Reino Unido pode desistir de sair da União Europeia; entenda

Segundo pesquisa YouGov, 49% dos britânicos acham Brexit um erro; 64% são favoráveis a um novo referendo
Primeira-ministra britânica recebe moção de desconfiança e enfrenta maior desfio da carreira política. Foto Pública: Jay Allen
Jornal GGN – A saída da União Europeia está sendo mais complicada do que os britânicos esperavam, quando em votação apertada em junho de 2016, 51,9% da população se decidiu a favor do Brexit, termo abreviação de “britain exit” ou, em português, “saída britânica”.
Nesta quarta-feira (15) a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, submeteu ao Parlamento um acordo de divórcio com a União Europeia, para cumprir mais um passo do artigo 50 do Tratado de Lisboa, sobre a saída de um país do bloco.
Mas o acordo de May, incluindo o detalhamento de como seriam as relações entre Reino Unido com a UE no pós-Brexit, foi rejeitado por 432 parlamentares, contra 202 votos a favor. Uma derrota governista recorde. O resultado gerou uma moção de desconfiança do seu governo, que está em votação desde as 10h da manhã (horário de Brasília) e deve terminar por volta das 18h.
Se a maioria dos Parlamentares der o “voto de desconfiança” hoje, o legislativo terá 14 dias para conceder um voto de confiança a outro acordo produzido pelo governo ou outros partidos. Se o atual governo continuar sob moção de desconfiança, o Reino Unido irá adiantar de 2022 para este ano as eleições gerais escolhendo novos representantes da Câmara dos Comuns. Em suma, o Brexit está gerando uma crise institucional.
Segundo informações da BBC Brasil, a previsão, no entanto, é que May irá superar a moção de desconfiança nesta quarta, mas a maneira como se dará a saída do país a UE ainda é uma incógnita.
Se o governo superar a moção de desconfiança, um dos caminhos para estruturar a saída da UE é fazer um segundo referendo  e ver se a população mudou de ideia. Mas isso exigirá mais prazo da União Europeia. O Reino Unido tem até o dia 29 de março para entregar o acordo de separação.
Até lá, o governo terá que submeter ao Parlamento a aprovação de uma nova legislação com as regras de um novo referendo, aprovada por uma comissão eleitoral para, só então, realizar a segunda votação popular.
Especialistas da área constitucional da Universidade de College de Londres disseram à BBC que o prazo médio para todo o trâmite é de 22 semanas.
Uma pesquisa feita em dezembro pelo YouGov mostrou que 49% dos britânicos acham que a saída da UE foi um erro. Outro levantamento feito pelo mesmo instituto apontou que 64% dos eleitores são favoráveis a um novo referendo.
O governo e o Legislativo do país têm, entretanto, a possibilidade de permanecer na União Europeia, simplesmente cancelando a decisão popular, graças a uma porta aberta deixada pelo Tribunal de Justiça da União Europeia.
Em dezembro, a Corte determinou que um país pode frear o processo de saída a qualquer momento, antes de 29 de março, cancelando o artigo 50 do Tratado de Lisboa unilateralmente. Até então, somente uma decisão envolvendo os outros 27 países do bloco poderia cancelar a força desse artigo.
Mas essa é uma possibilidade reduzida, considerando que a maioria dos governistas chegaram ao poder comprometidos com o Brexit. Para ler a matéria da BBC Brasil na íntegra, clique aqui.
Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Brasil bate recorde do século com mais de 1,7 mil mortes por dengue confirmadas este ano

País soma 3.809.060 registros de casos prováveis de dengue, com 50.223 novas infecções registradas em…

31 minutos ago

Secretário do Ministério da Fazenda detalha novo programa de crédito para MEI ao GGN; assista

Guilherme Mello falou ao jornalista Luís Nassif sobre a iniciativa que pretende reestruturar o mercado…

2 horas ago

ONU denuncia com “horror” descoberta de valas comuns nos arredores dos hospitais de Gaza

Valas comuns levantam preocupações sobre possíveis crimes de guerra. Vítimas foram encontradas com mãos amarradas…

2 horas ago

Folha encomenda pesquisa que equipara lulistas e bolsonaristas no terraplanismo

Lançando mão de um recorte eleitoral inédito, Folha escreveu que "Bolsonaristas e lulista empatam no…

3 horas ago

Mais um show de Alfredo Dias Gomes, por Aquiles Rique Reis

Eis um Tributo a Elvin Jones. O enlevo pelo estilo desse baterista é tamanho que…

3 horas ago

Como judeus antissionistas da América Latina se posicionam contra a guerra de Israel na Palestina

Coalizões de judeus pró-Palestina na Argentina, Brasil e México se consolidaram após 7 de outubro

3 horas ago