O técnico errado na hora errada, por Eduardo Ramos

Foto – Divulgação

por Eduardo Ramos

…o técnico errado nas horas erradas…

Meu Flamengo tem um bom elenco, alguns, ótimos jogadores! E apesar disso, foi eliminado oito vezes nos últimos anos de competições importantes, por times pequenos, mas mais bem montados por seus técnicos que o time rubro-negro.

Bandeira de Melo, presidente do clube é um ótimo administrador, mas deixou o futebol em mãos incompetentes, seja qual for a fama dos que atuam nessa área.

Mas o pior de tudo é ver a mídia e os diretores do clube incensarem o jovem treinador Zé Ricardo, que não trouxe nunca intervenções positivas, e só teve alguns bons momentos em virtude do alto nível técnico de alguns jogadores. O Flamengo ganhou os jogos que ganhou APESAR DO TREINADOR, e não por causa dele.

Em algumas ocasiões, deu sorte, como na partida contra o Palmeiras no campeonato brasileiro, em que Márcio Araújo foi expulso e inacreditavelmente ele tirou Diego, nosso maior craque, para colocar o insosso Alan Patrick. Por um acaso, Alan Patrick entrou em campo pela lateral, como manda a regra, e os jogadores do Palmeiras, distraídos, não repararam, e deixaram o jogador livre de marcação. O Flamengo recuperou uma bola no meio de campo e o lançaram, quando então, livre, marcou o gol do Flamengo, que só não ganhou o jogo graças ao belo gol de Gabriel jesus nos minutos finais.

O que fez a mídia nessa e outras ocasiões? Levantou a bola do Zé Ricardo, POR UM ERRO GRAVE COMETIDO, em que a sorte o ajudou a cobrir sua falta de discernimento.

Nota-se que o treinador é esforçado, honesto, estudioso, mas comete erros grosseiros e não tem nem de longe, a GRANDEZA NECESSÁRIA para dirigir o maior clube do Brasil em termos de torcida, é um equívoco IMPERDOÁVEL do presidente do Clube.

Um técnico que mantém um jogador do nível de Mancuello no banco de reservas e Gabriel, sofrível, atuando, não entende de futebol, e se entende, está num momento de surto. Colocar o jovem Mateus Sávio em campo ao final do jogo contra o San Lorenzo, é de uma falta de bom senso tão primária, que revela o despreparo de Zé Ricardo para dirigir clubes do porte de um Flamengo, ao menos com seu nível atual de conhecimento de futebol. Não duvido que seguindo estudando, tendo a humildade de ouvir conselhos dos mais experientes, venha a ser um grande treinador, hoje, é uma FRACA PROMESSA.

Um presidente que deixa um jovem treinador, por conta de alguns bons jogos, ser por tanto tempo o técnico de um clube que investiu tanto para ganhar títulos importantes, está agindo de modo IRRESPONSÁVEL!

E querer determinar quem é ou não “verdadeiro rubro-negro”, é outro equívoco que o diminui enquanto presidente do clube.

Viramos o clube mais bem administrado do Brasil nas finanças, e o PIOR em termos do que interessa para a torcida: no futebol!

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Noel

    Samba e futebol não se aprende na escola. O Zé Ricardo (o nome é ótimo) , Matheus Sávio (o nome é péssimo), Gabriel, Réver, o quarto-zagueiro, não lembro o nome, o William Arão (?!?), etc., é uma turma comportada, que obedece a tia Professora, chamam ela assim: Professor Tite, Professor Filipão, Professor Luxemburgo ou Wanderley, etc. Disciplinados pelas câmeras globais, não aprenderam que um jogo acaba aos 40, não aos 36, Benjor, do segundo tempo. Excepcionalmente pode nem acabar. Os melhores que vi jogando entenderam isso. Mas é uma compliance que não acaba mais, só com o melhor futebol do mundo, se me faço entender.

  2. Noel

    Samba e futebol não se aprende na escola. O Zé Ricardo (o nome é ótimo) , Matheus Sávio (o nome é péssimo), Gabriel, Réver, o quarto-zagueiro, não lembro o nome, o William Arão (?!?), etc., é uma turma comportada, que obedece a tia Professora, chamam ela assim: Professor Tite, Professor Filipão, Professor Luxemburgo ou Wanderley, etc. Disciplinados pelas câmeras globais, não aprenderam que um jogo acaba aos 40, não aos 36, Benjor, do segundo tempo. Excepcionalmente pode nem acabar. Os melhores que vi jogando entenderam isso. Mas é uma compliance que não acaba mais, só com o melhor futebol do mundo, se me faço entender.

  3. Meu Deus, só falou besteira!!
    Meu Deus, só falou besteira!! O nosso elenco tá longe de ser isso tudo, apesar de ser caro (erro do departamento de futebol portanto). Mesmo sem grandes peças (incontestáveis so Diego e, talvez, Guerrero e Rever), o time tem padrão tático e em regra joga bem. Merito do técnico. Se tá com saudade de medalhão, olhe um pouco pra trás e lembre da bagunça que era o time com o Muricy.

  4. Deixa o rapaz trabalhar, tem

    Deixa o rapaz trabalhar, tem milhares de pessoas felizes com o Zé. Mais uns cinco anos e você verá, a coisa irá.

    1. ao….

      É inacreditável como neste país futebol e política se misturam. E mostram um certo defeito no caráter nacional quando o interesse dos beneficiados é alcançado. A moral é jogada para escanteio. Este time do Flamengo é aquele protegido por Instituições, cujos “gângsters” que controlam o monopólio do futebol comandam. E com os quais este clube é comparsa. Milhões para não dizer bilhões em dívidas e impostos sonegados ou não pagos, e a Imprensa, em grande parte movida por paíxões de torcedor de arquibancada, escondem tais crimes. Estamos lendo esta matéria em tal veículo? É surreal !! Dois diretores presos, mancomunados com toda sórdida sujeira de corrupção, que já arrastou toda a cúpula do futebol nacional para a cadeia. Da rede monopolista de transmissão, para quem Judiciário e CADE se calam até toda direção de federaçõews e confederações. Fora o Poder Judiciário, comparsa e agente dentro de STJD e dentro do Estado Nacional. E alguns lunáticos ainda falando em adminsitrações de clubes e projetos em futebol? Vejam os clubes sempre beneficiados e os nomes de seus dirigentes em páginas policiais.  Principalmente três. Um do RJ, outro de SP e um terceiro que chega de helicópetro de MG. Não acredito que estou lendo esta matéria neste canal. Inacreditável.   

  5. Concordo. O flamengo não tem

    Concordo. O flamengo não tem técnico. tem um teórico meio fraco.

    Repare que o flamengo não ganha jogos grandes. perde todos como nas últimas 8 OITO eliminações, algumas vergonhosas.

    O ano passado teve uma chance de ouro para ser campeão brasileiro, mas quando a competição afunilou o time e o técico ao invés de se mostrarem grandes e crescerem, murcharam e desapareceram e ainda foram aultrapssados pelo santos.

    Concordo com o Pimpão: está faltando culhão para dirigentes, técnico e jogadores.

    1. Concordo com tudo…. E se
      Concordo com tudo…. E se tivéssemos um grande técnico ano passado, as chances de termos sido campeões no Brasileirão teriam sido enormes sim!!! Abraço!!!

  6. Concordo, discordando.
    O

    Concordo, discordando.

    O trabalho do técnico não é tão ruim assim. O time tem algumas jogadas ensaiadas (coisa que ficamos anos sem ter) toca bem a bola e raramente faz aquelas abomináveis “ligações diretas”, tão comuns nos anos recentes.

    Vejo nele dois pecados principais:

    1- O time toca bem a bola, mas em situações em que o adversário é forte, exagera e prioriza demais este toque, desperdiçando vários contra-ataques. Contra o S. L. tivemos algumas oportunidades, mas tocavam para trás para gastar o tempo. Este problema eu já via quando ele treinava os juniores, tocam muito, e perdem contra-ataques preciosos. O Berrío seria uma arma a ser usada, na única bola que recebeu no 2o. tempo deu um ótimo centro que não foi aproveitado, pois estavam todos recuados…

    2- Força muito a barra da promoção dos garotos. Este êrro do Mateus Sávio foi imperdoável. Um jogo desses, contra argentinos inteligentes, na casa deles, jamais se pode escalar inocentes como este garoto ou manter Gabriel todo aquele tempo. Como diz um técnico desses: a bola pune…

    O eleco é bom, acho que é a terceira força atual (perde para o “esperto” Atlético e para o “confuso” Palmeiras), mas esta eliminação pode nos trazer alguma vantagem no Brasileirão. Sinceramente, com técnico inexperiente e sem Diego e banco maduro, eu naõ esperava nuita coisa nesta Libertadores não…

    1. O erro do item 2 de seu

      O erro do item 2 de seu texto, é imperdoável… e era previsto algo assim, de um neófito!!!! Abraço!!!!

  7. 100% de acordo

    Concordo plenamente.

    Zé Ricardo é um estagiário de técnico.

    Se for listar a quantidade de equívocos absurdos cometidos por ele, daria uma lista telefônica.

    O Flamengo perdeu a Libertadores por causa dele, é inequívoco. Tirou Gabriel e Berrío que, conquanto não estivessem brilhantes, também não estavam comprometendo. Colocou Rômulo e Mateus Sávio, péssimos, inócuos, atraíram o time adversário para dentro de seu campo.

    A derrota foi sacramentada quando tirou Everton para por um zagueiro. Aí ele já não estava chamando o time adversário para seu campo, mas para sua área.

    O Flamengo perdeu merecidamente e, enquanto tivermos um estagiário de técnico, não vamos ganhar nada significativo.

    Ontem mesmo pôs o fraquíssimo Mateus Sávio, que basicamente errou tudo que tentou. Já não bastasse o que fez na Libertadores, ainda põe novamente o cara que obviamente não tem futebol para estar no Flamengo.

    P.S.: só para corrigir, quem entrou no lugar do Diego foi o Cuéllar. Alan Patrick entrou no lugar do Gabriel, a defesa do Palmeiras cochilou e saiu o gol.

    1. Pois é….. estagiário de
      Pois é….. estagiário de técnico para um clube da grandeza do Flamengo…. Uma aposta insana! Abraço!!!!

  8. Idiotas…. Vão aprender
    Idiotas…. Vão aprender sobre futebol antes de escreverem sobre o mesmo, bando de torcedor de momento… Parece mulher com tpm onde o humor muda repentinamente… Zé Ricardo vem fazendo um trabalho excelente !
    Enfim… Bando de ZE MANES !

  9. Quantas bobagens

    Nesta partida com o Palmeiras o Zé Ricardo colocou foi Cuellar no lugar de Diego. Ele precisava guardar a defesa. Diego tem menos papel em descer do que Gabriel, opção mais óbvia. E acertou, empatando o jogo com 10 jogadores. O próprio Diego, na hora contrariado, depois entendeu e elogiou o técnico. Este tipo de irascível e nada racional análise sobre o técnico foi responsável pelo ainda recente entra e sai de técnicos no Flamengo Entre tantos, Luxemburgo e sua empáfia, Cristóvão com suas inexplicáveis substituições e Dorival, um técnico mediano que ganhava R$ 700 mil e não aceitou ter seu salário reduzido, pedido da diretoria que assumia e colocava ordem nas contas. O Flamengo melhorou muito com a entrada do Zé Ricardo, basta ver os números. E é a equipe que tem que ser mexida. Berrío, que vc elogia, corre muito e não sabe o que fazer com a bola. Com o São Lourenço não acertou nada. Mancuello não tem regularidade. Vamos nos acalmar e esperar. Vem aí Conca, o menino Vinícius Jr até o ano que vem, e todos com Zé Ricardo, uma das boas revelações do futebol brasileiro.

  10. Só faltou dizer o nome de um

    Só faltou dizer o nome de um técnico melhor que o Zé Ricardo pra dirigir o Flamengo?

    Quem vc quer: Luxemburgo, Parreira, Felipão, Oswaldo de Oliveira, Marcelo Oliveira, Joel Santana, Celso Roth, Rogério Micale, Wagner Mancini, Doriva, Eduardo Baptista, Rogério Ceni (perigando cair do São Paulo)?

    Tem coragem de trocar o Zé Ricardo por algum desses técnicos que estão aí disponíveis???

    Então vamos continuar ganhando, apesar do técnico. Uma hora ele aprende.

    É preciso reconhecer a importância tática do Berrio, apesar de suas limitações técnicas.

    E o que falta ao Flamengo é um artilheiro. Pq o time está cheio de atacantes que não fazem gol. O dia que esse cara chegar, o Zé Ricardo pode errar ainda mais nas substituições que ninguém vai ligar.

    Agora, o missivista reclama do banco pro Macuello. O argnetino teve todas as chances possívies e imagináveis no começo da temporada. Começou bem e depois caius de produção. E caiu muito.

    SRN

    1. Abel Braga andou disponível
      Abel Braga andou disponível antes do Fluminense contratá-lo, teria sido uma das opções viáveis…..

  11. Ai que dor, que dor, que dor!

    É muita dor!

    Mais uma vergonha do “mais querido”.
    Pois é… De Libertadores, em Libertadores, o simpaticíssimo coleciona humilhações e desastres sem fim…

    Mas, a empáfia, esta continua inflada, como sempre…

    Lascar a lenha no técnico, sem reconhecer que o time é mediano… Ora, ora, o que esperar dos urubulinos?

    Enquanto isso, o Botafogo passa… Por aqui.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador