Caminhão-bomba explode durante cessar-fogo na Síria

Nenhum grupo assumiu até o momento autoria do atentado que deixou dezenas de mortos em mercado de Azaz 
 
Jornal GGN – Um caminhão-bomba explodiu em mercado de Azaz, cidade do norte da Síria, deixando dezenas de mortos. Segundo informações da Agência Ansa, o número de vítimas fatais ainda não foi confirmado, mas o Observatório para os Direitos Humanos estima 43 mortos, enquanto a emissora Al Manar, do grupo Hezbollah, fala em 60 pessoas mortas e 150 feridas. 
 
Até o momento nenhum grupo assumiu a autoria do atentado, porém as autoridades desconfiam que tenha sido planejado pelo Estado Islâmico, que tenta tomar o controle da cidade desde 2013. Azaz fica a 50 quilômetros de Aleppo, e a 10 quilômetros da Turquia e vem recebendo um grande fluxo de pessoas desde a assinatura do cessar-fogo entre o governo de Bashar al-assad e grupos rebeldes, que entrou em vigor no dia 30 de dezembro, após acordo intermediado por Rússia, Turquia e Irã. A proposta prevê, ainda, um acordo definitivo de paz no dia 23 de janeiro.
 
*Com informações da Agência Brasil
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para contextualizar a próxima ofensiva de Israel contra o Hamas

    http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2017/01/08/caminhao-atropela-multidao-e-deixa-ao-menos-4-mortos-e-10-feridos-em-israel.htm

    Ataque com caminhão deixa ao menos 4 mortos em Israel; Hamas assume autoria

    5 Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas neste domingo (8) depois que um caminhão avançou contra um grupo de soldados em Jerusalém Oriental, confirmou a Estrela de Davi Vermelha (equivalente à Cruz Vermelha), segundo a imprensa local.

    O grupo palestino Hamas assumiu a autoria do ataque. O porta-voz do grupo Abdul-Latif Qanou qualificou o ato como “heroico” e incentivou outros palestinos a “aumentar a resistência”.

    As Brigadas Ezzedin al Qassam, a ala militar do Hamas, disseram que o autor do ataque, Fadi al-Qanbar, “havia sido solto de um presídio israelense”. O chefe da polícia israelense, Roni Alsheich, no entanto, informou apenas que o motorista era de uma região árabe no leste de Jerusalém e tinha licença para dirigir.

    Entre os mortos estão três mulheres e um homem, todos na faixa dos 20 anos, segundo os médicos no local. Eles foram atropelados enquanto desembarcavam de um ônibus.

    Uma testemunha disse que depois de avançar sobre as pessoas, o caminhão voltou de ré sobre as vítimas. Alguns feridos ficaram presos debaixo do veículo após o fato ocorrido em uma área para pedestres perto do assentamento de Armon Hanatziv, acrescentaram as equipes de emergência.

     

    Ronen Zvulun/ReutersSoldados atiraram e mataram o motorista do caminhão

     

    A polícia israelense informou que o motorista do caminhão foi morto por soldados do grupo que foi atacado. “É um ataque terrorista”, disse Luba Samri, porta-voz da polícia de Israel a uma rádio local.

    O caso acontece mais de um ano após uma onda de ataques com armas, facas e atropelamentos contra Israelenses, em outubro de 2015. Segundo autoridades, o número de ataque vem caindo, mas não acabaram de vez.

    Outros ataques com caminhões

    Em dezembro, um motorista invadiu uma feira de Natal em Berlim, na Alemanha, com um caminhão e atropelou dezenas de pessoas. Pelo menos 12 morreram. O ataque foi reivindicado pelo grupo terrorista EI (Estado Islâmico).

    Em julho, outro atropelamento com um caminhão deixou mais de 80 mortos em Nice, na França, durante as comemorações do Dia da Bastilha. 

    (Com agências internacionais)

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador