O modo petista de governar já não existe

Por m.cubiak
 
Ref. à publicação: “Com o Ministério, Dilma prepara a guerra de 2015
 
Crédito: Reuters
 
Civilizatório não é por medalhão em Ministério. Xororos em torno das nomeações. Qual dos três competitivos não iria beijar a mão da Kátia Flávia para nomear o ministério da agricultura, por exemplo? A Marina de vice agribusiness? Carlos Lacerda Aécio Neves?
 
O ministro que virou suco, isto é, Buarque, o que nada fez na educação em seu governo, reclama. Educador cheio de chavões, ajudou a consolidar a meritocracia e a educação .com. Não adiante ter trajetória,tem que ter coerência com ela. Vai lá ele se juntar de novo a escória da direita.
 
Tem, também, os científicos falando do Ministério da Ciência, que pasme! Foi tirado de alguém que “ao menos tem trajetória acadêmica” prum zé ninguém chamado Governabilidade. Pergunto o quanto do corporativismo científico é que não é responsável pelo atraso em C&T? Nos países de ponta, não é o tipo de universidade brasileira que faz ciência. Pra mim, um quilombola ou uma pessoa de uma comunidade tradicionais, com suas tecnologias sociais, deveria ser [email protected]
 
Educação mesmo não é na Escola, é no conjunto da Sociedade. Nem mesmo, educadores e seus vícios de carreira. Transformador mesmo da educação das pessoas é promover distribuição de renda, é ter a justiça e a política devassada, tirada da monarquia de privilégios e torná-la republicana. É seus cidadãos mobilizarem-se pelos Direitos Sociais e Civis que alvejam nossos Amarildos. Nenhuma dessas ações é função do governo.
 
Gente, vão (vamos) construir alternativas, porque até agora, nenhuma se apresenta no horizonte de orientação mais a esquerda. Porque o modo petista de governar já não existe. Sucumbiu e transformou-se no Lulismo, que foi nosso muro de Berlim ideológico.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NICKNAME

- 2014-12-26 15:22:49

+ Bug

ou tem gente se distraindo e pondo comentário sob comentário por engano, ou é mais um bug do blog. Já recebi 2 comentarios que nada tinham a ver com comentário meu ou de outra pessoaencadeada. Que tal um post informativo de como deixar comentários, até pq a pessoa pensa que endereçou a uma, mas de fato foi endereçada a outra.

E não ativei o recurso de receber coenta´rios que surgirem sob cada post-título.

Nira

- 2014-12-26 14:47:12

De tudo que andei lendo,

De tudo que andei lendo, parece que ser aecista consegue ser um dos menores defeitos do moço. Mas em termos de esporte, pode-se dizer que ele é eficiente em matéria de levantamento de malas de dinheiro dos "fiéis ".

Quem sabe ele transforma em esporte olímpico ?

Zanchetta

- 2014-12-26 14:07:13

O PIG encolhe, mas a

O PIG encolhe, mas a corrupção aumenta... 

NICKNAME

- 2014-12-26 12:02:32

Alex, grato

sempre é bom questionamento civilizado como o seu. Eu acho terrível a indicação do Feliciano (não estou a par das últimas indicações, as últimas das últimas, me enojam), mas se foi esta indicação é de fazer chorar,sim. Acho, meu achômetro diz que há buracos bem mais embaixo e que jamais saberemos. Mas vou dar meu pitaco: Vivemos num país subdesenvolvido, atualmente dito emergente. A campanha de 2018 iniciou minutos após a divulgação do resultado. Estive falando com uma amiga: a máfia (ou o que acho que existam máfias aqui) se botasse sob mira de um revólver, e se ameaçasse o presidente ou a presidente (ambas as formas são corretas, só uma cutucada nos jô Soares e suas ignorâncias) que se não agisse assim ou assado, ou a família seria assassinada, etc, ou o presidnete renunciaria com um tiro no peito (há na nossa história) ou como Allende. Ou agiria ocultando essas ameaças. Um dia desses, sutilmente, por uma bobagem , recebi ameaça de um autoproclamado temente a deus, evangélico. Imagino o que não pode haver que ão saibamos. Ou então que Dilma, que parece ser de ferro e aguentar muitíssimos sapos, espere ser derrubada. É difícil. A aposta é na gente, no trabalho de formiguinha neste ou noutros blogs (este considero o melhor por isso estou pela 3. vez aqui depoios de desanimar - veja meu desabafo no Fora de Pauta de ontem).

Doney

- 2014-12-26 11:41:22

A doença infantil volta a atacar

Quanta "racionalidade" para defender o indefensável.

Mais um que padece da doença infantil do governismo.

Carlos Lima

- 2014-12-26 11:35:07

APARIÇÕES FANTASMAGÓRICAS, O CACO DO RACIOCÍNIO ILÓGICO.

Agora todos sabem governar e o PT não, será? Se esqueceram, que quem ganha tem que governar para todos. Ora, é tão progressista como defender minorias, é tão progressista como defender direitos das mulheres, é tão progressista quanto ser tolerante. Porque tornar as pessoas incompetentes antes mesmo delas mostrarem trabalho? Porque a DILMA não pode ter uma base para a governabilidade?  Afinal os projetos progressistas precisam ser votados, o PT tem essa maioria para aprovar? Claro que não, então silencio e parcimônia aos críticos de plantão, na guerra política todos precisão de aliados. Se fossemos levar a sério essas aparições fantasmagóricas sem lógica política, o PT nem mais existiria. Já li tantas bobagens e tempos depois os cacos desaparecem e viram fosseis e nenhum paleontólogo partidário ousa tocar no assunto moco. Quem esta governando é o PT ou será que não é? Dilma mudou de partido? Essse moribundos digitais, tipo Barbosa, Gilmar, Demóstenes, Aécio e etc. são páginas viradas de um livro de tragédia, não servem nem para serem "pinto no lixo". São figuras caricatas cuja a expressividade é apenas a expressividade do normal do quanto pior melhor, por isso perderam. O jeito PT de governar é esse, e sempre será, e isso incomoda os estrategistas da cantareira onde esta tudo no volume morto.

Free Walker

- 2014-12-26 11:13:22

Modo Petista de Governar II

Ontem em entrevista a Folha de S.Paulo, o pefeito Fernnando Haddad admitiu que vai "delizar" metas e projetos de campanha para além de 2016. Ou seja, não vai cumprir as promessas de campanha.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/12/1567101-haddad-ja-admite-deslizar-metas-anunciadas-para-depois-de-2016.shtml

 

Gardenal

- 2014-12-26 08:31:35

Esse George Hilton é um

Esse George Hilton é um Aocista roxo. É, de longe, a pior indicação da Dilma. INEXPLICÁVEL. 

Francy Lisboa

- 2014-12-26 07:03:18

"Não existe mais", "não

"Não existe mais", "não existe mais", "não existe mais". Essa oração deve ser uma espécie de exercício de utopia. É notável que muitos saibam " o que fazer", mas poucos se arvorariam para chegar ao Poder e tentar fazer algo. A posição de doutrinador é das mais cômodas nesses tempos.

monica carolina

- 2014-12-26 03:23:53

Rio 2016 será disputada de BURKA

Colocar esse fanatico religioso shiita no ministerio fará com que nosotras tenhamos que disputar a Rio 2016 de burka.

E gays e simpatizantes serão proibidos de participar, comparecer, assistir pela tv ou pensar em competições. 

Já propus um ministerio dos pecados e infernos, para que bispos e assemelhados de todos os matizes se esbofeteiem eternamente em suas questões infindaveis, e nos deixarem, os não acometidos das doencas religiosas, em paz.

Correr de burka no Rio a uns 55 graus de termica, é cansativo, desagradavel.

Por dios.

Marisa

- 2014-12-26 01:32:27

Programa

Se Dilma cumprir com seus programas e suas propostas de governo, me dou por satisfeita. O importante é acabar com a pobreza, diminuir a desigualdade e manter os empregos, com inflação baixa. Se ela fizer isso, independentemente dos ministros, tá beleza! 

Zanchetta

- 2014-12-26 01:26:56

Por falar em modo petista de

Por falar em modo petista de governar, o Haddad acaba de lançar um projeto de 300 km de SKYVIAS em São Paulo...

A ver...

Alex Sotto

- 2014-12-26 01:17:03

Neo-petencostais ???

E o que você me diz do pastor neo-petencostal que combate a igualdade e os direitos dos gays em programas de TV e no Congresso ser o novo Ministro dos Esportes, uma pasta altamente ligada a infância, adolescência e juventude ?

monica carolina

- 2014-12-26 00:25:26

O PT governa, e vai continuar governando

Permitam senhores que de minha opinião. 

Em tanto achismo um a mais não vai atrapalhar ninguém.

Os objetivos do PT, mal ou bem, tem sido alcançados.  E vão continuar sendo.

O país cresce e distribui melhor. Entre regiões,  estratos sociais, pessoas, familias.

Os servicos aos poucos melhoram. Infraestrutura, transportes, educação,  saude, etc.

Resumo. O PT atinge seus objetivos principais.

E vamos em frente.

Muita marola golpista da oposição alimentada desde o estrangeiro.

Vao continuar ladrando, e a caravana do PT vai passando. Do PT  e do povo brasileiro, por supuesto. 

NICKNAME

- 2014-12-25 23:52:53

Todo apoio a Dilma, nem tanto ao PT e a simpatizantes

O PIG não encolhe, assume novas formas de difusão e de pressão (o boca a boca entre motoristas de táxis me espanta cada vez mais - e acho ser uma boa amostra). Os neo pentecostais diretos afiliados do pior da direita americana... crescem a cada minuto e influem. Meu primo, ex gerente da CEF, todo equipado com Apple , Mac, acha que Fidel tem tridente, julga-se bem informado, e é... multiplicador,.. As cadrtas de leitores são horripilantes. A campanha de 2018 começou com provavéis bilhões pra mocinha denunciante entrevistada pela Glória Maria. Só concordo com a esquerdinha que faz militância meia boca. Ver em Fora de Pauta desta data.

Almiro

- 2014-12-25 23:15:24

Se não existe mais, eu não sei

Mas votar em neoliberal "enxugador de salários", comigo não tem disso não.

altamiro souza

- 2014-12-25 22:59:16

o modo petista de governar é

o modo petista de governar é este destes últimos doze, sem nistificações.

afora isso, gostei do texto, desmisitificando

principlamente a questão da educação.

Rafles

- 2014-12-25 22:17:40

A Grande Transformação

A única grande, necessária e imprescindível transformação que o Brasil precisa, no contexto atual, é a Reforma Política.

Nenhum partido ideológico viverá muito tempo, fiel aos seus princípios, com as regras do jogo que aí estão.

Mais cedo ou mais tarde ele se defrontará com o mesmo impasse:  - manter a pureza ideológica ou  optar pela governabilidade.

Não existe engenharia política que anule estas condições.

emerson57

- 2014-12-25 20:44:38

PIG (proba imprensa gloriosa)

Esse Congresso, esse ministério e esse PT envergonhado que está ai são cria do PIG.

Depois de doze anos de bombardeio ininterrupto o PIG não ganhou a guerra. 

Mas (e como o PIG gosta de um mas!) logrou acertar vários golpes no PT.

E tome ficha falsa, tomates, mentirão, bolinhas de papel, rola bostas, e manipulações mil.

A esquerdinha progressista velha de guerra só se sustentou porque teve o apoio abnegado de alguns blogs sujos.

A boa notícia é: O PIG,  maior partido de oposição aos governos populares, encolhe! 

 

Edivaldo Dias Oliveira

- 2014-12-25 20:32:31

Nuntendi

Muitas vezes minha dificuldade de entender certos textos me surpreende e me envergonha, o que me leva a ler o mesmo texto mais de uma vez para que meu tico&teco possa apreender alguma coisinha do vasto conhecimento do missivista.

Esse é um desses casos; o texto, a meu juizo, parece iniciar como um elogio e compreenssão as pragmatíssimas escolhas da minha eleita e termina com uma crítica e uma espécie de decepção pelas escolhas. É isso mesmo ou é muito "pêlo contrário"? Alguem pode auxiliar esse portador de infinita ignorancia?  

  

Ivan de Union

- 2014-12-25 19:56:47

(Mil perdoes, mas esse item

(Mil perdoes, mas esse item tem tanta coisa pra odiar que eu nao saberia comecar a contar...)

Marcos Pinto

- 2014-12-25 19:56:32

Está complicado justificar o injustificável ...

Se a qualidade dos ministros é irrelevante (referindo-se aos "medalhões"), para que existe o cargo de ministro?

Se tanto a Marina como o Aécio teriam escolhido alguém do naipe da Kátia Abreu, para que votar na Dilma?

Se o Cristovam Buarque é meritocrata na educação, o Cid Gomes (cujo experimento de Sobral também é meritocrata) não é farinha do mesmo saco?

O Aldo Rebelo é de um quilombola? Você honestamente acha que ele tem condições de mudar os problemas crônicos da pesquisa de C&T no Brasil?

Distribuição de renda não é função (ao menos parcial) do governo ?

Tudo isso para justificar a Paris, ops, George Hilton no esporte?

E, para concluir, dois pontos - esse mimimi de governabilidade vem desde o primeiro mandato da Dilma, e isso não impediu a presidenta de sofrer derrotas sucessivas no congresso (lei dos portos que foi profundamente alterada, MP da aviação civil que caiu, mudanças no código florestal, entre outras). Portanto será que esse é o único caminho mesmo?

Outra coisa: nos EUA o presidente atual terá minoria nas duas casas do congresso a partir de janeiro - não me consta que ele esteja dando ministérios a republicanos para tentar aumentar sua "base aliada" ...

Bernardo F Costa

- 2014-12-25 19:14:11

Texto cifrado esse, parece

Texto cifrado esse, parece até que foi escrito pelo Tom Zé.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador