Governo Bolsonaro é um “vazio completo de ideias”, diz Rui Costa

Governador da Bahia defende diálogo com outras forças e considera gestão Bolsonaro "vazio de ideias". Para ele, oposição deve ir além da esquerda

Foto: Revista Forum
Da RBA

Governo está ‘desabando’, mas oposição precisa ir além da esquerda

O governo Bolsonaro está “desabando”, até antes do que se previa, mas a oposição, se quiser se fortalecer, precisa ir além da esquerda e – particularmente no caso do PT – se reaproximar de sua base social, afirma o governador da Bahia, Rui Costa. Reeleito em 2018 com 75% dos votos, ele só perdeu em três dos 417 municípios baianos. Para Costa, isso é consequência do contato direto com a população.

O governante brinca dizendo que é até difícil fazer oposição, diante do “vazio completo de ideias” no Planalto. “É a ausência absoluta, vai criticar o quê?”, ironiza, depois de observar que nos primeiros meses de governo o bom senso determina à oposição recolher seu trem de pouso. Mas, passado esse primeiro momento, para encorpar a resistência, é preciso mais. “Temos de construir além do chamado campo de esquerda’, afirma.

“Esse é um trabalho que nós, governadores, estamos fazendo, conversando com quem pensa diferente”, diz Costa, que participou ontem (25) à noite de entrevista coletiva no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, na região central de São Paulo, onde no mês passado esteve o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). “Construir hegemonia política é tarefa difícil. É ter capacidade de dialogar com quem pensa diferente de você.”

Sobre a relação com o governo Bolsonaro, ele respondeu que não mudou em relação a Temer. “O tratamento é idêntico. Era ruim, continua do mesmo jeito.” Segundo Costa, o governo federal deve R$ 180 milhões à Bahia relativos a custos com obras do metrô.

Pé na lama

Quase no encerramento, ele driblou uma pergunta sobre candidatura presidencial, argumentando que a discussão deve ser feita de baixo para cima, sem imposição. “Não vamos começar pelo fim. Em vez de estar brigando pra ver quem junta mais crachá na convenção, vá botar o pé na lama, vá se misturar com o povo. Precisamos voltar a fazer convencimento. Subir o morro, descer a baixada.”

Rui Costa no BarãoRui Costa, durante coletiva no Barão de Itararé, em São Paulo

Para o governador petista, não só seu partido, mas a esquerda em geral muitas vezes rendeu-se a interesses corporativos “que nem sempre representavam uma visão social”, com certa “captura” do Estado por corporações. Ele defendeu um reencontro da legenda com sua base social. Contou ter feito mais de 500 visitas institucionais – “Um a cada três dias no interior” – e ido 400 vezes a escolas. “Para ouvir muitas vezes desaforos dos meninos. É isso que pregávamos na fundação do PT”, afirma.

Isso também significa mexer em temas espinhosos. Costa falou longamente sobre a questão da violência, revelando inclusive que há um debate entre governadores sobre a criação de uma força regional da segurança pública. “Pretendemos ter uma estrutura regional, que possa ser compartilhada.”

Crime organizado

“Nós da esquerda em geral estamos dando pouca atenção à violência competida pelo crime organizado”, diz o governador, referindo-se às jovens vítimas das disputas do tráfico. “Os nossos governos não enfrentaram isso. (…) Eu não defendo aumento da pena, defendo o cumprimento da pena”, afirma, lamentando a soltura precoce de condenados por homicídios, que segundo ele são estatisticamente reincidentes.

“Não vamos conseguir representar essas famílias (de vítimas de assassinatos) se não conseguirmos dar uma resposta a elas. Não vão nos ouvir. Em alguns pontos, não somos majoritários na nossa forma de pensar.” De acordo com o governador, na Bahia foram criados núcleos para que, em casos de delitos mais leves, o condenado possa cumprir penas alternativas com garantia de acompanhamento pelo governo estadual.

Ele falou também sobre o consórcio de governadores da região Nordeste e a busca de uma “sintonia” para realizar ações concretas, compartilhar “boas práticas” e conseguir “algum nível de enfrentamento contra a retirada de direitos”. Há um debate engatilhado sobre a formação de uma “Rede Nordeste”, de comunicação compartilhada, usando a estrutura das TVs educativas, presentes em seis do nove estados da região.

Ainda segundo o governador, existe em curso uma articulação com os sete estados do Norte. Costa lembrou que, somadas, as duas regiões têm maioria no Senado: 48 de um total de 81 cadeiras.

O baiano também considera possível e necessário influenciar na questão da “reforma” da Previdência, no sentido de “não empobrecer a já pobre população rural do Nordeste, quem já vive com limite mínimo de renda”. Para ele, insistir na capitalização, como quer o ministro Paulo Guedes, é desastroso, inclusive para as contas públicas. O governador afirma que nenhum país de ponta, economicamente falando, adotou esse modelo. “Não é aceitável para o Braisl, isso vai empobrecer ainda as pessoas idosas. Além do que, quebra o conceito de solidariedade inter-geracional.”

Costa reservou a fala final para um comentário sobre a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É a a maior injustiça que já vi acontecer na minha existência enquanto ser humano”, afirmou.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É preciso entender de uma vez por todas que o governo atual não é um vazio de ideias. É um governo que tem ideias contrárias ao interesse do país,que é manipulado pelas mãos não mais tão invisíveis do golpe.
    Nesse sentido,o governo atual vem atuando exemplarmente bem. Será que alguém percebeu alguma crítica interna da mídia golpista ou da mídia golpista internacional? Descontados os números circenses do governo que tem a única finalidade de desviar a atenção do que realmente interessa,as críticas inexistem e,ao inexistirem,passam a percepção de que somente os “derrotados” estão se queixando.
    É correta,portanto,a avaliação do governador da Bahia no sentido de ampliar o leque das discussões.
    Agora,como parece cada vez mais nítido,não existe um,nenhum,político,magistrado,ou colunista da mídia golpista,imune ao chantagismo que as agências espiãs e golpistas dos falcões do norte tenham nas mãos,será necessário,ainda que tapando o nariz,propor uma anistia ampla geral e irrestrita a toda essa gente.
    Caso contrário,como estamos vendo,não somente pagaremos este pato que já foi pago,como ficaremos sem ter com o que pagar novos patos que,pelo andar da carruagem,virão aos borbotôes.

  2. É um equívoco muito sério achar que o governo Bolsonaro não tem um rumo nem sabe o que está fazendo. Ele tem um rumo: Impedir, se possível para sempre, que o Brasil possa usar de suas riquezas naturais e de sua elevada inteligência para se transformar em mais grande potência no planeta.O resto é apenas tática.

  3. “Bando de malucos”. A louca idiotice como método. O suporte jurídico-midiático. A devastação como consequência. Brasil perde qualquer valor, presa fácil para qualquer oportunista interessado. Não chegamos até aqui por acaso.

  4. Eu acho melhor o Rui Costa cuidar da Bahia Aqui no estado da Bahia as estradas estaduais estão abandonadas algumas estão intransitável cheias de buracos o que eles faz é jogar terras nos buracos e isso já faz muito tempo que vem enganando o povo baiano

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador