Brasil já ganhou?, por João Sucata

Foto Getty Imagens

Brasil já ganhou?

por João Sucata

O Brasil já pode sair da Copa considerando-se vitorioso por chegar até as quartas de finais, tendo em vista o papel na última Copa. Foi convincente a vitória sobre o México. Claro que este perdeu oportunidades de fazer gols, mas o Brasil perdeu muito mais. Alguns dizem que se a seleção canarinha tivesse azar e o México fizesse um dos gols que perdeu, a história poderia ser outra. Mas sorte e azar fazem partes do futebol, o que importa é jogar melhor, ter mais oportunidades, portanto mais chances de marcar.

Neymar não conseguiu deixar de ter suas caídas, uma delas escandalosa, mas o fato e que participou mais, passou mais a bola, usou menos aquela sua imagem de principezinho ferido e necessitando de atenção e cuidados. O México tinha o goleiro Ochoa, muito bom, ou o placar teria sido mais dilatado.

Depois do vexame da Copa no Brasil, da baixa autoestima, da gozação mundial resultante dos 7 x 1 e outras derrotas, o fato do Brasil, manter-se invicto neste torneio, após tantas etapas de eliminação, já é uma vitória. Lembremos ainda que três grandes seleções, favoritas se despediram (ver abaixo). Tite tem enfrentado dificuldades: Daniel Alves nem chegou a ir para a Rússia; Douglas Costa, Danilo e Marcelo se contundiram ao longo do torneio; na lateral direita o técnico brasileiro teve que por a terceira opção: Fagner, que entrou muito bem. E assim mesmo tem ido longe. Na minha opinião deveria acentuar o jogo ofensivo, por em campo Douglas Costa e Firmino, nos lugares de Paulinho e Gabriel Jesus. Os adversários entrariam intimidados em campo, se encolheriam, e o Brasil mostraria seu grande futebol, ainda que correndo o risco de perder. O fato é que retornamos.

JOGOS EMOCIONANTES

A disputa entre Argentina 3 e França 4  foi de altíssimo nível e ficou claro que, ao contrário das últimas décadas, o time europeu tinha superioridade em craques. Mbappé infernizou a defesa argentina, sofreu um pênalti, marcou dois gols, e fez a diferença. Messi, mais uma vez, não conseguiu mostrar tudo que sabe, sendo de se considerar que não teve a ajuda necessária dos companheiros.

No jogo Portugal  1  x 2 Uruguai esteve presente não só a garra Uruguai, a vibração, mas também a habilidade de Cavani e Luiz Suarez, muito melhores que Cristiano Ronaldo.

Rússia e Espanha foi de matar cardíacos, no tempo normal e na prorrogação, mais tenso ainda nos pênaltis. A disputa foi ganha pela Rússia por ter o goleiro Akinfeev defendido dois deles. Para os mais jovens, a Rússia teve um goleiro na década de sessenta, Yashin, o Aranha Negra,  que é por muitos que viveram a época o melhor de todos os tempos.  

 

COPA DOS GOLEIROS

Se tem posição em que os craques evoluíram, esta foi a de goleiro. Nesta Copa difícil escolher o melhor. No jogo com o Brasil, o mexicano Ochoa competiu entre os melhores da partida. O russo Akinfeev foi diretamente responsável pela continuidade do seu time na Copa, tanto como o croata Subasic, que pegou três penalistas no jogo contra a Dinamarca. Esta partida foi um jogo de goleiros, pois do outro lado também Schmeichel  pegou outros três, um durante o tempo normal e dois nas disputas de penalidades, algo nunca visto em torneios mundiais. Outros grandes goleiros se destacaram, mas se for eleger a maior pichotada, esta ficará para o da Argentina.

ORGANIZAÇÃO TÁTICA DA EQUIPE E APLICAÇÃO TÁTICA DO JOGADOR ANULA TALENTO DOS CRAQUES

O que está se vendo na Copa é a importância da organização das equipes e aplicação tática dos jogadores. Não por outros motivos, times sem tradição e sem tantos craques tem vencido seleções favoritas. No jogo Espanha x Rússia a primeira foi muito superior em domínio de bola, seus jogadores são muito superiores, mas a organização tática e aplicação dos jogadores foi impressionante. O mesmo aconteceu nos jogos da Alemanha, contra times muito inferiores. O interessante é que apesar dessa importância dada aos esquemas táticos, e o futebol perder em dribles e ousadia individual, a emoção continua a mesma, ou está até maior.

 

FAVORITOS NÃO CHEGAM AS FINAIS

Alemanha, Argentina e Espanha, ex campeãs do mundo, estão eliminadas. O número de favoritas foi reduzido em mais da metade. Sobraram  Brasil e França. Pode haver surpresa: times como Bélgica, Uruguai  e Croácia, correm por fora. Poucas Copas apresentaram tantos imprevistos. A chave do Brasil está muito forte, ao contrário da que resultará no outro sobrevivente que disputará a finalíssima. Não fosse a distribuição dos times por chaves, a final seria Brasil x França ou Brasil e Bélgica. Respeite-se este pequeno país, que vive sua fase de ouro no futebol. O time tem De Bruyne, Lukaku, Kompany, Hazard, Courtois, daria para fazer um outro time da Premier League, e melhor do que o que representa a Inglaterra.

OS SOBREVIVENTES

Agora é hora da luta dos sobreviventes. Na chave do Brasil sobraram quatro: Brasil, Bélgica, Uruguai e França. Na sexta-feira, pela chave do Brasil, dia 6,  às 11 hs, teremos França x Uruguai e às 15 hs Brasil x Bélgica. E veremos quem sobrevive.

João Sucata

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ficou muito interessante, a

    Ficou muito interessante, a única possibilidade de não se ter uma final inédita seria Brasil x Suécia, qualquer outra combinação será a primeira vez. E, fora a Inglaterra, campeã de 1966, uma dessas três equipes, que estão longe de serem potências futebolísticas – Suécia, Croácia ou Rússia – também poderá estar na final.

  2. MARIELLE DESCANSARÁ EM PAZ?

    Aquela entregada dos 7 a 1. Depois outra goleada de 4 teve um único alvo. O mesmo que levou um VTNC. O golpe armado por todos lados e ‘Aloprados’ não perceberam. “Os caras são gângsters mas são meus amigos”. E continuam todos aí na cúpula do Poder Político e Futebolístico. Inclusive no absurdo Monopólio sobre o Futebol. Assim como metade daquela Seleção. A outra sabia o “serviço” que faria antes da aposentadoria. O Futebol Brasileiro continua a mesma máfia. O Futebol Mundial deu uma ‘limpada’ na periferia do Poder, Am .Latina, Sudoeste Asiático e África, para vender o “Produto” aos Norte-Americanos. Futuro Proprietário do Esporte. Ou Blatter e toda Cúpula Europeía se preocuparam em não viajar de avião? abs.   

    1. Exato. Futebol virou
      Exato. Futebol virou mercadoria. E, como os “donos da bola” sabem da influência do mesmo no humor do povo, vão forjando resultados.

      Em 2014, tava na cara que a selecinha ia tomar uma coça dos alemães (só não pensava que viesse a ser tão feia). Desta vez, não está tão claro assim. A essa altura, é capaz de dar França (mais provável), ou talvez, a selecinha. Neste caso, é certeza de armação.

  3. O time da CBF só empurrou

    O time da CBF só empurrou bêbado em ladeira, até agora. O adversário melhorzinho foi a Suíça. Depois foram aqueles 2 X 0 contra a poderosa seleção do Panamá com gols marcados nos acréscimos e a vitória sobre a Sérvia que já estava com um pé na cova da desclassificação. O México só ganhou sobrevida até a oitava de final porque a Coreia ganhou da vexaminosa Alemanha. O time da CBF vai enfrentar o primeiro adversário de melhor nível só agora. Só se surpreenderá com uma eventual desclassificação quem embarcou no oba oba da mídia e não avaliou a trajetória do time.

    1. Fantasmas do passado
      Pode até ser que a selecinha passe pela Bélgica, já que esta não é retranqueira, diferente dos adversários anteriores. Tem jeito de ser um jogo de muitos gols, para ambos os lados.

      Todavia, se classificar, fatalmente cairá na semifinal
      Para quem estava feliz com a eliminação precoce (e suspeita) da Alemanha, ter de enfrentar França ou Uruguai não é um pensamento muito animador.

      Buuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!

      Só falta o Neymarketing ter convulsões.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador