Bolsonaro se nega a revelar seu exame do coronavírus

Apesar de afirmar que os resultados deram negativo, o presidente Jair Bolsonaro se negou a divulgar o exame, ao contrário do que foi feito por outros representantes políticos

Foto: Carolina Antunes/PR

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro se negou a revelar o resultado de seu exame de coronavírus. Reportagem do Uol fez a solicitação, justificando que a informação é pública, por meio da Lei de Acesso a Informação e a resposta dada pela Presidência é que o resultado do exame é “sigiloso”.

O pedido da reportagem foi feito no dia 23 de março e respondido esta semana. Bolsonaro esteve em contato com mais de 20 autoridades e políticos que deram positivo ao Covid-19 e viajaram com ele em comitiva de agenda oficial aos Estados Unidos, nos primeiros dias de março.

Nas redes sociais, o mandatário diz que seus exames, feitos duas vezes, deram negativo. Mas ao contrário do que foi feito por outros representantes políticos, como o ministro general Heleno e o governador de São Paulo João Dória, Bolsonaro não divulgou o resultado dos testes para o coronavírus.

A informação integra a transparência dos dados informados pela administração pública do país, estabelecida na Constituição Federal. Entretanto, ao responder ao jornal, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência disse que se trata de “intimidade e vida privada”, o que justificaria negar a divulgação dos exames.

“As informações individualizadas sobre o assunto dizem respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas”, disse ao Uol.

Mais de um episódio levantou as suspeitas sobre o presidente portar o coronavírus. No primeiro deles, no dia 20 de março, em coletiva de imprensa, o mandatário afirmou que “depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar”. Questionado por jornalistas, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, havia dito que os exames são “intimidade do paciente”.

A resposta foi a mesma do diretor do Hospital das Forças Armadas (HFA), aonde Bolsonaro realizou seus exames. Rui Yutaka Matsuda afirmou que o resultado é um documento pessoal e que o envelope chega lacrado do laboratório Sabin.

Mas o Hospital das Forças Armadas foi obrigado a revelar os nomes da lista de contagiados, por determinação da Justiça Federal de Brasília. E omitiu duas identidades da relação de pacientes com coronavírus. Entre os 17 exames realizados, foram entregues somente 15 dos casos confirmados, e entre eles não estava o nome de Jair Bolsonaro.

Depois das polêmicas e do avanço da crise do coronavírus, a Lei de Acesso à Informação chegou a ser suspensa por um decreto assinado pelo mandatário no dia 24 de março, o que foi barrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) dois dias depois.

A Secretaria de Comunicação foi novamente questionada pela reportagem do Uol nesta semana, que insistiu em alegar que se trata de uma informação sobre “a vida privada do senhor presidente, o que deve ser tratado com a devida cautela e segurança institucional”.

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não entendo essa “tara” por saber o resultado do exame do Bozonazzi! Tem uma pessoa física no cargo de presidente, com direito a alguma privacidade. Não faz sentido nem é necessário saber se é positivo ou negativo, não vai mudar em nada! Desconfio que haja “políticos” se dizendo positivo só para posar de herói nas eleições! Vamos pegar o positivo do Boçalnaro e ele dizer: peguei, tomei cloroquina, sou atleta, fiquei curado!
    Talvez seja falta de assunto! Ou dizemos que somos diferentes dos bolsomínions mas não somos nada, somos ramos da mesma cepa! Bom mesmo é destilar veneno e ofensas nas redes “sociais”!
    Tento não ficar olhando muito as “notícias” e o GGN e o Carta Capital ainda são um refúgio contra aquilo que se chama “jornalismo” e “de esquerda”. Muitos são verdadeiros blogs de fofoca sobre qual merda o Bozo e seus bovinos fizeram, pensaram (ou algo que se pareça com isso!) ou excretaram (redundância!).
    Agora vem um monte de teorias sobre a importância de saber o resultado do exame de próstata do presidente… Claro! Também os xingamentos sobre minha “inteligência”! Próximo ato!

    1. Detectado Bozominion disfarçado de progressista.

      Se o Bolsa não contraiu o vírus, não muda nada, mas se ele contraiu…

      Pega na mentira
      Pisa o rabo dela, pisa em cima, bate nela
      Pega na mentira

      Grande Erasmo! Se cuida, Mano, porque te queremos vivo. Portanto, nesses dias coronários, não páre mas praças, não beba nos bares, esqueça os amigos. Haja o que houver, pense nos seus filhos.

      E você, Aldir, não se vá. A Mãezinha vai nos proteger a todos. E vc, MM, não pediu o alvará de partida nem se despediu. Que ingratidão.

  2. Bolsonaro, o ególatra, teria muito gosto de se mostrar imbatível no meio das duas dezenas de companheiros no voo da infecção. Seria a glória histórica, e se mostraria como o verdadeiro ungido, a divulgar o teste, caso negativo fosse e ele o alardearia por todo o sempre. Como não foi negativado, esconde agora, até pela quantidade de crimes e absurdos cometidos estando com a gripezinha. Não é um problema só para ele, pois tem muita cumplicidade por ali. Um dia alguém solta e o Alexandre Frota ao afirmar que ele e a esposa eram os com pseudônimos na lista, disse que se quisessem processar que ficassem à vontade e nem os filhos retrucaram. É a família das coincidências.

  3. “Povo de memória curta, esse é o João” — MillôrFernandes.

    Nassif: tem razão o DaBala. Deixe eu te contar, em primeira mão. Ouvi falar que próximo às AgulhasNegres tem um laboratório secreto dos VerdeSauva. Eles produziram para guerra biológica, contra seu Povo, que outros inimigos não têm, uma cepa do SARS-BolV-18 (número ligado ao Partido), de altíssima contaminação e de alta letalidade. Com este parece queriam eliminar pobres de esquerda, aposentados do INSS (até 3SM), esquerdopatas de todos os quadrantes da terra quadrada e negros com mais de 4,5 arrobas. GueGué adorou plano. E de quebra, o MelianteTogaSuja aproveitou para bolar uma de limpar os presídios daquela classe que ele chama de marginais-inferiores (os superiores ele os guarda em celas privadas). E agora, que vão mandar o Mandetta pra outro planeta, devem indicar aquela dondoca que adora ver paciente pobre no necrotério Ela já disse que vai eliminar essa de ter de dar satisfação de quantos são infectados ou hajam morrido. Relatório? Necureba. . E Jajá, a descabelada do LargoSãoFrancisco, foi descartada para o posto.

    Mas voltando ao atestado, o Ôme do Planalto não quer mostra o exame porque ele apontará que na verdade o CoronaVirus tá tomando um baile do BolsonaVirus. Até o dono do Quintal onde moramos pediu amostra. Quer desenvolver por lá para eliminar hispânicos, asiáticos, negros e aquela parcela de pobres que vivem pedindo coisas pro governo, que nem por aqui.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador