branca que a torcida suíça.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador