O modo petista de governar já não existe

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por m.cubiak
 
Ref. à publicação: “Com o Ministério, Dilma prepara a guerra de 2015
 
Crédito: Reuters
 
Civilizatório não é por medalhão em Ministério. Xororos em torno das nomeações. Qual dos três competitivos não iria beijar a mão da Kátia Flávia para nomear o ministério da agricultura, por exemplo? A Marina de vice agribusiness? Carlos Lacerda Aécio Neves?
 
O ministro que virou suco, isto é, Buarque, o que nada fez na educação em seu governo, reclama. Educador cheio de chavões, ajudou a consolidar a meritocracia e a educação .com. Não adiante ter trajetória,tem que ter coerência com ela. Vai lá ele se juntar de novo a escória da direita.
 
Tem, também, os científicos falando do Ministério da Ciência, que pasme! Foi tirado de alguém que “ao menos tem trajetória acadêmica” prum zé ninguém chamado Governabilidade. Pergunto o quanto do corporativismo científico é que não é responsável pelo atraso em C&T? Nos países de ponta, não é o tipo de universidade brasileira que faz ciência. Pra mim, um quilombola ou uma pessoa de uma comunidade tradicionais, com suas tecnologias sociais, deveria ser Ministr@.
 
Educação mesmo não é na Escola, é no conjunto da Sociedade. Nem mesmo, educadores e seus vícios de carreira. Transformador mesmo da educação das pessoas é promover distribuição de renda, é ter a justiça e a política devassada, tirada da monarquia de privilégios e torná-la republicana. É seus cidadãos mobilizarem-se pelos Direitos Sociais e Civis que alvejam nossos Amarildos. Nenhuma dessas ações é função do governo.
 
Gente, vão (vamos) construir alternativas, porque até agora, nenhuma se apresenta no horizonte de orientação mais a esquerda. Porque o modo petista de governar já não existe. Sucumbiu e transformou-se no Lulismo, que foi nosso muro de Berlim ideológico.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Está complicado justificar o injustificável …

    Se a qualidade dos ministros é irrelevante (referindo-se aos “medalhões”), para que existe o cargo de ministro?

    Se tanto a Marina como o Aécio teriam escolhido alguém do naipe da Kátia Abreu, para que votar na Dilma?

    Se o Cristovam Buarque é meritocrata na educação, o Cid Gomes (cujo experimento de Sobral também é meritocrata) não é farinha do mesmo saco?

    O Aldo Rebelo é de um quilombola? Você honestamente acha que ele tem condições de mudar os problemas crônicos da pesquisa de C&T no Brasil?

    Distribuição de renda não é função (ao menos parcial) do governo ?

    Tudo isso para justificar a Paris, ops, George Hilton no esporte?

    E, para concluir, dois pontos – esse mimimi de governabilidade vem desde o primeiro mandato da Dilma, e isso não impediu a presidenta de sofrer derrotas sucessivas no congresso (lei dos portos que foi profundamente alterada, MP da aviação civil que caiu, mudanças no código florestal, entre outras). Portanto será que esse é o único caminho mesmo?

    Outra coisa: nos EUA o presidente atual terá minoria nas duas casas do congresso a partir de janeiro – não me consta que ele esteja dando ministérios a republicanos para tentar aumentar sua “base aliada” …

  2. Nuntendi

    Muitas vezes minha dificuldade de entender certos textos me surpreende e me envergonha, o que me leva a ler o mesmo texto mais de uma vez para que meu tico&teco possa apreender alguma coisinha do vasto conhecimento do missivista.

    Esse é um desses casos; o texto, a meu juizo, parece iniciar como um elogio e compreenssão as pragmatíssimas escolhas da minha eleita e termina com uma crítica e uma espécie de decepção pelas escolhas. É isso mesmo ou é muito “pêlo contrário”? Alguem pode auxiliar esse portador de infinita ignorancia?  

      

  3. PIG (proba imprensa gloriosa)

    Esse Congresso, esse ministério e esse PT envergonhado que está ai são cria do PIG.

    Depois de doze anos de bombardeio ininterrupto o PIG não ganhou a guerra. 

    Mas (e como o PIG gosta de um mas!) logrou acertar vários golpes no PT.

    E tome ficha falsa, tomates, mentirão, bolinhas de papel, rola bostas, e manipulações mil.

    A esquerdinha progressista velha de guerra só se sustentou porque teve o apoio abnegado de alguns blogs sujos.

    A boa notícia é: O PIG,  maior partido de oposição aos governos populares, encolhe! 

     

  4. A Grande Transformação

    A única grande, necessária e imprescindível transformação que o Brasil precisa, no contexto atual, é a Reforma Política.

    Nenhum partido ideológico viverá muito tempo, fiel aos seus princípios, com as regras do jogo que aí estão.

    Mais cedo ou mais tarde ele se defrontará com o mesmo impasse:  – manter a pureza ideológica ou  optar pela governabilidade.

    Não existe engenharia política que anule estas condições.

  5. o modo petista de governar é

    o modo petista de governar é este destes últimos doze, sem nistificações.

    afora isso, gostei do texto, desmisitificando

    principlamente a questão da educação.

  6. Todo apoio a Dilma, nem tanto ao PT e a simpatizantes

    O PIG não encolhe, assume novas formas de difusão e de pressão (o boca a boca entre motoristas de táxis me espanta cada vez mais – e acho ser uma boa amostra). Os neo pentecostais diretos afiliados do pior da direita americana… crescem a cada minuto e influem. Meu primo, ex gerente da CEF, todo equipado com Apple , Mac, acha que Fidel tem tridente, julga-se bem informado, e é… multiplicador,.. As cadrtas de leitores são horripilantes. A campanha de 2018 começou com provavéis bilhões pra mocinha denunciante entrevistada pela Glória Maria. Só concordo com a esquerdinha que faz militância meia boca. Ver em Fora de Pauta desta data.

    1. Neo-petencostais ???

      E o que você me diz do pastor neo-petencostal que combate a igualdade e os direitos dos gays em programas de TV e no Congresso ser o novo Ministro dos Esportes, uma pasta altamente ligada a infância, adolescência e juventude ?

      1. Rio 2016 será disputada de BURKA

        Colocar esse fanatico religioso shiita no ministerio fará com que nosotras tenhamos que disputar a Rio 2016 de burka.

        E gays e simpatizantes serão proibidos de participar, comparecer, assistir pela tv ou pensar em competições. 

        Já propus um ministerio dos pecados e infernos, para que bispos e assemelhados de todos os matizes se esbofeteiem eternamente em suas questões infindaveis, e nos deixarem, os não acometidos das doencas religiosas, em paz.

        Correr de burka no Rio a uns 55 graus de termica, é cansativo, desagradavel.

        Por dios.

          1. De tudo que andei lendo,

            De tudo que andei lendo, parece que ser aecista consegue ser um dos menores defeitos do moço. Mas em termos de esporte, pode-se dizer que ele é eficiente em matéria de levantamento de malas de dinheiro dos “fiéis “.

            Quem sabe ele transforma em esporte olímpico ?

      2. Alex, grato

        sempre é bom questionamento civilizado como o seu. Eu acho terrível a indicação do Feliciano (não estou a par das últimas indicações, as últimas das últimas, me enojam), mas se foi esta indicação é de fazer chorar,sim. Acho, meu achômetro diz que há buracos bem mais embaixo e que jamais saberemos. Mas vou dar meu pitaco: Vivemos num país subdesenvolvido, atualmente dito emergente. A campanha de 2018 iniciou minutos após a divulgação do resultado. Estive falando com uma amiga: a máfia (ou o que acho que existam máfias aqui) se botasse sob mira de um revólver, e se ameaçasse o presidente ou a presidente (ambas as formas são corretas, só uma cutucada nos jô Soares e suas ignorâncias) que se não agisse assim ou assado, ou a família seria assassinada, etc, ou o presidnete renunciaria com um tiro no peito (há na nossa história) ou como Allende. Ou agiria ocultando essas ameaças. Um dia desses, sutilmente, por uma bobagem , recebi ameaça de um autoproclamado temente a deus, evangélico. Imagino o que não pode haver que ão saibamos. Ou então que Dilma, que parece ser de ferro e aguentar muitíssimos sapos, espere ser derrubada. É difícil. A aposta é na gente, no trabalho de formiguinha neste ou noutros blogs (este considero o melhor por isso estou pela 3. vez aqui depoios de desanimar – veja meu desabafo no Fora de Pauta de ontem).

  7. O PT governa, e vai continuar governando

    Permitam senhores que de minha opinião. 

    Em tanto achismo um a mais não vai atrapalhar ninguém.

    Os objetivos do PT, mal ou bem, tem sido alcançados.  E vão continuar sendo.

    O país cresce e distribui melhor. Entre regiões,  estratos sociais, pessoas, familias.

    Os servicos aos poucos melhoram. Infraestrutura, transportes, educação,  saude, etc.

    Resumo. O PT atinge seus objetivos principais.

    E vamos em frente.

    Muita marola golpista da oposição alimentada desde o estrangeiro.

    Vao continuar ladrando, e a caravana do PT vai passando. Do PT  e do povo brasileiro, por supuesto. 

  8. Por falar em modo petista de

    Por falar em modo petista de governar, o Haddad acaba de lançar um projeto de 300 km de SKYVIAS em São Paulo…

    A ver…

  9. Programa

    Se Dilma cumprir com seus programas e suas propostas de governo, me dou por satisfeita. O importante é acabar com a pobreza, diminuir a desigualdade e manter os empregos, com inflação baixa. Se ela fizer isso, independentemente dos ministros, tá beleza! 

  10. “Não existe mais”, “não

    “Não existe mais”, “não existe mais”, “não existe mais”. Essa oração deve ser uma espécie de exercício de utopia. É notável que muitos saibam ” o que fazer”, mas poucos se arvorariam para chegar ao Poder e tentar fazer algo. A posição de doutrinador é das mais cômodas nesses tempos.

  11. APARIÇÕES FANTASMAGÓRICAS, O CACO DO RACIOCÍNIO ILÓGICO.

    Agora todos sabem governar e o PT não, será? Se esqueceram, que quem ganha tem que governar para todos. Ora, é tão progressista como defender minorias, é tão progressista como defender direitos das mulheres, é tão progressista quanto ser tolerante. Porque tornar as pessoas incompetentes antes mesmo delas mostrarem trabalho? Porque a DILMA não pode ter uma base para a governabilidade?  Afinal os projetos progressistas precisam ser votados, o PT tem essa maioria para aprovar? Claro que não, então silencio e parcimônia aos críticos de plantão, na guerra política todos precisão de aliados. Se fossemos levar a sério essas aparições fantasmagóricas sem lógica política, o PT nem mais existiria. Já li tantas bobagens e tempos depois os cacos desaparecem e viram fosseis e nenhum paleontólogo partidário ousa tocar no assunto moco. Quem esta governando é o PT ou será que não é? Dilma mudou de partido? Essse moribundos digitais, tipo Barbosa, Gilmar, Demóstenes, Aécio e etc. são páginas viradas de um livro de tragédia, não servem nem para serem “pinto no lixo”. São figuras caricatas cuja a expressividade é apenas a expressividade do normal do quanto pior melhor, por isso perderam. O jeito PT de governar é esse, e sempre será, e isso incomoda os estrategistas da cantareira onde esta tudo no volume morto.

  12. + Bug

    ou tem gente se distraindo e pondo comentário sob comentário por engano, ou é mais um bug do blog. Já recebi 2 comentarios que nada tinham a ver com comentário meu ou de outra pessoaencadeada. Que tal um post informativo de como deixar comentários, até pq a pessoa pensa que endereçou a uma, mas de fato foi endereçada a outra.

    E não ativei o recurso de receber coenta´rios que surgirem sob cada post-título.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador