Dilma faz defesa do decreto sobre conselhos populares

Da Folha

Dilma se diz ‘a favor da consulta’ e do decreto sobre conselhos populares
 
TAI NALON
SOFIA FERNANDES

A presidente Dilma Rousseff fez nesta quinta-feira (5) uma defesa de seu decreto que obriga a realização de consultas públicas em órgãos do governo.

Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado Conselhão, ela afirmou, diante de uma plateia de ministros, empresários e técnicos do governo, ser “a favor da consulta, a favor da participação” e de ouvir “todos os segmentos”, porque “muitas cabeças pensam mais do que a cabeça do Executivo”.

O decreto presidencial, publicado na semana passada, determina que sejam criados conselhos populares e que sejam feitas conferências e audiências, entre outras formas de diálogo, para a realização de consultas públicas antes de decisões de órgãos do governo sobre temas de interesse da sociedade.

Nesta semana, diversos partidos assinaram pedido de urgência no Congresso para tentar derrubar o decreto por meio de novo projeto de decreto legislativo. As siglas dizem temer o aparelhamento político dos conselhos.

“Esse é um processo que tem um tempo e mostra o papel importante que o conselho tem no processo de formulação de políticas no Brasil”, disse Dilma a membros do Conselhão –criado com o objetivo de criar uma interlocução entre governo e empresariado.

“E nada comprometendo o papel do Legislativo. São papéis diferentes. O Legislativo apoia, aprova, o corpo e da onde a gente tira todas as características do corpo? A gente tira de uma consulta à sociedade. E ela é revista e reolhada pelo Executivo, o que também mostra da nossa parte compromisso com os conselhos e com a consulta”, continuou a presidente.

“Nós somos a favor da consulta, a favor da participação, de todos os segmentos no processo de estruturação das políticas do governo. Muitas cabeças pensam mais do que a cabeça do executivo. É uma convicção que nós temos.” 

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tava pensando em Dilma agora

    Tava pensando em Dilma agora porque tinha que cortar uma madeira assim-assim e saiu errado e agora tenho que comprar outra pra cortar certo.  Culpa dela, claro.

    Anyways…  vai ser uma ironia tao cosmica ver uma presidente centralizadora e mandona instalando conselhos populares a nivel nacional que eu nem te conto…  Em qualquer outro pais ja seria finissima ironia, no Brasil isso a eleva a…

    Ao que?  Heroina?  Lula com unhas?  Maleficent?

    Ou alguem preferiria “melhor e unica presidenta do Brasil”?

  2. O Conselhão começou com muita

    O Conselhão começou com muita pompa e figuras empresariais proeminentes, depois definhou. 

    Alguém se lembra de um só projeto que tenha saído de lá? 

    Os empresários, que compareceram no princípio, sumiram quando perceberam ser perda de tempo e passaram a mandar representantes, que posteriormente passaram a mandar contínuos nas parcas reuniões.

    Era marketing às custas de lideranças empresariais, que não tem disponibilidade para tró ló ló e politicagem.

    Já os tais conselhos sociais e bolivarianos da Dillma tem um objetivo definido: 

    -Encher o governo de pelegos escolhidos a dedo pelo PT. O PT perdeu a interlocução com a maioria dos tais movimentos, foi atropelado pnas manifestações, quando as pessoas que o Novo PT era a Velha Política reciclada. Vai tentar um golpe barato para valorizar os que ficaram em suas mãos.

    Dilma quer escutar a sociedade? Faça informalmente!

    A Dilma não escuta ninguém, e nisto até os petistas concordam, só uma desculpa para aparelhar, aparelhar, aparelhar…

    Cara de pau!

     

     

    1. Seu comentario quase me

      Seu comentario quase me lembrou do chao do meu basement.  O chao do meu basement ta quase nao-sujo.

      Acabou a sua agua, ne?

  3. Achar que conselhos sociais

    Achar que conselhos sociais em repartições públicas (conselhos aliás meramente consultivos, e que por sinal já existem em pleno funcionamento em escolas públicas) vão implantar o comunismo bolchevique, o castrismo cubano ou o bolivarianismo chavista no Brasil são as coisas mais idiotas que tenho ouvido nos últimos tempos. Esse decreto apenas põe em prática o que a Constituição já prevê, no sentido de democratizar a administração pública, dando voz à sociedade. Longe está, muito longe mesmo, de um projeto de democracia direta que suprima o papel do Executivo e do Legislativo. Os que advogam essa tese o fazem ou por desinformação ou por cinismo mesmo. Até porque decretos não tem força de lei, e todos sabem disso. Decretos apenas disciplinam o funcionamento da administração pública em seus diferentes órgãos. Esse é mais um febeapá (festival de besteiras que assolam o país) que os que não tem o que fazer ou o que dizer estão a difundir.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador