Um elenco valioso nem sempre garante bons resultados, por João Sucata

Por João Sucata

O site alemão Transfermarkt  faz anualmente uma avaliação dos elencos dos principais times do mundo. Como não poderia deixar de ser, Real Madrid e Barcelona ocupam os primeiros e segundo lugar, seguidos de Bayern de Munique e Manchester United. Parece haver equívocos, pois o PSG, por exemplo, que não está entre os dez primeiros, tem um elenco espetacular, mesmo tendo perdido Ibrahimovic para o Manchester, o que mais gastou em reforços este ano.

Relevante dizer, no entanto, que todos os times do Brasileirão juntos estão avaliados em pouco mais de 800 milhões de euros, enquanto os quatro grandes acima valem mais de 500 milhões de euros, individualmente. O Real Madrid acumula mais de 700 milhões de euros.

Assim é porque compram todos os talentos que aparecem pelo mundo, fazendo verdadeiras seleções mundiais. Evidente que assistir a jogo desses times é muito diferente de ver os brasileiros maltratando a bola. Logo que aparece um Neymar, Gabriel Jesus ou qualquer outro craque, ele é adquirido por um time europeu. O mesmo acontece na Argentina, Colômbia, Coreia, Zâmbia etc. A tendência é campeonatos como o inglês, o alemão e o espanhol, terem assistência mundial, receberem fortunas da tv e patrocinadores. Os clubes usam essa grana toda para voltarem ao mercado mundial e comprar novos craques. Um círculo virtuoso que não será fácil quebrar. Também no futebol somos subdesenvolvidos.

Quanto ao Brasileirão, estes são os cálculos de avaliação dos elencos pelo tal site:

1º Palmeiras – 76,4;

2º Cruzeiro – 75,5;

3º – São Paulo – 63,9;

4º – Atlético-MG – 63,4;

5º – Inter – 62,9;

6º – Corinthians – 61,8;

7º – Flamengo – 61,6;

8º – Grêmio – 59;

9º – Fluminense – 58;

10º – Santos – 55,5;

11º – Atlético-PR – 48,9;

12º – Sport – 25,7;

13º – Coritiba – 24,7;

14º – Figueirense – 19,3;

15º – Botafogo – 18,5;

16º – Ponte Preta – 18,4;

17º – Vitória – 16,4;

18º – Chapecoense – 16,1;

19º – América-MG – 10,5;

20º – Santa Cruz – 7,7.

Ibrahimovic ganha por mês quase tanto como o valor integral do time do Santa Cruz.

Note-se que pelo valor dos elencos brasileiros, Cruzeiro, São Paulo e Internacional deveriam estar melhor classificados. Mas serve de consolo ver o Manchester, o time que mais investiu na inglaterra, estar em quinto na tabela. Por outro lado, o Palmeiras, time tradicional no Brasil,  chegou a ter elencos anos atrás que não mereciam os 7,7 milhões de euros do Santa Cruz, ou 1% do que vale o do Real Madrid. Outra conclusão, pois, é que a administração de um clube tem tanto valor como seus jogadores.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. um….

    Caro sr, o SPFC é o que o futebol brasileiro deveria ser. Está acima de qualquer comparação possível na América. Futebol é alternãncia senão perde a graça. Pelo pecado da superioridade temos que aguardar os retardatários, clubes mais lentos se aproximarem. Até porque o fax da CBF queimou, o dono morreu e o genro sumiu. O futebol foi dividido em estruturas de poder, pouco corruptas como o FBI deixou claro, com seleções sendo o protagonismo da brasileira, administrado pela lisura da CBF e pelos clubes dividindo os despojos na Europa. Mas não se engane, quanto mais se mexer com o produto “futebol”, em qualquer parte do Mundo, mais a coisa fede. Na Europa só esta melhor empacotado. 

  2. Contratações milhonárias

    Também desvalorizam.

    Bom, ao meu ver,  é quando os nomes do time principal vem da base.

    Mas em tempos de pré-contratos de exclusividade com ilibados empresários FIFA feitos até na porta de entrada da escolinha de futebol franqueada o bicho (que não é aquele recebido por vitória) pega!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador