Alckmin, Cabral e imprensa travam a falsa “guerra da água”

nivel1

A Folha e o Estadão trazem matérias sobre a preocupação de que a “guerra pela água” entre os estados de São Paulo  e Rio de Janeiro se agrave e vá parar na Justiça.

Não vai, a não ser como expediente político.

O problema do abastecimento de água de São Paulo não é para daqui a três anos, quando – com otimismo – poderia ficar pronta a tal captação de água do Rio Paraíba do Sul.

É para agora, já.

Mesmo com as “contas de chegar” que a Sabesp faz para ganhar 0,1 ou 0,2% no volume de água do Sistema – somando a capacidade de um “reservatório” que não pode suportar mais que um dia de fornecimento à cidade, o valor oficial da reserva de volume baixou para 13,8% (ou 13,7%, segundo a Agência Nacional de Águas)

Sem contar a tal “caixa de passagem”, o Sistema Cantareira tem 13,5% de capacidade e seu principal reservatório – 83% do total – está reduzido a 6,6% de seu volume e nem mesmo há certeza que, abaixo de 5%, o túnel que retira dele a água possa funcionar perfeitamente, porque a lâmina d’água sobre a defesa da tomada de captação – veja na foto como é, numa das quatro das seis tomadas que já estão secas – pode não oferecer vazão suficiente para o enchimento total do seu volume.

O esvaziamento deste reservatório está mais acelerado porque a Sabesp resolveu “reforçar” o reservatório do Atibainha, de onde vai bombear água quando o sistema não tiver mais o que transportar por gravidade para a Elevatória de Santa Inês, que manda água para São Paulo.

Não há uma matéria nos jornais sobre o andamento destas obras, nem sobre qualquer estudo sobre a qualidade da água de fundo do reservatório, cuja carga de algas já obrigou, diversas vezes, a aplicação de sulfato de cobre para torná-la adequada á estação de tratamento do Gargaú.

Natural: os jornais de São Paulo estão preocupados com a “guerra” forjada por Alckmin para amenizar a responsabilidade de governos que, há 20 anos, não investem em aumento na reservação de água para a Grande São Paulo.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alkmin, Cabral e a midia provinciana iniciaram

    o campeonato nacional de Boçalidade Explicita. Os especialistas acenam para um empate de altíssimo nível (na boçalidade obviamente).

  2. Eu da minha parte deixei de

    Eu da minha parte deixei de economizar (mais) água, eu que sempre usei com muita complacência, pois cresci no interior e naqual época, água da rua em casa era só de madrugada. Quero que o alquimista sofra mesmo (muito embroa eu também vá sofrer, mas já estou acostumado) a maior falta dágua,, de sorte bem no meio da copa (apesar que ai o pig vai falar que é culpa do lula). São Paulo merece isso mesmo, a imprensa que tem e o (des)governador que elegeu! Enquanto isso essa imprensa nogenta especula denúncia requentada, e a bolsa sobe porque aumentou (aumentou) a rejeição a presidenta! Arre égua (água)!

  3. VAMOS REZAR

    Mandei um projeto para o governo de SP, para ajudar os amigos paulistanos economizar água nessa seca. O governo passou para a SABESP responder, mas até agora nada. Acho que pela demora da SABESP os paulistas, infelizmente vão sofrer com a seca. 

  4. Esperem e verão…

    Quando os reservatórios secarem completamente e o gov. do estado precisar importar água, vão culpar a população dizendo: “desde novembro já era prevista uma situação de seca, mas o consumo continuou o mesmo. As pessoas usaram água demais em um período seco.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador