Corregedoria paulista não apresenta conclusões sobre propinoduto do Metrô

Sugerido por Webster Franklin

Do Correio do Brasil

Investigações sobre propinoduto tucano não avançam em São Paulo

A corregedoria do governo de São Paulo já ouviu 23 pessoas, mas ainda não apresentou nenhuma conclusão sobre a atuação das empresas do grupo ou seu envolvimento com funcionários públicos no escândalo do cartel formado pelas empresas multinacionais Alstom e Siemens. As investigações, que não têm prazo para terminar, segundo o governador paulista, Geraldo Alckmin, serviriam como prova de que o Estado foi vítima das empresas do cartel e agora se empenha para esclarecer como elas fraudaram as concorrências do Estado.

Na véspera, o PSDB abordou o tema em anúncios veiculados nas redes de TV. “Nós queremos toda a verdade, somos o maior interessado nisso. Vou fundo nessa história. Punir os culpados”, afirma Alckmin na propaganda.

Nos depoimentos aos corregedores, a impressão que fica é a de que houve apenas a transferência de mais de R$ 400 milhões para ninguém. Os investigadores não identificaram, até agora, a participação um só agente público envolvido no caso, que ficou conhecido como ‘propinoduto tucano‘, segundo informaram integrantes do governo com acesso à investigação, ao diário conservador paulistano Folha de S. Paulo. Até 30 de setembro, foram ouvidos 12 agentes públicos e ex-funcionários e 11 representantes de empresas.

“A íntegra dos quatro primeiros depoimentos, que foram examinados pela Folha, mostra que os corregedores não foram incisivos. Questionado sobre pagamentos de propina, um empresário ouvido se disse “surpreso” e não foi confrontado novamente. Além disso, duas pessoas que falaram à corregedoria relataram ter feito doações eleitorais, mas os corregedores não perguntaram, por exemplo, quem recebeu os recursos, os motivos da doação ou se houve intermediários”, diz o jornal.

Ainda de acordo com o texto, “um mês depois do início da investigação, o governo criou um grupo externo, com representantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil, para acompanhar a apuração da Corregedoria. Integrantes desse grupo sugeriram que todos os funcionários suspeitos fossem afastados durante as investigações, mas a proposta não chegou a ser formalizada. O grupo sugeriu também que os procedimentos se estendessem a todas as licitações das quais participaram a Siemens e outras empresas relacionadas com o cartel”.

O autor da proposta, Claudio Weber Abramo, diretor-executivo da Transparência Brasil, “justificou o pedido dizendo que o parecia equivocado restringir as investigações apenas aos cinco projetos citados pela Siemens. A proposta, porém, foi rejeitada pela Corregedoria, que considerou necessário limitar seu alcance, pois havia ‘risco de não se conseguir analisar o material em prazo razoável”, acrescenta.

Segundo o advogado Vicente Bagnoli, membro do grupo, em defesa da Corregedoria, afirmou que “o tempo que a sociedade gostaria não é o tempo do processo, mas o trabalho está sendo feito”.

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como era de se esperar o MP

    Como era de se esperar o MP de São Paulo está “dominado”. Com tanta abundância de provas, não se chega a conclusão nenhuma. Se fosse o PT o partido envolvido, a essa altura já teriamos os culpados, uma CPI e varias prisões realizadas……………

  2. Vamos dar um desconto: usaram

    Vamos dar um desconto: usaram toda a capacidade de ilação e “análise” de provas no mensalão do PT. Esse MP é mesmo um monstro, totalmente aparelhado pelo tucanato. Não vai dar em nada. 400 milhões para ninguém…

  3. Ninguém

    No jogo de truco nos fins de semana, costumo dizer que eu sou ninguém. Já que eu sou ninguém e não tive os 400 milhões depositados na minha conta, então quero protestar!!

  4. Tive  oportunidade de

    Tive  oportunidade de trabalhar  em empresa fornecedora do Metro-SP e Cptm.  Era voz corrente  ali que ela tb colaborava com algum , e  relativamente significativo algum, para a  montadora de vagoes francesa  que a subcontratava. E que isso era  parcela de um xis apenas imaginado em cada contrato, e que ia para a alta diretoria das duas empresas estaduais de transporte.  E quiçá de secretarias de Estado respectivas. Eu disse apenas q era voz corrente,  niente piú.

     

  5. Não vai dar em nada.
    Sempre

    Não vai dar em nada.

    Sempre que qualquer falcatrua tucana, Demo, ou coisa parecida é descoberta não avança nada.

    Este é o país da impunidade…. dos grandes!!!

    Privataria tucana de 90, FHC, Serra e Esposa??? Bobagens do PT que só quer revanche!

    Mensalão tucano???? Bobagem…. mais uma invenção petista!

    Arruda, Demóstenes, e outras ratazanas???? Coisa do passado e os partidos “éticos” já eliminaram o câncer, dizendo para o povo que eles não trabalham mais para os “partidos éticos”. Então… tudo resolvido!

    Daniel Dantas??? Quanta bobagem!!! ele só estava trabalhando e, óbvio, ganhando dinheiro honestamente!!! No STF será sempre liberado!!! Tem gente que adora emissão de HC s para bandidos.

     

     

  6. Se até a Folha estranhou a

    Se até a Folha estranhou a indisposição dos corregedores, é provável que o tucanato tá bem pior do que parece.

    O Alckmin foi surpreendido por um caso de corrupção, que era de  conhecimento público há 6 anos

     Conta outra.

    Pôxa, 400 milhões roubados (provavelmente é bilhões) e não descobre os larápios.

     

     

     

  7. Cortina de fumaça

    Essa comissinha tem por finalidade descobrir os documentos que estão com o Cade para que possam armar a estratégia de defesa ,há 3 semanas soltaram o” balão de ensaio” de que os vazamentos eram seletivos aos politicos do PSDB(como se outros partidos tivessem governado SP )devido o fato do atual gestor do Cade já ter trabalhado para petistas(como se isso fosse crime!),fato esse que gerou até uma nota de mea culpa por parte da SIEMENS.

    Devido a sua importância econômica o estado mais rico da federação, que é admiinistrado pelo mesmo grupo politico debandado do PMDB desde 1982 com Franco Montoro,deveria exibir exemplos de politicas publicas inovadoras e eficientes, mas em vez disso SP mostra equivocos e mais equivocos em suas politicas publicas , em qualquer pasta ,educação , transportes, segurança publica, industrial,há exemplos de inovação e competência administrativa em outros estados da federação tudo isso com a blindagem de uma imprensa em que editorialistas dizem que “esses politicos não podem ser investigados, senão o sistema democratico corre perigo”.

  8. ….  parece q pegaram o

    ….  parece q pegaram o caminho mais longo para chegar a uma conclusao.

    q tal começar pela auditoria da contabilidade das empresas envolvidas.  se elas mesmas denunciaram o fato td estah registrado na contabilidade.

    eh soh querer acertar no foco.

  9. Pois é esse é o primeiro caso

    Pois é esse é o primeiro caso de corrupção que os proprios envolvidos colaboraram com documentos depoimentos etc e mesmo assim não conseguem ver a montanha diante do nariz, e milhões depois de mais de vinte anos? Bota bilhões aí.

  10. A senha foi dada pelo estado

    A senha foi dada pelo estado maior do tucanato (Alckmin e Serra incuídos):

    Chafurdem, dissimulem… até que a prescrição se apresente.

  11. Eles não são bestas

    E eles lá são bestas para morderem as mãos dos que os colocaram lá e os alimentam?

    O mundo já puniu a roubalheira, mas São Paulo pertence ao mundo tucano, o do fim do mundo, e esse caso se ficar só na justiça de São Paulo não vai dar em nada…

    Um abraço. 

  12. Não vamos nos precipitar. O

    Não vamos nos precipitar. O MP, sempre em defesa dos homens de bens e de bico grande, já descobriu que os possíveis beneficiários foram abduzidos por estranha nave espacial, segundo relatos da NASA, CIA e FBI, baseados nas escutas promovidas pelos EUA. O MP aguarda maiores informações para arquivar/ encerrar/deletar as investigações, o processo, as notícias. 

  13. Destaco a frase: ““o tempo

    Destaco a frase: ““o tempo que a sociedade gostaria não é o tempo do processo”. Tucano é mesmo bom de bico. No “mentirão”, perdão, “mensalão”, não era isso o que diziam…

     

  14. Por quê será?

     

    Antes de assumir a presidência da Corregedoria Geral da Administração do Estado, órgão que coordena em São Paulo as investigações sobre a formação de cartel em licitações do Metrô, o advogado Gustavo Ungaro, de 38 anos, fez uma carreira meteórica em gestões tucanas no Estado e em Brasília. Ele já era um quadro da juventude do PSDB quando, em 1993, encabeçou a chapa Partido Acadêmico, que desbancou o PT do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP. Depois de formado em 1997, foi trabalhar na Secretaria de Justiça, onde acabou como secretário Adjunto. Em Brasília, trabalhou com José Carlos Dias no Ministério da Justiça de FHC.

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,estamos-fazendo-a-conta-do-prejuizo-do-cartel-diz-corregedor-de-sao-paulo,1081553,0.htm

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador