Mais um ministro de Bolsonaro pode cair em crise motivada por ataques nas redes

Jornal GGN – Mais uma crise interna dentro do governo de Jair Bolsonaro: desta vez, envolvendo a Secretaria de Comunicação, o ministro general Carlos Alberto dos Santos Cruz, a negativa do mandatário sobre a regulamentação da mídia e, mais uma vez, Olavo de Carvalho. Após o episódio, os militares do governo se movimentam para evitar a saída de Santos Cruz.

Neste final de semana, umas das polêmicas que esteve envolvido o mandatário, seus filhos e Olavo de Carvalho tiveram como mira o general Santos Cruz, que comanda a Secom. O problema teve início com uma série de críticas de Olavo de Carvalho, que disparou nas redes sociais que o ministro “fofoca e difama pelas costas”.

No mesmo dia, o general respondeu, em entrevista ao site Poder 360, que Olavo era um “desocupado esquizofrênico”. O suficiente para diversos seguidores e apoiadores de Olavo, entre eles os filhos do mandatário, Carlos e Eduardo Bolsonaro, atacarem o ministro. O mote usado foi uma outra entrevista de Santos Cruz, concedida no mês passado ao Estadão, falando que era preciso “disciplinar” o uso das redes sociais e que a legislação sobre o tema deveria ser aprimorada.

“Depois de anos de um governo que tentou leis de Controle de Mídia com Franklin Martins e Marco Civil Internet com os baba ovo, ouvir isso é de f… Cúpula estranha se forma no governo. Fiquem de olho”, acendeu o humorista Danilo Gentili, o que foi compartilhado por mais e mais seguidores.

O vereador Carlos Bolsonaro (PSC) disse que “a internet livre foi o que trouxe Bolsonaro até à Presidência” e defendeu que “numa democracia, respeitar as liberdades não significa ficar de quatro para a imprensa, mas sempre permitir que exista a liberdade das mídias!”.

Já o outro filho do mandatário, Eduardo, remeteu os ataques ao ex-presidente Lula, sobre a proposta de regulamentar a mídia, dizendo que isso seria ditadura: “toda ditadura controla os meios de comunicação sob o pretexto de ‘melhorá-los’, ‘democratizá-los’ ou de barrar fake news e crimes de ódio”, atacou.

Também entrou nos ataques o ex-juiz da Lava Jato e ministro da Justiça de Bolsonaro, Sergio Moro, que adotou a mesma linha de Eduardo de atacar os governos anteriores, de Lula e Dilma: “bom lembrar que não fosse a vitória eleitoral do Pr Jair Bolsonaro, estaríamos hoje sob ‘controle social’ da mídia e do Judiciário e que estava expresso no programa da oposição ‘democrática’.”

Saída ou permanência de ministro?

Diante dos ataques coordenados, partindo de Olavo de Carvalho, endossado por Gentilli, somando à família Bolsonaro e chegando até a Moro, o setor militar do governo Bolsonaro já começou a se movimentar para evitar a saída do ministro da Secretaria de Governo que comanda a Comunicação, Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Em encontro fora da agenda oficial, Jair Bolsonaro recebeu Santos Cruz, no Palácio da Alvorada, aonde se encontraram por cerca de uma hora e meia. De acordo com o colunista Tales Faria, do Uol, ele teria deixado claro ao presidente que não quer passar pelos mesmos constrangimentos que Gustavo Bebiano, que foi alvo duros de ataques de bolsonaristas, olavistas e de dentro do governo.

Na reunião, o mandatário teria negado que o ministro seria alvo dessa pressão interna, mas concordou em criticá-lo pela entrevista ao Estadão no mês passado, sobre a regulação da internet. Com isso, o ministro teria saído do encontro, sem saber os rumos que seriam tomados e se ele permaneceria ou não no cargo.

E foi neste mesmo domingo, logo após todo esse impasse, que o próprio presidente também fez duras críticas no Twitter contra a possibilidade de se regular os meios de comunicação: “Em meu Governo a chama da democracia será mantida sem qualquer regulamentação da mídia, aí incluída as sociais. Quem achar o contrário recomendo um estágio na Coréia do Norte ou Cuba”, publicou.

 

Leia também: Villas Boas revida Olavo: ‘ele age acentuando divergências, substituindo uma ideologia por outra’

 

Redação

Redação

View Comments

  • Se é bom lembrar que não fosse a vitória eleitoral do Presidente Jair Bolsonaro, estaríamos hoje sob ‘controle social’ da mídia e do Judiciário e que estava expresso no programa da oposição ‘democrática’, então quer dizer que o $érgio Moro, enquanto juiz, fez campanha contra o controle social da mídia e do judiciário e, portanto, a favor do Bolsonaro e contra o Haddad.

    Aquele vazamento da delação do Palocci à véspera do primeiro turno da eleição presidencial não foi à toa, né, seu Camundongo?

    Por falar neste Rato, ele disse que as declarações do Humorista Gregório Duvivier, que o chamou de 'juizeco' e 'juiz de merda', de fato dizem respeito à ele, mas dizem respeito muito mais ao declarante do que a ele.

    Ora, se o Duvivier não é nem nunca foi juiz, as suas declarações só dizem respeito ao $érgio Moro.

  • estagio na coreia do norte...se isso nao e humilhar o general...ja humihado..o que seria ????...o que esses milicos de pijama nao fazem para se manter vivo...é uma vergonha ao passado militar deles...quanta falta de dignidade.....Bolsonaro dá o troco por ser chutado do exercito....simples assim....agora chuta a bunda dos generias de pijama.....todos de acordo????

    • Ora, são todos farinha do mesmo saco, não fosse Bolsonaro ser convidado a deixar o exército hoje seria um general.

  • Como se midia chapa branca comprada a 632% de aumento de verba não fosse controle... Burro foi o PT que enchia as TVs de dinheiro sem nenhuma contra partida.

    Se a mídia golpista é partido político tem que ser tratada como tal. Da mesma forma que se igreja é negócio, como é, tem que pagar imposto.

  • A atitude de Bolsonaro pode resultar em impeachment, pois é possível que implique na incidência do disposto no artigo 7º, parágrafo 8º, da Lei 1.079/1950, que tipifica crime de responsabilidade caracterizado nos seguintes termos: “provocar animosidade entre as classes armadas ou contra elas, ou delas contra as instituições civis”.

  • Não precisa regular a mídia. Imagine.
    A banda eletromagnética é do Estado (Bolsonaro foge que nem barata quando acende a luz) e a sua "localização" dentro da banda é concessão. Concessão comporta regulamentação.
    Mas o Boça precisa da imprensa, só ela pode sustentar a palhaçada do seu governo, que tá dando água.
    A gente tá parecendo a Coreia do Norte, sim. A gente é, digamos, um tipo de Coreia do Norte dos países ocidentais.

Recent Posts

Sindicato fará ato sobre 60 anos do golpe militar com presença de ministro de Lula

Evento terá lançamento de livro sobre cumplicidade da Volkswagen com a ditadura e exibição de…

58 minutos ago

Vivendo dentro de 1964 – a Caminhada contra o Silêncio, por Afonso Junior

O evento lembra os desaparecidos assassinados, exige o seguimento das buscas e pede políticas por…

1 hora ago

Além da instabilidade generalizada, Milei avança com agressões e conflitos

Mesmo tendo minoria no Congresso, sem nenhum prefeito e governador, Milei opta pela agressão como…

1 hora ago

Lula, os Militares e a Ética da Responsabilidade, por Jorge Alexandre Neves

Depois Bolsonaro, os militares tornaram-se algo pior, eles são hoje uma “espada de Dâmocles” pairando…

1 hora ago

Lula consterna familiares de vítimas da ditadura ao ignorar aniversário do golpe, diz The Guardian

A decisão de Lula "horrorizou" aqueles cujos entes queridos morreram nas mãos da ditadura, publicou…

2 horas ago

63% acham que golpistas do 8 de Janeiro não devem ser anistiados, mostra Datafolha

31% dos entrevistados são favoráveis ao perdão daqueles que atacaram os Poderes no fatídico 8…

2 horas ago