Alckmin promete bônus a médicos que aceitem atuar na periferia

Jornal GGN – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (18), que médicos e profissionais da saúde que optarem por trabalhar em hospitais de difícil acesso receberão uma bonificação, nos moldes do Mais Médicos. No entanto, não soube dizer de quanto serão essas bonificações e quando elas começarão a ser pagas.

“Isto está sendo definido pela Secretaria de Gestão. Vamos mandar o projeto para a Assembleia legislativa nos próximos dias”, disse Alckmin. “Criamos uma gratificação de acessibilidade. Onde há dificuldade de contratar médicos vamos ter gratificação, por exemplo, em Ferraz de Vasconcelos, Sapopemba e Guaianases. Serão escolhidos provavelmente 15 hospitais onde temos mais dificuldade”, explicou.

Segundo a matéria publicada no site Rede Brasil Atual, o secretário de Saúde, David Uip, afirmou que a medida não tem relação com o programa Mais Médicos, do governo federal. “O nosso programa é o jeito que o governo do estado entende que tem que tratar os profissionais da área da saúde, com concurso público, salário digno e encargos trabalhistas”, afirmou, sem explicar por que, apesar de há quase duas décadas no comando do Palácio dos Bandeirantes, o PSDB até agora não havia anunciado nada parecido.

A legislação cria três classes para a carreira dos médicos: a primeira voltada para os iniciantes, a segunda para quem já trabalha há pelo menos cinco anos na saúde pública e a terceira para quem já soma mais de 10 anos de serviço. Segundo o secretário, se somadas a bonificação por tempo de trabalho com a de distância, o salário do médico pode chegar a R$ 20 mil.

Jornada de trabalho

O governador estadual sancionou a Lei Complementar n º 1.212, que regulamenta a jornada de trabalho dos servidores administrativos da Secretaria de Saúde. Os 22 mil servidores deverão escolher se farão jornada de 30 horas ou 40 horas semanais, sendo que os que optarem pela primeira irão permanecer com o mesmo salário e os que preferirem a segunda terão um acréscimo de 25% no salário.

“Acredito que a maioria dos técnicos vai optar pelas 40 horas e isso será um grande avanço em pessoal e recursos humanos”, afirmou Alckmin.

O governador anunciou também a criação de 600 vagas para residência médica, porém sem prazos. Metade delas será oferecida em hospitais universitários e na rede estadual e a outra metade em hospitais nas periferias da região metropolitana e do interior do estado e em instituições filantrópicas da área da saúde.

“As vagas serão criadas nas áreas onde mais faltam profissionais: pediatra, neonatologista, anestesista, ortopedista, clinica médica e urgência”, afirmou o tucano. “Esse será é o grande salto de qualidade. Foram criadas muitas faculdades de medicina, mas sem residência.” Segundo ele, atualmente o governo oferece 5.534 vagas de residência, que passarão para 6.134.

Com informações da Rede Brasil Atual

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “No entanto, não soube dizer

    “No entanto, não soube dizer de quanto serão essas bonificações e quando elas começarão a ser pagas”:

    Nao soube dizer quantos medicos tampouco?  Ta na cara que ele ta pegando carona no Mais Medicos!

    Agora eh so contratar…  quantos medicos? 15 medicos?  50?

  2. Ninguém supera tanta cara de pau

    Enquanto o PT, a cada dia que passa vai se desgastando e não mostra o que vem fazendo para o povo em seu horario eleitoral, o PSDB sabe muito bem como fazer. Aliás, porque tem tanta propaganda eleitoral da oposição na TV e quase nada do PT? Alkimim  vai se apropriar do mais médicos, dar um ar de “legittimidade”, enquanto a mídia amiga doura a pílula. Esse pessoal do PSDB sabe mesmo como fazer um limão virar uma limonada. Quando vejo a propaganda do PSDB onde uma mocinha sobre um fundo branco, quase transparente, diz que o governador  Alkimin fez questão de “enquadrar” as empresas que faziam cartel no metrô desviando dinheiro do povo para corrupção e logo em seguida aparace o cara de pau, como se nada fosse com ele… quanta desfaçatez. Daqui a pouco vão jogar todo o escândalo da Siemens e cia ltda no colo do PT. E o pior de tudo, vai colar. Só precisa da mão amiga da mídia. Fácil, extremamente fácil, como diria a música do aecista j quest. 

  3. Caro Nssif e demais
    Mais uma,

    Caro Nssif e demais

    Mais uma, das muitas vezes, as direitas começam a se apropriar, de um projeto que dá um passo em benefício do povo, para chamar de seu e depois conseguir os votos, para prosseguirem nos açoites.

    A direita tem que roubar propjetos  da esquerda e continuar a mentir. Sem a mentira, a direita não consegue se eleger.  

    Saudações

  4. Muito bem!

    Depois de 20 anos de poder, o psdb paulista conseguiu ter uma ideia.

    Mas será que foi o governo federal que os incentivou?

    Esses caras são jenios.

  5. Bobagem, bobagem, bobagem,

    Bobagem, bobagem, bobagem, mil vezes bobagem.

    Afinal, todos sabemos que o problema não é salário ou falta de médicos: o problema é a falta de estrutura.

    Não é Alckmin? Não é CFM?

  6. A fantástica fórmula da

    A fantástica fórmula da administração tucana:

    – Dá para privatizar ? Privatiza.

    – Dá para terceirizar ? Terceiriza.

    Não resolveu ?

    – Dá bônus.

    – Pros professores… Pros policiais… Pros médicos…

  7. Certo, só que o tucanato não

    Certo, só que o tucanato não quer abrir mão da “filiação em massa’ dos médicos da elite “coxinhística” ao PSDB.

    Por isso o secretário bicudo fez questão de frizar que “o nosso mais médicos é menos comunista”. Não tem os escravos da família Castro do programa do PT

    Mas e quando os coxinhas se recusarem a ir porque é muito pouco para sair do centro de São Paulo para lá não sei aonde, tipo Capão Redondo? Vão aumentar as bonificações? Com o dinheiro do Trensalão?

    Acredito que para “não sei aonde” e adjacências irão os escravos dos Castro e as com cara de empregada doméstica do ‘mais médicos e menos coxinhas” do governo federal mesmo. Aguardemos

  8. Ué, só médicos merecem salário digno? Por q nao os professores?

    Salários de até 20.000? Para quantos, 1%? E se fosse verdadeiro, seria um absurdo. Por que médicos devem ser uma categoria divina, à parte de outros profissionais? 

    1. É literalmente uma categoria

      É literalmente uma categoria “divina” como você bem definiu.

      Por puro elitismo, recusam-se a trabalhar no sistema público. Os poucos que se propõem, é para obter experiência, ainda assim por pouco tempo e nem pensar em periferias (subúrbios para que é do RJ). Isto porque não estou falando do semi-árido, Jequitinhonha, fronteiras, etc.

      Um dos grande méritos deste governo foi exatamente deixar isto bem escancarado, e eles (médicos) são tão arrogantes, que foram protestar contra a vinda dos médicos estrangeiros (duvido se fossem alemães, estadunidenses, noruegueses haveria resistência, uma evidência que além do elitismo, ideologia, teve também a matriz racista colonizada) com o argumento que não existem condições de trabalho. Mentira, eles assistem muitos seriados estadunidenses e novelas da Globo e acham que a vida é aquilo mesmo  (até que eles gostariam)

      O que falar das condições de trabalho que vivem os professores nas escolas públicas? se fosse assim, não haveria professores.

       

  9. Os tucanos são realmente “jeniais”!

    “Os 22 mil servidores deverão escolher se farão jornada de 30 horas ou 40 horas semanais, sendo que os que optarem pela primeira irão permanecer com o mesmo salário e os que preferirem a segunda terão um acréscimo de 25% no salário. “Acredito que a maioria dos técnicos vai optar pelas 40 horas e isso será um grande avanço em pessoal e recursos humanos”, afirmou Alckmin.”

    Ou seja, se vc escolhe trabalhar 33% a mais de tempo (de 30h para 40h), seu salário irá aumentar apenas 25%!! Com essa fórmula mágica atraente, os tucanos oferecerão pagar nada para quem trabalhar 24h por dia…

  10. Tem alguns elementos

    Tem alguns elementos importantes nesta notícia:

    Depois do sucesso do Mais Médicos, a água bateu na b*da do psdb, sinal amarelo acendeu, mas já adianto, será um fracasso, por quê?

    O problema do Brasil é que os médicos são oriundos de uma elite econômica (para os padrões brasileiros). Estes médicos, com raríssimas exceções, não querem trabalhar no sistema público, apenas o usam para adquirir experiência e abrirem seus próprios consultórios em bairros considerados nobres/centrais (por que vocês acham que o sistema privado sobrevive mesmo pagando muito pouco para os médicos?)

    Desta minoria que se propõe a trabalhar  no sistema público, por um período relativamente curto, raramente querem ouvir falar em periferias, aliás, muitos nem sabem para que direção dos pontos cardeais se localizam, em geral, por puro preconceito e uma dose de elitismo.

    O Mais médicos foi um sucesso porque quebrou esta espiral, ou seja, a questão não é salarial, mas simplesmente de trabalhar em locais onde não têm shoppings, as pessoas são sofridas, os acessos não são dos melhores, local onde vive 80% dos brasileiros. Como? trazendo médicos principalmente de Cuba! 

    Se este governador tivesse o mínimo de sensibilidade, mesmo copiando, deveria fazer o mesmo.

    Quando servi o exército, havia uma recruta como eu, que havia acabado de entrar em uma faculdade particular de medicina. Ele entrou com uma ação argumentando que ele não podia perder tempo no Exército, já que estava estudando medicina. Pior, um juiz “honestíssmo” deu esta liminar, ele deu linha e pior, o Exército não recorreu, por que também concordava. Quer melhor metáfora? Isto porque já escalaram ele para trabalhar na enfermaria, onde um aluno de primeiro ano de medicina já podia fazer estágio, ainda assim, ele entrou na “justiça”.

    Esse é o Brasil das elites medievais, felizmente estamos vencendo esta guerra, mas as batalhas são sangrentas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador