Brasil lidera ranking da transparência

Enviado por alfeu

Do Portal Brasil

Iniciativas de participação social e acesso à informação levaram País a receber da ONU prêmio em gestão pública; Brasil aparece como líder em transparência sobre gastos públicos ao lado do Reino Unido e à frente dos Estados Unidos
 
As medidas de aprofundamento da democracia implementadas pelo governo federal levaram o Brasil a liderar, ao lado dos Estados Unidos, uma iniciativa internacional que difunde e incentiva práticas governamentais relacionadas à transparência, ao acesso à informação pública e à participação social.
 
Lançada em setembro de 2011, a Parceria para um Governo Aberto (OGP, do inglês Open Government Partnership) é um fórum de participação voluntária cujo objetivo é fortalecer políticas nacionais de participação social e transparência, defesa da democracia e respeito aos direitos humanos. A primeira conferência anual da OGP, que reúne 64 países, foi realizada em 2012, em Brasília, sob a presidência dos governos do Brasil e dos Estados Unidos.
 
Um importante reconhecimento internacional veio em 2014, quando o Brasil recebeu da ONU o prêmio mais importante em gestão pública do mundo. O United Nations Public Service Awards foi concedido ao Fórum Interconselhos, iniciativa que estimula a sociedade a opinar e monitorar a execução dos Planos Plurianuais (PPA).
 
De acordo com a ONG Open Knowledge (Conhecimento Aberto), o Brasil lidera o ranking da transparência de dados sobre gastos do governo federal, ao lado do Reino Unido, e à frente de países como Estados Unidos, Dinamarca, Noruega e Alemanha.
 
Ferramentas como o Portal da Transparência ajudam o Brasil a se destacar nessa área. O Portal, que permite ao cidadão pesquisar e fiscalizar as despesas do governo federal, acumula mais de 1,9 bilhão de informações e já chegou a receber 11 milhões de acessos em um único ano (2013).
 
Assim como o Portal da Transparência, a Lei de Acesso à Informação (LAI) é também uma ferramenta eficaz de prevenção e combate à corrupção. Entre maio de 2012, data de promulgação da LAI, e julho de 2015, foram registrados cerca de 290 mil pedidos de acesso a informações. Desse total, 98% foram respondidos. O tempo médio de resposta é de 13 dias.
Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais ou menos, podemos saber

    Mais ou menos, podemos saber sobre os cartôes corporativos, sobre os emprestimos do BNDe$?

    Em tempos de pedaladas fiscais fica dificil sustentar a afirmação do texto.

    1. Estas dizendo que a ONG mentiu?

      Caro Oneide, gostaria de saber se estás afirmando que a Open Knowledge (Conhecimento Aberto) está mentindo?

      Se está, por favor no lugar de mera provocação peço que declare claramente as tuas dúvidas.

      1. Oneide deve ser o suprassumo da ignorância brasileira

        Qualquer tema que aparece aqui demonstrando as qualidades do governo PT, já aparece ele com sua dissertação de duas linhas menospresando este governo e sem qualquer argumento racional. É a irracionalidade pura, a idiotice pura. E parece que não tem vergonha. o que demostra sua total tolice. Parece com um filme de comédia dramática americano, que acho, passou em brancas nuvens aqui no Brasil e até, creio, nos EUA. Os americanos não devem ter gostado. Tem um personagem, gordinho, que queria aparecer na TV de qualquer maneira, mesmo se fosse para ser chamado de idiota. 

        Filme completo sem legenda

        https://www.youtube.com/watch?v=cWf3AugJW4g

         

         

        1. O que nos diferencia é que

          O que nos diferencia é que não acredito em propaganda estatal especialmente do vindo do PT.

          Eu sou cético, você um crente do PT.

          1. Leia o texto otário

            A ONU foi aparelhada pelo PT? Pare, olhe, respire, pense, medite, pense, respire, olhe antes de comentar. Quando não se consegue pensar, respirar e digitar ao mesmo tempo sai estas asneiras que escreve. E olhe, em três linhaS.

        2. Sabe quem é o oneide?

           

          O oneide é o outro nome do Aliança Liberal, que fazia parte da quadrilha tucana que foi desalojada da prefeitura de Canoas (RS), pelo partido dos Trabalhadores.

      2. Transparecer dados falsos não

        Transparecer dados falsos não tem muito valor em termos de transparência.

        Vou dar um exemplo.

        Qual é a divida publica bruta atual, sim você tem acesso  a esta informação, você vai ser informado que é hoje pelos jornais e pelo governo como sendo 2563 bilhões de reais, mas este dado é falso porque o governo mede de forma “diferente” dos outros países não leva em conta a divida publica em mãos do BC, o dado real da divida é 3707 bilhões.

        O governo tem uma justificativa, mas você não sabe normalmente que a divida é mensurada de forma diferente, a propaganda as informações são baseadas neste dado “falso”, você vai lá e compara com outros países, opa o Brasil esta melhor que o país X, mas esta fazendo isso com um dado modificado.

        .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador