Haddad defende Chalita na Educação e evita criticar postura de Marta Suplicy

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) saiu em defesa da escolha de Gabriel Chalita (PMDB) para a Secretaria da Educação e afirmou que, ao contrário do que foi publicado pela grande mídia, o ex-presidente Lula e o vice-presidente Michel Temer foram apenas avisados e deram aval à aliança, mas não foram os mentores.

O petista evitou criticar a postura da senadora Marta Suplicy (PT) que, ao sair do governo Dilma Rousseff, passou a disparar contra o próprio partido. “Sempre foi uma relação muito respeitosa — até aqui, pelo menos. Gosto muito das pessoas envolvidas nessa história [a ruptura de Marta com o PT] para dar uma opinião sobre a atitude dela”, disse o prefeito.

Haddad ainda falou sobre os protestos contra o aumento da tarifa convocados pelo MPL (Movimento Passe Livre), sobre o papel do PSDB hoje e sobre a dificuldade de administrar uma cidade com o perfil de São Paulo.

Exclusivo: Fernando Haddad fala sobre Marta, Chalita, a lógica do MPL e o caipirismo do PSDB

Do Diário do Centro do Mundo
 
Por Kiko Nogueira
 
O prefeito de São Paulo Fernando Haddad recebeu o DCM para uma entrevista em seu gabinete no antigo Edifício Matarazzo, no Viaduto do Chá.
 
Sem gravata, terno preto com camisa branca, o inconfundível cabelo dividido ao meio, Haddad falou sob o impacto de um novo protesto do Movimento Passe Livre, ocorrido no dia anterior. Para ele, o MPL prefere o “tudo ou nada” a uma negocição gradual. Haddad fez um balanço de seus dois anos de governo, falou do polêmico convite feito a Gabriel Chalita (PMDB) para a secretaria de educação e de seu relacionamento com Marta Suplicy, sua possível adversária em 2016.
 
A seguir, os principais trechos da conversa.
 
A nomeação de Gabriel Chalita 
 
Acho que as pessoas se surpreendem com o convite por não prestarem atenção aos desdobramentos e aos eventos históricos. Minha relação com o Chalita começou antes de eu ser ministro. Participamos da reforma educacional do governo federal.
 
Naquele momento, o PSDB se comportava de forma suprapartidária. Os projetos eram considerados de estado, não de governo. O Chalita teve um papel fundamental como mediador de conflitos com o pensamento conservador em proveito de uma agenda mais avançada.
 
Na campanha para a prefeitura em 2012, aquele que perdeu apoiou quem ganhou. Foi visto como natural pela população que o Chalita me apoiasse — ou vice-versa, se ele tivesse passado para o segundo turno. Isso me deu a vitória. É uma relação de dez anos. Já era boa quando ele estava no PSDB. Valorizo nele essa capacidade de interlocução.
 
Não foi indicação do Lula. Aliás, aconteceu o contrário… Chalita e eu comunicamos ao Temer e ao Lula esse desejo. Em se tratando de uma aproximação desta natureza, eu achei de bom tom que o ex-presidente ficasse ciente e opinasse. Os dois saudaram a aproximação, que foi vista como um ganho para a educação.
 
Marta Suplicy
 
Minha primeira função pública foi na gestão da Marta. Adorei ter participado da experiência. Nos dois primeiros anos fui testemunha do esforço que foi feito para valorizar a educação. Participei da equipe que fez os CEUs. Sempre nos demos muito bem.
 
Sempre foi uma relação muito respeitosa — até aqui, pelo menos. Gosto muito das pessoas envolvidas nessa história [a ruptura de Marta com o PT] para dar uma opinião sobre a atitude dela.
 
Os protestos do Movimento Passe Livre 
 
Os prefeitos todos do Brasil estamos na mesma situação. Todos querem ampliar a gratuidade da tarifa. Sou o primeiro a reconhecer a questão do transporte.
 
Mas, em março de 2013, portanto 70 dias antes do primeiro protesto daquele ano, defendi a municipalização da Cide, tributo que incide sobre a gasolina. Foi na Folha. Falei que a Cide [sigla para Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico] deveria ser municipalizada para dar aos prefeitos a condição de adotar uma política mais agressiva de modicidade tarifária.
 
Imaginava naquele momento que aquilo fosse ensejar um debate sobre tarifa. Não vou transferir recursos de saúde e educação.
 
Para minha surpresa, quando o MPL esteve com a presidenta Dilma, entregou uma carta defendendo a minha tese de março. Infelizmente, parece ter abandonado essa bandeira. Daria para os prefeitos do Brasil uma perspectiva de, sem prejudicar saúde, educação, poder criar um mecanismo para mexer na tarifa.
 
É possível ampliar os direitos gradualmente. Sem radicalizar. Mas a tática deles é claramente binária: ou levo tudo ou não levo nada. Ou você me dá 100% do que estou pedindo ou você é meu inimigo.
 
O prefeito é o elo fraco da federação. Houve uma reconcentração de recursos públicos na esfera da União que começou no governo Fernando Henrique. Tem havido um esforço para mudar.
 
O custo do transporte é de 6 bilhões de reais por ano. Imaginar que você possa abrir mão desse recurso de uma hora para outra é complicado.
 
Quem vai remover as ciclovias?
 
A mudança de paradigma veio para ficar. Uma vez que a malha viária é a mesma e a ideia de túneis e viadutos se provou um fracasso do ponto de vista urbanístico, qual é a alternativa para a mobilidade? O conceito está estabelecido mundialmente: transporte público, ciclovias, respeito ao pedestre. De um ponto de vista da transversalidade: como isso dialoga com saúde pública, com causas ambientais e com causas sociais. Uma agenda transversal.
 
Li um estudo recente sobre a saúde dos ciclistas amadores, impressionantemente melhor que a dos sedentários. A saúde do usuário de transporte público também é melhor que a do cara que usa só o carro. Você precisa caminhar até a estação de metrô ou o ponto.
 
Se os 400 quilômetros de ciclofaixas estiverem prontos até o final deste ano (ele entregou 170 por enquanto), multiplica por 1 metro e meio, a largura de uma ciclovia, e estamos falando de 600 mil metros quadrados — 40% do parque Ibirapuera. Ou seja, você está tirando muito pouco para o impacto todo que estamos tendo.
 
Ninguém vai ousar remover essas ciclovias. Faixas de ônibus são a mesma coisa. No ano passado, parecia que o mundo ia acabar. Fui acusado de falta de planejamento, falta de tudo…
 
O trânsito aumentou de 2011 para 2012 14,8%; de 2012 para 2013, 7,8%; de 2013 para 2014, 2,8%, segundo a CET. A cidade se acomoda de outra maneira. Obviamente que o preconceito, o dogmatismo, a intolerância falam alto. Fica mais fácil esbravejar nas rádios do que fazer a conta do que realmente acontece de bom.
 
Um professor de esquerda
 
A maioria da população apoia as iniciativas e quem fala nos meios de comunicação não são as pessoas para as quais essas políticas são forjadas. O cara que só critica não dialoga com o mundo moderno, com a contemporaneidade.
 
O jogo eleitoral é muito pesado. Eu não sou nada além de um professor de esquerda. Um professor de esquerda, filho de imigrantes, chegar a ministro da educação e a prefeito de São Paulo é difícil de engolir para muitas pessoas. É difícil assimilar. Quando você faz algo que eles poderiam ter feito e nunca fizeram, fica um ressentimento. “Como você ousou fazer uma obviedade dessas?” Tem uma coisa psicanalítica nisso, que transcende a política.
 
Convivência
 
O Brasil tem um resquício escravocrata. É um país de presente escravocrata. Agora nós democratizamos as oportunidades. Não havia democratização das oportunidades. Isso mudou, o que significa que brancos terão que conviver cada vez mais com negros, ricos com pobres etc, como aliás acontece na Europa, nos Estados Unidos etc. Algumas pessoas vêem isso como ameaça. Ameaça, na verdade, é uma sociedade desigual como a nossa. O que ameaça o mundo desenvolvido é a desigualdade. Isso põe em risco a democracia. O risco à democracia não é só cultural e ideológico. É material. Isso é o que nós não queremos admitir.
 
Viva o centro  
 
É crescente o número de lançamentos no centro. E ele ainda vai crescer. Mais construtoras vão se interessar pela região. A reforma que nós vamos fazer no Anhangabaú vai dar uma cara boa pro centro.
 
Acho que iniciativas como a ciclovia do Minhocão, as praias urbanas, a desfavelização do Largo de São Francisco… tudo isso está mudando o lugar. Praticamente não havia praças sem barraco. Fizemos uma limpeza sem expulsar ninguém. Sem higienizar. Estamos fazendo coleta de lixo aos domingos. Eu tinha uma ideia de que o centro não tinha gente nesse dia. Pois nós tiramos 100 toneladas de lixo aos domingos.
 
Rolezinho
 
Tenho o hábito de passear no centro aos domingos. Vou com o motorista. Eu vou trabalhar às vezes de ônibus, de metrô ou de bicicleta. Gostaria de ir mais, só que o ajudante de ordens não deixa… Eu falo “não precisa ninguém me acompanhando”. “Mas se ninguém te acompanhar vai ficar ruim pra nós”, eles dizem.
 
Estamos pensando em fazer visitas guiadas de bicicleta para as pessoas terem uma primeira experiência estética com o grafite. Pode ser uma porta de entrada para a arte para essas pessoas. Vai ser a primeira galeria de arte de rua com visita guiada no mundo.
 
O humor do paulistano e o caipirismo do PSDB
 
São Paulo é uma montanha russa de humor. Tudo influencia tudo. Uma volubilidade muito grande. Por isso, se você tem um projeto para a cidade, execute e se dê por satisfeito.
 
Por exemplo, eu aprovei um Plano Diretor que é considerado pela ONU um dos mais avançados do mundo. Aprovamos a renegociação da dívida com a União que vai trazer uma redução do estoque de 26 bilhões de reais. São êxitos poucos podem dizer que vão alcançar.
 
São Paulo tem condições de reassumir o protagonismo no Brasil, condição que perdeu nos últimos 20 anos. Não existe cidade do mundo do tamanho de São Paulo que não interaja com o governo central. Essa crítica do excesso de dependência do governo federal é mais uma amostra do caipirismo que tomou conta do PSDB. O PSDB era um partido antenado com o que acontece no mundo. Hoje é o partido mais caipira do Brasil. Ou melhor, provinciano — porque eu gosto dos caipiras. Lamentável que o PSDB tenha chegado aonde chegou.
 
O PSDB e a judicialização da política 
 
Eu esperava muitas coisas quando candidato. O que não estava no meu horizonte é a judicialização da política. O PSDB entra na Justiça por qualquer coisa.  Costumo dizer que o ditado “a justiça tarda, mas não falha”, no caso da política, está errado: a justiça tarda e falha. Política é tempo.
 
A outra surpresa como prefeito é a postura do MPL. Não esperava isso, sobretudo de pessoas que têm uma bagagem para entender o que é a intolerância. A intolerância não é de esquerda. É um fundamentalismo que eu lamento. O Charlie Hebdo é vítima do infeliz crescimento dessa intolerância que cresce no mundo. Nós devemos cerrar fileira com aqueles que são comprometidos com as causas libertárias.

São Paulo é uma montanha russa de humor. Tudo influencia tudo. Uma volubilidade muito grande. Por isso, se você tem um projeto para a cidade, execute e se dê por satisfeito.

Por exemplo, eu aprovei um Plano Diretor que é considerado pela ONU um dos mais avançados do mundo. Aprovamos a renegociação da dívida com a União que vai trazer uma redução do estoque de 26 bilhões de reais. São êxitos poucos podem dizer que vão alcançar.

São Paulo tem condições de reassumir o protagonismo no Brasil, condição que perdeu nos últimos 20 anos. Não existe cidade do mundo do tamanho de São Paulo que não interaja com o governo central. Essa crítica do excesso de dependência do governo federal é mais uma amostra do caipirismo que tomou conta do PSDB. O PSDB era um partido antenado com o que acontece no mundo. Hoje é o partido mais caipira do Brasil. Ou melhor, provinciano — porque eu gosto dos caipiras. Lamentável que o PSDB tenha chegado aonde chegou.

O PSDB e a judicialização da política

Eu esperava muitas coisas quando candidato. O que não estava no meu horizonte é a judicialização da política. O PSDB entra na Justiça por qualquer coisa.  Costumo dizer que o ditado “a justiça tarda, mas não falha”, no caso da política, está errado: a justiça tarda e falha. Política é tempo.

A outra surpresa como prefeito é a postura do MPL. Não esperava isso, sobretudo de pessoas que têm uma bagagem para entender o que é a intolerância. A intolerância não é de esquerda. É um fundamentalismo que eu lamento. O Charlie Hebdo é vítima do infeliz crescimento dessa intolerância que cresce no mundo. Nós devemos cerrar fileira com aqueles que são comprometidos com as causas libertárias.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. a tarfia em São Paulo é muito

    a tarfia em São Paulo é muito alta 3,50.

    Buenos Aires e Montevideo é algo em torno de 2,30.

    o MPL voltou às ruas contra o aumento de cinquenta centavos – é uma paulada cinquenta centavos.

    não houve uma tal auditoria que disse que a tarifa devia ter sido menor?

    ou seja, o prefeito confunde a opinião pública.

    bastava não ter praticado o aumento que não haveria confronto – mesmo que ele não praticasse a tarifa zero.

    e ainda ofereceu ao governador o biombo perfeito para aumentar a tarifa do metrô e cptm – mas notem, o Geraldo não é questionado sobre o assunto – o mesmo erro político cometido em 2013.

    o prefeito haddad governa bem, mas dentro da inércia burocrática.

    falta ousadia. sem isso será apenas um bom gestor, não uma liderença política, quanto mais um estadista um dia.

    ele é que tinha que liderar a mobilização por impostos para o transporte.

    não a garotada do MPL.

    francamente, o prefeito se perdeu na entrevista.

     

     

    1. Discordo do seucomentário

      Discordo do seucomentário quanto a comparação com as tarifas praticadas em montevidéo e bueno saíres, dua metrópoles  bem menores que são paulo. Além da distância a qualidade do transporte la é  imensamente inferior a paulistana.

       

       

    2. Ousadia?????Você já ouviu

      Ousadia?????Você já ouviu falar do túnel Roberto Marinho? E da Controlar? Sabe quem está por trás destes projetos? Pois é, muito antes da operação LavaJato o Haddad já tinha posto as grandes empreiteiras (OAS, Camargo, Odebrecht, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez) para correr nas maracutais do governo Serra. Falar de ousadia? E a criação da Controladoria Geral cuja carreira o PSDB não deixa aprovar na Câmara? E a máfia do ISS que Haddad desbaratou em três meses? No transporte, ele fez tudo o que prometeu em campanha e mais um pouco. 400km de ciclovias, 400 de faixar exclusivas, bilhete mensal (acho que é o único político da história que disse na campnha quanto custaria = R$ 140) e o passe livre para idosos e estudantes, que ele não tinha prometido. 

  2. Esse é um dos maiores mascarados da política atual

    Esse é um dos maiores mascarados da política atual. Mas, por tratar-se de um tipo novo de malandragem política, moderna, com base teórica e tudo, muita gente não percebeu. É roupinha moderna, cabelo desalinhado, diálogo inócuo com os jovens, ciclovia, skate, grafite, solos de guitarra etc. Mas na hora da política a verdade vem à tona: Chalita, Kassab, Temer, Maluf… fez de conta que não existiram corruptores (construtoras) no escândalo dos fiscais, aumento absurdo do iptu, está arrumando emprego na Prefeitura para amigos do filho dele e assim vai. Agora vem chamar o PSDB (e seus eleitores, evidentemente) de caipiras, no sentido pejorativo utilizado por paulistanos de elite, como ele, que estudou no Colégio Bandeirantes. Olhem através da máscara e verão. Não estou negando que ele tenha boas realizações como o plano diretor. Só não é esse líder visionário que a foto do post quer insinuar.  Será que a Faculdade de Direito do Largo S. Francisco não ensinou que existem três poderes independentes exatamente para defender os cidadãos dos exageros/erros/maluquices de chefes do executivo como esse aí? Judicialização da política = equilíbrio dos poderes. E ainda quer voltar A DAR AULA! ai, ai, ai, ai,ai….

  3. Haddad é um excelente prefeito

    Haddad é um excelente prefeito

    Por isso mesmo atrai o ódio da coxinhada paulistana…

    Os mesmos que pintavam a Marta como o diabo na Terra e agora estão morrendo de amores por ela, só porque ela passou a xingar o PT.

    Previsível…

  4. Semana passada em Brasilia

    Semana passada em Brasilia conversei com amigos petistas de lonha historia e posição,  gente experiente de muitas batalhas e porisso é incompreensivel acreditarem piamente que Haddad será reeleito. Meu aviso é de que essa hoje não é uma avaliação realista. Haddad foi eleito no rastro da DESASTROSA gestão Kassab, uma das pioras da historia de São Paulo. Essas condições não se repetirão em 2016, assim com base em que acham que Haddad será reeleito? A mais recente pesquisa de opinião deu 16% de aprovação otimo e bom para Haddad, como vai subir desse piso?

    A população paulistana é extremamente conservadora, petistas são eleitos por circunstancias especiais, qual será a de 2016? A comunicação do Prefeito é ruim, não tem o carisma (não gosto dela mas sou realista) de Martha Suplicy, que poderá inclusive ser adversaria dele. Se chegar ao 2º turno terá contra si um Russomano, uma Martha, um Skaf, nenhum é parada facil.

     

    Chalita vai ter que papel nessa administração? Foi um péssimo Secretario da Educação do Estado, vai ser bom na Prefeitura? A conferir.

  5. O PT precisa cuidar do seus bons quadros

    Fernando Haddad tem boa visão do todo, tem bons projetos para SP, apesar de muitos problemas e impedimentos, tem aos poucos implementado seu plano diretor. No mais, como diz, o PSDB tornou-se o partido da judicialização e do mimimi provinciano sem projetos nem visão de futuro. Espero que seja candidato para o Planalto de 2018. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador