Sem revelar áreas afetadas, governo anuncia corte de 10 ministérios

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Luana Lourenço

Da Agência Brasil

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou nesta segunda (24) que o governo vai reduzir o número de ministérios do govero, baixando de 39 para 29 o total de pastas. A medida faz parte de um pacote de reforma administrativa apresentado a ministros durante a reunião da coordenação política com a presidenta Dilma Rousseff.

Os ministérios que serão extintos serão definidos até o fim de setembro por uma equipe do governo. “Nosso objetivo é chegar a uma meta de dez [ministérios]. Existem várias propostas possíveis para atingir essa meta. Precisamos ouvir todos os envolvidos, não tem nenhum ministério inicialmente apontado para ser extinto”, disse Barbosa.

A reforma também inclui cortes em estruturas internas de órgãos, ministérios e autarquias – com a redução de secretarias, por exemplo; a diminuição dos cargos comissionados no governo, os chamados DAS; o aperfeiçoamento de contratos da União com prestadoras de serviços, entre eles de limpeza e transporte; e a venda de imóveis da União e a regularização de terrenos.

O ministro não apresentou a estimativa da economia do governo com as medidas, mas disse que a reforma é necessária para a nova realidade orçamentária do país e vai melhorar a produtividade do governo. “Com o melhor funcionamento da máquina, você vai aumentar a produtividade do governo. É vital e crucial aumentar a produtividade dentro do governo”, disse.

Nelson Barbosa lembra que as medidas da reforma administrativa dependem de projetos de lei, decretos ou portarias para entrarem em vigor.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desmonte do Estado

    Ai ai ai… medaaa desse corte. 

    Vamos aguardar, mas pelo andar da carruagem, só falta cortar “direitos humanos”, “políticas de pormoção de igualdade racial”, “política para as mulheres”, “desenvolvimento agrário”, e por aí vai.

    1. Mas você ainda duvida?

      Não tenho a menor dúvida que serão essas mesmo – talvez tirando o Desenvolvimento Agrário. Mas o corte vai ser por aí mesmo. Algumas vão sobreviver diminuídas como secretarias dentro da estrutura de outros ministérios, mas vai ser em cima das pastas “miúdas” mesmo.

      1. Infelizmente, não tenho dúvida

        Apesar de Levy, Agenda Brasil, ajuste fiscal em cima dos trabalhadores e ‘otras cositas mas”… dia 20/08 estava eu na Cinelândia, de camiseta vermelha e bonezinho do PT, defendendo esse governo.

        Até quando? Não sei… Tá cada dia mais difícil…

        1. temos de tirar o bonè para

          temos de tirar o bonè para vânia, um exemplo exemplar de militância fé cega faca amolada que não foge à luta nem à ordem militante com a força política do defendo, logo existo!, custe o que custar, a ordem unida militante pra frente governo dilma empunhando a bandeira socialista vermelha do poder paratodos (e o tarifaço, em nome da revolução, também…).

          ZÉ DIRCEU FOREVER!

          1. Meu boné

            Assim como eu sou capaz de vestir um boné, eu também tiro quando se torna necessário.

            Já você.. vive com esse penico na cabeça forever!

            PS: e o grau de seus óculos, apesar das lentes grossas, parece estar defasado. Aconselho uma ida ao oftalmologista. Talvez seja o caso de transplante de córnea. 

        2. Gostava muito de ouvir Katia…

          Olá, Vânia, assim como prefiro viver neste tempo de agora grudado com Dilma (Aécio, nunca, Deus nos livre!!!), também lamentava pelas tristezas de Kátia, mas gostava assim mesmo de ouvi-la a cantar: 

          https://www.youtube.com/watch?v=MuPNYgpzUXg

           

          Todo dia ao amanhecer

          Quanto mais tento te esquecer

          Mais me lembro

          Não tem jeito …

          Desde quando eu te conheci

          Nunca mais te tirei daqui

          Do meu peito …

          De que jeito …

          Não está sendo fácil…

          Não está sendo fácil…

          Não está sendo fácil viver assim…

          Você está grudado em mim …

           

          Quando tento me divertir

          Nos lugares que eu quero ir

          Você sempre está …

          De algum jeito está …

          Eu te encontro em qualquer canção

          Você vive em meu coração

          E eu aceito …

          Não tem jeito …

          Não está sendo fácil

          Não está sendo fácil

          Não está sendo fácil viver assim…

          Você está grudado em mim …

           

          Se você ainda quiser voltar…

          Não demora,eu não sei ficar …

          Desse jeito…não tem jeito…

          Não precisa nem avisar…

          Basta apenas você chegar…

          Do seu jeito…qualquer jeito…

          Não está sendo fácil…

          Não está sendo fácil…

          Não está sendo fácil viver assim…

          Você está grudado em mim…

    2. Calma… calma..

      Calma Vânia…

      Dúvido muito que essas bandeiras desapareçam. Creio que haverão subpastas entre todos os ministérios de forma a abordar todas essas e outras disciplinas importantes.

      Abraços,

  2. Venda de imóveis sem uso e deperecendo

    Há uma quantidade enorme de imóveis em cidades e nas cercanias, de propriedade de INSS e de outros órgãos de governo.

    Em Belém do Pará tais imóveis se localizam em ruas e avenidas de preço caríssimo por metro quadrado e tenho certeza de que várias empresas construtoras já tentaram adquirir tais imóveis, mas encontram as resistências de sempre.

    A venda de tais prédios no Braasil inteiro seria muito boa tanto para o caixa do governo quanto para as cidades, que ficariam livres desses trambolhos.

  3. Se preciso for…

    Onde?, como?, por que? e pra que?. Caso contrário, e, já vimos esse filme antes, não passará de uma grande bobagem!…

    Melhor centrar esforços para eliminar a superposição de programas, projetos e ações do governo Federal.

    Melhor centrar esforços para construir uma governança nacional cooperativa e integrada, em todos os setoriais, com os entefederados.

  4. desconheço o napoleão de hospício da doutrina político-teológica

    desconheço o napoleão de hospício da doutrina político-teológica do governo lulopetista que lançou pés pelas mãos de organizar a gestão de poder do governo dilma com mais de 40 ministérios ou órgãos executivos com atribuição de ministérios (não há mesa de reunião jacarandá para reunir à mesa de trabalho e deliberação todos os ministros e secretários e assessores diretos) quando o verdadeiro napoleão estadista estrategista político-militar, por experiência própria e feeling apurado do poder, estipulara que nos altos níveis de gestão produtiva e governabilidade plena não se governa nem se comanda com eficiência direta e reta mais de sete subordinados ou ministros diretos, ali, unha e carne, com o poder de mando e desmando dos destinos do país e do projeto de poder e governança luz paratodos… (e tarifaço, pero si, tamém).

  5. Qual seria o Objetivo…

    Qual seria o objetivo…

     Anunciar sem numeros, sem ministerios, sem redução…

    Qunado vc pensa que este governo já fez de tudo, ele traz uma novidade. 

  6. nada contenta a mídia

    A má vontade da mídia é tanta, que mesmo a presidente fazendo o que eles querem ainda criticam. Ouvi na Band News que a presidente deveria pessoalmente anunciar esta mudança, bater bumbo e etc. Li no UOL que foi um anúncio tímido. Imagino que se a Dilma aparece para dar a notícia com estardalhaço, vão dizer que o governo não tem nada para anunciar por isso a presidente aparece pessoalmente para dar uma notícia administrativa que deveria ser dada pelo seu subalterno. Não tem jeito, a mídia golpista e os coxinhas são incontentáveis. 

  7. Agachou!
    Definitivamente, o

    Agachou!

    Definitivamente, o governo Dilma Agachou.

    Vai ser triste esse “final” de governo, se submtendo aos golpistas. Não é, mais, necessário tomar o poder. 

    Basta mandar que ela faz. Atenção: não se trata de pedir. É mandar, mesmo.

    Esse discurso da oposição por diminuição de ministérios, não vale para os governod do PSDB?
    Quantos anos governam São Paulo? Quantas Secretaris tem lá?

    Quem se habilita responder?

    https://www.youtube.com/watch?v=3ovWpnKSoic

    1. Renan Calheiros

      Quem está exigindo a redução do número de ministérios há meses é Renan Calheiros, da base aliada e não da oposição. E agora que o golpe branco foi sacramentado com a articulação de Lula e Sarney entregando mais poder ao PMDB para assegurar um mínimo de governabilidade, dDilma  teve que obedecer, não à opisičão, mas a seu próprio chefe que é o responsável pelo golpe  vulgo Agenda Brasil. E ainda vem muito mais coisa por aí.

  8. Melhor seria…
    A estruturação administrativa de qualquer Organização é uma decisão política vinculada aos objetivos da mesma e do que se quer alcançar.

    O número de setoriais e o status conferidos aos mesmos se justificam pelos resultados alcançados (+ou-) e pela importância governativa que se quer dar a eles (Estratégico, Tático ou Operacional).

    O grande e contundente exemplo, no Brasil, foi a criação, no governo Lula, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. com status de Ministério (nível estratégico); a partir do qual se começou a falar sério, com resolutividade, no combate a miséria e a desigualdade social. Os resultados falam por si só!…

    Na extinta URSS, nos anos 30, reconhecendo a importância da questão para o País, o governo Soviético criou o Comissariado (Ministério) do Embelezamento Feminino, que tinha entre outros objetivos melhorar os modos, a conduta, o vestuário e os cuidados pessoais de higiene e aparência das mulheres soviéticas.

    Melhor seria centrar esforços para medir os resultados de cada Setorial. Justifica ou não justifica?….

    Melhor seria centrar esforços para eliminar a superposição de programas, projetos e ações no âmbito da União.

    Melhor seria centrar esforços para construir uma governança nacional cooperativa e integrada com os entes federados.

    No caso das duas sugestões acima, não tenho a menor dúvida que se realizadas proporcionariam melhor eficiência, eficácia e efetividade na execução das políticas públicas e com grande otimização dos recursos disponíveis, tanto humano como financeiro, com muito mais economia para o País que o mero corte de Ministérios e/ou Setoriais, bem como o rebaixamento de status das questões relevantes ao país, como a desigualdade racial, que ficariam, com já ficaram durante muitos anos, relegadas ao segundo plano (ao faz de conta).

     

  9. Provavelmente mais uma lambança da Dilma

    Como um plano bem estruturado, com base científica e com aval da história não precisa ser escondido, nem secreto, este de simplesmente reduzir 10 ministérios me parece mais uma das estultices da equipe que está no comando do País.

    Dilma, faça a coisa certa, governe com 14 pastas que regem 72 secretarias com funções reais e capitais para o Brasil.

    Não precisa ficar neste joguinho de esconde esconde, coisa infantil que denota fraqueza e falta de fé no que está a fazer.

    Dilma, acorda!

  10. Cortes

    A Presidenta poderia começar a lambança (alguém duvida que será?) extinguindo, por absoluta inutilidade, os Ministérios da Justiça, das Comunicações e a SECON. A economia e os resultados positivos seriam tão grandes e evidentes que nem seria necessário chegar ao corte de 10. 

    1. O Ministerio da Justiça é o

      O Ministerio da Justiça é o mais antigo dos Ministerios, foi criado por Dom João VI, não é porque está mal gerido que deve ser extinto, todos os paises do mundo tem Ministerio da Justiça.

      1. Justiça

        Você tem razão quanto ao Ministério em si, André. Mas, desde janeiro de 2011, do Ministério da Justiça só temos os custos, altíssimos para a completa inexistência dos benefícios.

  11. Sugestões:
    1.Desenvolvimento

    Sugestões:

    1.Desenvolvimento Agrario.  Nenhum pais do planeta tem, uma causa ruim e cara.

    2.Direitos Humanos: Nunca poderia ser um ministério, é um conceito.

    3.Pesca : É universalmente parte da Agricultura, não tem massa critica para ser ministerio.

    4.Portos: é parte da pasta de Transportes, em todos os paises membros da ONU (208)

    5.Direitos da Mulher: uma causa, jamais um ministerio.

    6.Igualdade Racial : idem

    7.Aviação : é um setor de Transportes mas o Ministerio dos Transportes não pode cair na mão de um vereador

    de Sao Paulo sem qualquer qualificação, no minimo precisa ser engenehrio de vasto curriculo.

    8.Assunstos Estrategicos: o que é isso? Todos os temas do Governo são estrategicos, não cabe um ministerio para o que é de todos.

    9.Secretaria Geral da Presidencia : É uma Secretaria, um mero anexo de palacio,  não é tema de  ministerio.

    10.Cidades : Integração e Cidades sempre foram vetores do Ministerio do Interior, não tem assunto para dois.

     

    1. O problema não é esse…

      O problema não é esse…

      O numero de ministerios não é problema e o MDA discordo completamente, pois resolveu um problema serios no pais.

      Aliais o MDA é responsavel pelo programa carro chefe do governo Petista no MUNDO.

      Vc poderia reduzis para 1 ministerio, que o problema real não seria resolvido.

  12. O principal problema do

    O principal problema do governo Dilma continua sendo a comunicação. Ou a falta dela. Se soubesse se comunicar melhor, e usasse os instrumentos de que dispõe, certamente já teria esclarecido à população brasileira que a crítica falso moralista da redução de ministérios como meio de economizar gastos é puro discurso vazio. Em Minas, Aécio adorava dizer que reduziu o número de secretarias, quando, na verdade, ao final dos 12 anos de governos tucanos, descobriu-se que havia era aumentado o número de cargos comissionados, sem concurso. Ou seja, aumentou em centenas o número de empregos políticos de apoiadores e reduziu em meia dúzia o número de secretarias. Mas, para efeito de publicidade, na subserviente mídia mineira (tal como a brasileira), vendia-se a ideia de que o choque de gestão tucano havia cortado na própria carne. Papo furado. O que o governo tinha que fazer é reduzir os juros que subtraem bilhões de dólares em favor de poucos banqueiros e credores da dívida pública. E combater a sonegação de impostos – outra fonte de desvio de recursos que deveriam estar nos cofres públicos. O resto, é perfumaria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador