New York Times diz que Salvador se transformou em área de ruínas e criminalidade

Do site Bahia Notícias

The New York Times diz que Salvador se transformou em área de ruínas e criminalidade

Matéria veiculada neste domingo (10) no The New York Times destaca a revolta dos soteropolitanos diante do que chama de “realidade escura” da capital baiana, ao citar a violência que transformou a cidade “bastião da cultura popular brasileira” na capital de homicídios do país, em meio a um trânsito que está entre os mais caóticos e violentos das cidades sul-americanas.

A publicação cita a metamorfose de Salvador, de um “distrito litorâneo elegante”, em área de criminalidade e prédios abandonados, “melhor descritos como ruínas”, e ouve o antropólogo Antonio Risério. “Não somos uma cidade falida, mas somos um lugar onde a classe média vive com medo”, resume o baiano ao jornal, depois de citar a mediocridade dos “nossos líderes políticos”.

O New York Times compara a capital da Bahia a outras grandes cidades brasileiras. “Salvador tem hoje mais homicídios por ano que qualquer outra metrópole brasileira, incluindo a megacidade São Paulo, que é quatro vezes maior”, informa, ao relatar a forma “surreal” e “aguda” que a violência cresceu entre os soteropolitanos. “Vítimas de homicídios têm sido encontradas decapitadas, como o caso do corpo achado depois de ser torturado em uma via até o aeroporto, como no caso do suspeito de estupro que sofreu uma emboscada de moradores em uma favela chamada Bairro da Paz”, diz o texto, que lembra ainda a morte dos irmãos Emanuel e Emanuelle, no bairro de Ondina, após uma briga de trânsito com a médica Kátia Vargas, no mês de outubro.

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais Notícias sobre
    Salvador

    Mais Notícias sobre

    Salvador é a “capital dos homicídios”, diz New York Times

    http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/materias/1547755-salvador-e-a-capital-dos-homicidios-diz-new-york-times

    A Brazilian Boom Town of ‘Eternal Beauty’ Faces Its Dark Side

    http://www.nytimes.com/2013/11/11/world/americas/a-brazilian-boom-town-of-eternal-beauty-faces-its-dark-side.html?pagewanted=1&_r=1&ref=brazil&

  2. Ah tá

    A grana da privataria tucana pagou mais um artigo chulo no exterior para queimar nosso filme, incrível, Salvador era um paraíso na Era ACM e foi só o PT entrar que o mundo desabou por lá. Haja paciência

    1. DISCORDO

      Não, caro André Souza. A vida não é assim preto ou branco não. Não é o mal contra o PT não!

      Esses seus argumentos são muito rasos.

      Sou soteropolitano e sei o que digo.

      O mundo já vem disabando na Bahia (não apenas Salvador – que é apenas a amostra mais gritante) faz muito tempo. Antes “apenas” não era divugado, porque quem estava no poder fazia trocas mais robustas com a criminalidade midiática. Inclusive esta criminalidade-midiática é, na BAHIA, daquela que foi famiglia detentora do poder executivo até a chegada do PT.

      Agora estamos colhendo APENAS o que o ACM e sua patota plantou (Figuras nefastas). Se chamou a atenção de um orgão de impressa internacional não foi porque a ‘grana da privataria tucana’ financioou (é muita teoria da conspiração para minha cabeça) – antes disso: foi porque o rei está nú… a fama de terra da alegria e do carnaval já não esconde as mazelas reais de um povo bobo que gosta de ser enganado com ‘requebras’ e tais quais….

      Lugar comum: criminalidade é um dos frutos da pobreza. Também da mediocridade geral.

      ACM e sua turma sabiam o que faziam. Não há no país lugar que, hoje, respire mais a mediocridade que a Bahia. Pobre da minha Bahia. (Axé music é apenas a trilha sonora desse desfecho nefasto desenhado e muito bem posto para rodar por muitas cepas de vermes políticos de vários partidos)

      Porém, agora temos não só a incompetência e má conduta da patota da famiglia, agora temos a INCOMPETÊNCIA GERAL de TODOS os políticos baianos das safras dos últimos 30 anos. Este governador atual então… melhor nem perder meu tempo porque é PTista e certamente a patrulha daqui vai avançar no meu pescoço.

      Ao chegar no aeroporto acredite na frase: Sorria! Você está na Bahia! (porque gostamos mesmo de receber!) Mas não deixe de alimentar a sua paciência, sua capacidade de contar até 10 antes mesmo de entrar num taxi executivo. Não refiro-me à tolice de que somos lentos. Refiro-me à má qualificação geral….

       

       

  3. O pig se alastrou mundo afora!

    “Salvador teve no mês de julho o menor número de crimes violentos letais intencionais (CVLIs), que envolvem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, dos últimos seis anos. Em números absolutos, foram 98 registros, contra 132 no mesmo mês de 2012, representando a preservação de 34 vidas — uma redução de CVLIs de 25,8% na capital. Já na região metropolitana a redução foi de 15,9%. Em relação ao acumulado dos últimos sete meses (janeiro a julho), a redução de CVLIs foi de 12,1% na capital e 19,9% na região.”

    Saiba mais: http://www.comunicacao.ba.gov.br/noti

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=NQQSjRonL-U&feature=youtu.be%5D

  4. Mentira feita pro faceburro

    Esse artigo mentiroso foi feito para rodar no faceburro, vi hoje por lá mas deu prá ver que não batia com a realidade dos fatos

  5. Se o PIG se alastrou mundo

    Se o PIG se alastrou mundo afora, eu não sei. Mas quem mora em Salvador não pode contestar os fatos narrados pelo citado jornal.

    1. Dida

      Por incrível que pareça…

       

      A Times veio antes dos Marinho, portanto, O pIg lá de fora começou primeiro e foi importado.

      Na argentina a Hydra está morrendo.

    1.  
      Segundo um dos

       

      Segundo um dos comentaristas do 247 “O Prefeito não levou Salvador ao NYT. O jornal que esta visitando as cidades sedes da copa”…

  6. O Departamento de Estado, com

    O Departamento de Estado, com  décadas de experiência,nas   Américas,abaixo do Rio  Grande, emprega como ninguém a técnica da difusão da  informação conveniente numa demosntração de que contra-inteligência  se aplica com eficácia  via mídia. O  PIG  a favor…deles.

    Os “Five Eyes”têm  demonstrado interesse inusitado  por  estas latitudes.

    O que os incomoda?

    1. O que tem a ver o New York

      O que tem a ver o New York Times com o Departamento de Estado? O NYT malha o Governo dia e noite, é o maior critico do Departamento de Estado, lá não é Cuba, cuja unica emprensa é a oficial.

      1. Não diga bobagens. Você

        Não diga bobagens. Você demonstra não conhecer qualquer coisa sobre a mídia cubana. Por outro lado, O NYT não seria mais um representante da imprensa OFICIAL ou OFICIOSA do empresariado ianque? Ou é uma mídia imparcial que não omite os crimes de guerra da plutocracia ianque, o financiamento do terrorismo da Al Nushra, o apoio à realeza degenerada da Arábia Saudita? Você acredita mesmo que os jornalecos ianques não praticam a censura, a omissão e a deturpação de notícias? Antes de vomitar bobagens contra Cuba, dedique-se um pouquinho mais de seu tempo para pesquisar sobre as dezenas de revistas e jornais que existem na Ilha e que fazem autocrítica sobre os problemas do sistema, falhas e erros de governantes. E, não esqueça que, além de Detroit, Miami -terra de assassinos profissionais, terroristas, empresários e políticos latino-americanos cooptados pela CIA e FBI, é uma das regiões mais violentas dos EEUU.

        1. Justino precisa de 100 anos a

          Justino precisa de 100 anos a menos de idade….

          O Granma é usado como papel higiênico na ilha, tal a falta de produtos básicos (como na Venezuela). 

  7. Salvador deixou de ser ‘um

    Salvador deixou de ser ‘um distrito litorâneo elegante’. “Cuma?” Só se foi em 500 anos de ocupação. Salvador é uma das maiores cidades brasileiras desde que existe, ou sou eu quem não sabe o que é um distrito litorâneo?

    E São Paulo tem menos homicídios! Porque em SP se a vitima morrer  horas depois , os espertos colocam na causa da morte : falência múltipla dos orgãos e não homicídio.

     .

  8. Independente da violência e

    Independente da violência e da disputa político-partidária, as cidades brasileiras são verdadeiros lixos.

    Se entrarmos nesta armadilha de “PIG” vamos achar que está tudo bem.

    O brasileiro é violento por definição, vamos parar de lenga-lenga, não só nas questões complexas como homicídios/crime organizado, como qualquer outra divergência. Os próprios brasileiros têm orgulho de “não levar desaforo para casa”, apenas com essa frase, dezenas de milhares de vidas se vão, fora as lesões corporais.

    Isto só é possível porque somos os campeões da certeza da impunidade, pois temos um aparato estatal de segurança que prioriza a defesa do patrimônio em detrimento da vida e da dignidade humana. Além de outros detalhes como a corrupção o racismo e o regionalismo.

     

  9. Decadência sem elegância

    A ultima vez que estive em Salvador fiquei com a sensação de ver uma cidade abandonada e muito pobre. Muitos vendedoros ambulantes de qualquer coisa. E o trânsito é horrivel, a cidade precisa de metrô e não tem e sabendo disso os taxis partem dos hotéis com a tarifa dobrada. E para os pedestres então… A impressão que tenho la, é que os motorizados nunca atravessam uma rua, pois para atravessar uma rua em Salvador, dependendo do lugar, é uma aventura. Os sinaleiros podem levar até quinze minutos para dar a vez ao pedestre. Que cidade que é essa ? 

    A cidade so oferece algum conforto para os ricos, em seus carros confortaveis. O resto da população é um sufoco do deus dara.

     

    1. Por algum acaso, esta cidade

      Por algum acaso, esta cidade que você cita não é São Paulo?

      Veja a quantidade de preconceitos:

      1 )muitos vendedores ambulantes (por quê? são negros, mulatos e nordestinos, além de pobres e ignorantes? será que se fossem noruegueses, alemães, estadunidenses, você faria a mesma conclusão?)

      2) taxis que partem dos hoteis com tarifa dobrada (isso aí é em todo lugar, até em Nova York e Tóquio tem crocodilagem).

      3) A cidade so oferece algum conforto para os ricos, em seus carros confortaveis. O resto da população é um sufoco do deus dara (isto é o Brasil inteiro, paremos de hipocrisia) Lembrar também que quem transforma a cidade em inferno são os próprios moradores, ou você acha que quem anda de carro não é colaborador para a selva, só tem vítimas no teu mundo?

  10. Aliás, devemos mandar um

    Aliás, devemos mandar um salve apenas para o Rio de Janeiro.

    Morei no RJ quando era uma verdadeira selva.

    Tenho ido lá de vez em quando e vi que a prefeitura começou a tomar conta do espaço, ou seja, começou a punir quem ocupa irregularmente os espaços públicos, por exemplo, guinchando os carros na calçada (era muito comum isso lá).

    Claro que isso não vai fazer do Rio uma cidade honesta, pois a lógica é apenas para inglês ver até a olimpíada, depois, não sei se a elite vai querer continuar gastando dinheiro com pobres e com a dignidade humana. Vocês já viram que as UPP´s (que foi um sucesso no início) já começaram a fazer água, não por outro motivo porque é muito caro, sem contar que, como já disse, a polícia foi feita para preservar o patrimônio e nao a vida e a dignidade humana. É natural, que no médio prazo, as coisas voltem à estaca zero, só não achava que voltaria tão rápido.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador