Home Editoria Economia No governo Bolsonaro, Brasil deixa de ser uma das 10 maiores economias

No governo Bolsonaro, Brasil deixa de ser uma das 10 maiores economias

No governo Bolsonaro, Brasil deixa de ser uma das 10 maiores economias
Foto: Divulgação

Jornal GGN – Com a redução do Produto Interno Bruto (PIB) e a desvalorização do real no governo de Jair Bolsonaro, o Brasil deixará de ser uma das 10 maiores economias do mundo neste ano. A informação foi divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base no Fundo Monetário Internacional (FMI).

O resultado revela que a política econômica prometida pelo ministro Paulo Guedes não se cumpriu e o impacto não está necessariamente relacionado à pandemia do coronavírus, uma vez que a economia do mundo inteiro se viu afetada.

Pelas projeções do FMI, o PIB brasileiro deve sofrer uma queda de 28,3% em relação ao ano passado, ao ser contabilizado em dólar, reduzindo de US$ 1,8 trilhão para US$ 1,4 trilhão este ano, chegando à 12ª posição no ranking das economias mundiais, perdendo para a Coreia do Sul, Canadá e Rússia.

Além do que se refere aos impactos da pandemia, boa parte desse resultado está relacionado à depreciação cambial, sendo que este ano o real foi uma das moedas que mais desvalorizaram, com o dólar chegando a ficar 30% acima da média do ano passado.

“É importante frisar que a desvalorização do real ao longo do ano e o aumento do risco são reflexos dos problemas brasileiros, principalmente do lado fiscal. Bolsa, câmbio, juros futuros. Todas essas variáveis mostram as incertezas e o risco embutido no Brasil”, afirmou o pesquisador do Ibre/FGV, Marcel Balassiano, ao Valor Econômico.

 

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

2 COMMENTS

  1. Em que pese que há poucos anos, o país planejava chegar ao quinto lugar. Não demora a que o PIB se transforme em Pobreza Inferida por Bolsonaro. A dupla BG (Bolsonaro-Guedes) terá muitos sinais nada nobres de serem lembrados por muitos anos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile