As estatais, os burocratas e a limonada

Uma lição atemporal sobre investimentos governamentais

Por Brian Hunt

Da Stansberry Research

Traduzido por JNS

Os burocratas das agências governamentais não são incentivados a produzir lucros. Eles não são incentivados a melhorar o valor de longo prazo de um negócio. 

Burocratas são incentivados a gastar todo o orçamento e fazê-lo crescer mais. Isto lhes permite adquirir mais poder e maiores orçamentos para o ano seguinte.

Compare este processo com o do empresário que tem o seu próprio dinheiro investido. Ele vai fazer o seu melhor para manter os custos baixos, em vez de, intencionalmente, estourar o orçamento. Ele vai fazer o seu melhor para contratar apenas os funcionários que ele precisa, em vez de contratar tantas pessoas quanto possível. Ele vai manter um olhar atento sobre o seu fluxo de caixa, ou ele vai falir.

A maioria das pessoas inteligentes sabe que isso é a diferença entre o governo e as empresas. Mas quando se trata de investimento, mesmo em empresas com pequena intervenção governamental, as pessoas perdem a cabeça e fazem fila para comprar ações de empresas estatais ineficientemente geridas. É inacreditável, pois seria melhor fazer parceria com um viciado em crack.

Lembre-se que, se um empresário abrir uma barraca para vender limonada, ele vai trabalhar para si mesmo e terá lucro. Se o governo abrir um ponto de venda de limonada, ele vai contratar uma dúzia de funcionários e vai falir em três meses.

Não interpretem mal: não estou dizendo que você nunca deve comprar ações de uma empresa estatal. Além disso, descartando as mensagens de ódio, nem todo o governo é ruim e nem todos os funcionários públicos são pessoas horríveis.

Mas lembre-se o que acontece com a maioria das agências ou programas de governo. Eles não são administrados para fazer lucro. Eles não são incentivados a manter os custos baixos. Eles são incentivados a inchar de forma ineficiente.

A próxima vez que você pensar “em parceria com o governo” – em comprar ações de uma empresa estatal – lembre-se como o governo funciona.

Você provavelmente vai ter melhor sorte investindo em uma barraca de limonada.

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “A maioria das pessoas

    “A maioria das pessoas inteligentes sabe que isso é a diferença entre o governo e as empresas.”

    É mais que isso: a diferença fundamental é que o cidadão consumidor e o dono são a mesma pessoa. Isso que quer dizer público. Quem compra ações DEVE levar isso em conta; as empresas com participação do governo tem DEVERES para com o público como, por exemplo, garantir a oferta do bem, amortecer oscilações de preços, incentivar conteúdo nacional e outros, e não somente para com os acionistas.

    De tudo que foi dito se deduz que é uma falácia essa de “entregar” a máquina pública exclusivamente para burocratas, “técnicos” e quetais; eles não são “donos” da administração. Por isso que existem governantes, ministros e outros que prestam contas e respondem politicamente ao soberano pelos resultados.

  2.  
    A Privada é criada para o

     

    A Privada é criada para o dono (empreendedor privado), obrar e obter lucros. Isso é o óbvio ululante. Diria o escritor Nelson Rodrigues.

    Enquanto as empresas estatais (em princípio), não são criadas para dar lucro. Ou seja, cumprir tal objetivo é da privada.  Até o néscio da esquina sabe disso.  Ainda que, existam muitas deformidades e descaminhos espalhados mundo afora. Temos, aqui mesmo em pindorama, por exemplo: a Sabesp, maravilhosa deformidade tucana, não sabe coitada, a quem servir.

    Orlando

  3.  
    A Privada é criada para o

     

    A Privada é criada para o dono (empreendedor privado), obrar e obter lucros. Isso é o óbvio ululante. Diria o escritor Nelson Rodrigues.

    Enquanto as empresas estatais (em princípio), não são criadas para dar lucro. Ou seja, cumprir tal objetivo é da privada.  Até o néscio da esquina sabe disso.  Ainda que, existam muitas deformidades e descaminhos espalhados mundo afora. Temos, aqui mesmo em pindorama, por exemplo, a Sabesp, maravilhosa deformidade tucana, que não sabe coitada, a quem servir.

    Orlando

  4. Salada de frutas

    Não entendi qual é a desse texto.

    Vamos imaginar o governo buscando lucro? O que seria feito com o lucro? Seria gasto? Ou seria abatido de eventual (ou certa) dívida? Ou seria poupado? Em alguns anos a dívida seria paga, o governo não teria mais que pagar juros, os rentistas ficariam na miséria e o governo rico, recebendo juros sobre sua poupança? E sem poder gastar, ou usufruir?

    Já sei, emprestaria pra empresas privadas…

  5. é por causa desses fatos que

    é por causa desses fatos que existe a política,

    para direcionar os esforços da sociedade para o bem

    de todos e não de apenas um  ganancioso que só almeja lucros.

    é claro que o cara empreende para obter lucros.

    mas se não houver uma estratégia política que pense toda a socieidade, 

    tudo será permitido e aí só sobra (soçobra?)o capitalismo selvagem…

     

  6. Avaliação incompleta

    Lamentavelmente, o burocrata espera um bom tempo aqui, até aposentar, antes de ir a morar em Miami. Já o empresário privado, que aqui é citado (e ainda “com o seu próprio dinheiro”), já está em Miami.

    O problema do Brasil é que faltam brasileiros de verdade, para ocupar cargos públicos e para ser um empresário brasileiro de verdade. Falta uma enorme tarefa cívica e educacional, que nasce desde uma opção urgente para a meninada, perante essa porra do Pato Donald, que leva para Orlando quase 20 bilhões de dólares todos os anos.

  7. A minha manorada em 1999

    A minha manorada em 1999 comprou 3 mil reais em açôes da Petrobrás…. em 2009 vendeu as mesmas por 45 mil reais (valor aproximados estou dando)… devo conluir que fez um mau negócio comprando açôes de estatal?

  8. Meu prezado, com todo

    Meu prezado, com todo respeito.

     

    Não se iluda com este tipo de quimeras neo liberais. O Estado é a racionalição da sociedade. Sem ele seria o reino das máfias, da lei do mais forte ( e não do mais eficiente ) e da prevalência do conflito em vez da ordem social.  Um ambiente assim não é bom para o povo, nem para o empreendedor pois ninguém investe nem poupa se não tiver garantias de que o seu negócio vai poder funcionar sem problemas e nem que sua poupança não seria roubada sem que se tivesse a quem buscar a justiça.

    Todo estado funciona com burocratas. A eficiência da burocracia estatal depende do grau interação entre o estado e a sociedade, ou seja da DEMOCRACIA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador