Para autoridades russas, o ataque americano aumentará escalada nuclear do Irã

Dmitri Trenin, um importante especialista em política externa russa e chefe do Moscow Carnegie Center, disse acreditar que o assassinato de Soleimani aumentará ainda mais as tensões no Golfo Pérsico.

Do Moscow Times

Os EUA mataram na sexta-feira o major-general iraniano Qassem Soleimani, chefe da elite Quds Force e arquiteto da crescente influência militar do Irã no Oriente Médio, em um ataque aéreo no aeroporto de Bagdá.

Soleimani, que liderou o braço estrangeiro da Guarda Revolucionária e desempenhou um papel fundamental nos combates na Síria e no Iraque, adquiriu status de celebridade em casa e no exterior.

Em uma reação à morte de Soleimani, Iran ‘s líder supremo aiatolá Ali Khamenei jurou vingar dura.

“Trata-se de uma notícia muito difícil, uma precursora de novos confrontos entre americanos e xiitas radicais no Iraque”, disse o senador Kosachev, presidente do comitê de relações exteriores do Conselho da Federação Russa, em entrevista à RIA Novosti News. Agência.

“Mas ficarei feliz em provar que estou errado, porque as guerras são fáceis de começar, mas muito difíceis de terminar”.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse na sexta-feira que o assassinato de Soleimani aumentaria as tensões no Oriente Médio, informou a RIA.

“Consideramos o assassinato de Soleimani como resultado de um ataque de míssil americano na vizinhança de Bagdá como um passo ousado que levará a um aumento da tensão em toda a região. Soleimani foi dedicado a proteger os interesses nacionais do Irã”, citou o Ministério das Relações Exteriores da RIA. como dizendo.

Kosachev também postou em seu Facebook que acreditava que os EUA haviam “bombardeado” todas as esperanças de controlar o programa nuclear iraniano e que Teerã poderia agora avançar com a criação de armas nucleares, “mesmo que não estivesse planejando fazê-lo antes. . ”

Dmitri Trenin, um importante especialista em política externa russa e chefe do Moscow Carnegie Center, disse acreditar que o assassinato de Soleimani aumentará ainda mais as tensões no Golfo Pérsico.

“ O assassinato de Soleimani não impedirá o Irã. O mais provável é que a situação se intensifique ainda mais na região, começando com o Iraque ”, disse Trenin no Twitter.

A Rússia e o Irã foram os principais aliados do presidente sírio Bashar al-Assad durante a guerra civil do país. Os dois países, juntamente com a China, realizaram exercícios navais conjuntos no final do mês passado no Oceano Índico e no Golfo de Omã.

A Reuters contribuiu para este artigo.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador