Brexit: Reino Unido conta com Alemanha para alcançar plano B

Angela Merkel se dispôs a ajudar primeira-ministra Theresa May na construção de plano de saída britânica da União Europeia  
 
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
 
Jornal GGN – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel irá apoiar a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, na proposta que irá apresentar nesta segunda-feira (21) para o Brexit.
 
Este será o plano B à saída britânica do Reino Unido. A primeira proposta foi recusada por 432 votos a 202. Uma derrota governista recorde. 
 
Segundo informações da RTP, emissora pública de televisão de Portugal, a Alemanha apoia a possibilidade de extensão do artigo 50, sobre o período para o país que pede saída do bloco apresentar as regra do final de acordo. O período expira neste ano. 
 
Em 2016, 51,9% da população do Reino Unido decidiu pelo Brexit, termo abreviação de “britain exit” ou, em português, “saída britânica” da União Europeia. Na ocasião, a maioria esmagadora da população de Londres, Escócia e Irlanda votaram contra a saída. Mas o interior conseguiu prevalecer na disputa. 
 
O resultado levou o então primeiro-ministro, David Cameron, a renunciar. O governo do Reino Unido é hoje composto pelas lideranças mais comprometidas com a saída do pacto entre 27 nações europeias. E, para cumprir o artigo 50 do Tratado de Lisboa, têm até o dia 29 de março para apresentar as medidas de separação contendo, por exemplo, como serão as relações entre os britânicos e a UE no pós-Brexit. 
 
 

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome