Marta Suplicy também tem gestão na Cultura criticada pela CGU

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Um dia após ser alvo de reportagem do Estadão por ter remetido à Controladoria-Geral da União (CGU) uma série de documentos que possuem indícios de irregularidades nos contratos firmados pelo Ministério da Cultura na época de Juca Ferreira – que essa semana retornou à Pasta – a senadora Marta Suplicy (PT) agora aparece na Folha de S. Paulo, mas por outro motivo: enquanto ministra, a petista não adotou práticas de fiscalização no ano de 2013, segundo apontou auditoria da CGU.

“Até mesmo o convênio criticado por Marta na gestão Juca, entre a Cinemateca e a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), não foi fiscalizado pela gestão da petista”, publicou o jornal. A CGU denotou que a gestão de Marta não se preocupou em recompor uma comissão interna de avaliação que poderia ter feito a análise do contrato em questão, da ordem de R$ 105 milhões. A CGU destacou que Marta suspendeu o termo em 2013, mas não promoveu nenhuma avaliação sobre os reflexos de sua execução.

O Estadão publicou nesta segunda (12) que o MinC firmou parceria com a SAC desrespeitando a Lei de Licitações. A Sociedade, por sua vez, também contratou serviços para a Cinemateca de São Paulo com dispensa de certame e sem pesquisa de mercado aprofundada na compra de equipamentos, o que pode levantar suspeitas de superfaturamento nessas aquisições. Além disso, há ausência de notas fiscais e outros comprovantes.

A CGU disse que Marta enviou as informações “em cumprimento às recomendações da CGU”, após auditoria de 2011 ter constatado problemas na gestão da Cinemateca. A senadora, entretanto, vendeu a ação como uma iniciativa de sua própria autoria, contra a gestão de Juca, a qual chamou de “muito ruim”.

“De modo geral, o relatório da CGU sobre o período em que Marta comandava o ministério aponta que as falhas nas ações de controle da Secretaria de Audiovisual impossibilitaram avaliar a eficácia dos projetos apoiados com renúncia fiscal e com transferência de recursos da pasta”, publicou a Folha. Além disso, 48,75% do total de recomendações feitas pela CGU à Marta não foram implementadas durante sua administração.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A DONA
    Marta Suplicy pode

    A DONA

    Marta Suplicy pode fazer as queixas e acusações que quiser, mas criticar alguém por arrogância, isso não. O atributo é incomparavelmente seu.

            Janio de Freitas.

  2. Venina II

    É a mesma situação da Venina (Petrobras), que sai atirando para esconder problemas pessoais de gestão.

    Queria holofotes? Agora é que vai ter, e muitos

  3. a marta tá parecendo mais

    a marta tá parecendo mais aquela personagem do filme de

    billy eilder  

    crepúsuclo dos deuses,

    norma desmond(gloria swanson),

    que prefere os holofotes mas não percebe que está sendo somente patética.

    1. Bem lembrado.
        Mas quem

      Bem lembrado.

        Mas quem seria o Willian Holden do filme.?

              Ou o mordomo( ex marido dela) que esqueci o nome?

  4. Pote de magoa

    Que papelão da Marta. Ela ja pode entrar na fila da Marina e da Heloisa Helena. Não sei se ha tratados politicos sobre rancor e frustração, além do que ja escreveram Freud, Jung e outros sobre esse tema, mas bem que poderia-se pesquisar o porquê de tantos egos inflados no meio politico.  

  5. Olha, as feministas que não me incomodem.

    As três grandes rupturas do PT até agora foram Heloisa Helena, Marina e agora Martha Suplicy, excetuando a Heloisa Helena que saiu antes da ascensão de Dilma ao poder, tanto Marina e Martha setiram-se traídas pelo presidente Lula quando este disse que uma mulher deveria ser o próximo presidente do país e não indicou o nome dessas duas, sendo Dilma a preferida do Presidente.

    Qual seria a explicação o dr. Freud?

  6.  
    Lembrei do tempo em que o

     

    Lembrei do tempo em que o indivíduo homem, começou a andar apoiando nas patas traseiras. Ainda assim, levou um tampão pra se desvincilhar do rabo.

    Marta Traíra Suplicy, agiu como na época antiga era o costume. Saiu apontando defeito no rabo dos outros, esquecendo de arrumar o próprio. Quiçá, tenha sofrido um surto da síndrome do rabo fantasma. Explico:

    Há casos de pacientes que, mesmo tendo membro amputado, vez por outra, sentem dor no membro (inexistente) fantasma. Ao que parece, a senadora Marta foi acometida da tal síndrome clínica dolorosa no, digamos assim, rabo ancestral.

    Orlando

     

  7. Quem se mistura com essa

    Quem se mistura com essa “classe” artística farelo come. Acho que ela quer mais a acolhida do “PIB” que qualquer outra cosa neste instante.

    Foi um banqueiro, aliás, que verberou uma das frases mais divertidas desse pessoal de muita grana: detesto conversar com banqueiros: eles só falam de arte. Gosto de falar com artistas: eles só falam em dinheiro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador