Pobreza extrema chegaria a 63 milhões na América Latina em 2018, diz CEPAL

Jornal GGN – Dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) mostram que a pobreza na região se manteve estável em 2017, mas a extrema pobreza cresceu. O relatório é um cenário de dois anos atrás, que foi catalogado agora.

A perspectiva ainda do documento intitulado Panorama Social da América Latina 2018 é que no ano passado os dados materializados não sejam melhores: a pobreza diminuiria 0,6 pontos percentuais, mas a pobreza extrema continuaria nos 10,2%, que equivale a 63 milhões de pessoas (um milhão a mais do que em 2017).

Confira os dados abaixo:

190115-final-finalpanorama-socialrevisado-abi-sala

 

Leia aqui relatório completo: Medicion pobreza

 

Da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe)

A taxa geral da pobreza -medida pela renda- manteve-se estável em 2017 na América Latina, após os aumentos registrados em 2015 e 2016, entretanto, a proporção de pessoas em situação de extrema pobreza continuou crescendo, seguindo a tendência observada desde 2015, informa a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Em 2017, o número de pessoas vivendo na pobreza chegou a 184 milhões (30,2% da população), dos quais 62 millhões se encontravam na extrema pobreza (10,2% da população, a porcentagem mais alta desde 2008), de acordo com o relatório Panorama Social da América Latina 2018 apresentado por Alicia Bárcena, Secretária-Executiva do organismo regional das Nações Unidas.

Segundo as projeções da Comissão, em 2018 a pobreza baixaria para 29,6% da população, o que equivale a 182 milhões de pessoas (dois milhões a menos do que em 2017), embora a taxa de extrema pobreza se manteria em 10,2%, ou seja, 63 milhões de pessoas (um milhão a mais do que em 2017).

“Ainda que a região tenha atingido importantes avanços entre a década passada e meados da presente, desde 2015 foram registrados retrocessos, particularmente em matéria de extrema pobreza ”, alertou Alicia Bárcena, que, diante dos desafios enfrentados, enfatizou a necessidade de impulsionar políticas públicas complementares de proteção social e inclusão do mercado de trabalho e redistributivas em termo de renda.

Ao analisar os países com maiores reduções da pobreza no período de 2012-2017, observa-se que no Chile, El Salvador e República Dominicana o aumento da renda do trabalho nos domicílios de menores recursos foi a fonte que mais contribuiu para essa diminuição, enquanto em Costa Rica, Panamá e Uruguai os principais fatores foram as pensões e transferências recebidas pelos domicílios de menores recursos. “Isso corrobora a importância de dotar de mais recursos à população em situação de pobreza, combinando o fortalecimento da renda do trabalho com a provisão de transferências públicas e o fortalecimento dos sistemas de proteção social”, afirma a CEPAL.

Devido à atualização, em 2015, da metodologia utilizada pela CEPAL para medir a pobreza monetária, e às  posteriores revisões realizadas pelo organismo, os números incluídos nessa edição do Panorama Social diferem das divulgadas no último relatório publicado en dezembro de 2017 e nos anteriores. Ver documento explicativo.

O relatório destaca, também, que a desigualdade de renda tem diminuído consideravelmente na região desde princípios da década de 2000. A média simples dos índices de Gini (onde 0 representa ausência de desigualdade e 1 desigualdade máxima) de 18 países da América Latina baixou de 0,543 em 2002 para 0,466 em 2017. Entretanto, o ritmo de redução, recentemente tenha se abrandado: entre 2002 e 2008 a diminuição anual média do índice foi de 1,3%; entre 2008 e 2014, de 0,8%, e entre 2014 e 2017, de 0,3%. Os sistemas de proteção social tiveram um papel importante nos últimos anos para conter deteriorações distributivas, segundo informa a CEPAL.

Apesar do contexto de ajustes fiscais, o gasto social dos governos centrais é o principal componente do gasto público total (51,4% em 2016), assinala a Comissão. O gasto público social do governo central de 17 países da América Latina alcançou como média simples, 11,2% do PIB em 2016, um leve aumento com relação a 2015 e o nível mais alto registrado desde 2000. Em termos per capita, o gasto social médio dos países da América Latina praticamente duplicou entre 2002 e 2016, chegando a 894 dólares. No entanto, existe uma alta heterogeneidade entre países e persistem grandes desafios de financiamento das políticas sociais para alcançar as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente nos países que possuem níveis mais elevados de pobreza e outras carências em termos de desenvolvimento social.

Para avançar em direção a níveis crescentes de participação nos benefícios do desenvolvimento e no exercício dos direitos, é necessário progredir simultaneamente na inclusão social e na inclusão do trabalho da população, mediante políticas ativas, destaca a CEPAL.

Em média, em torno de 40% da população ocupada da América Latina recebe rendas do trabalho inferiores ao salário mínimo estabelecido por seu país e essa proporção é muito mais elevada entre as mulheres (48,7%) e os jovens de 15 a 24 anos (55,9%). Entre as mulheres jovens esse número alcança,  60,3%. É preciso implementar políticas universais sensíveis às diferenças para fechar as brechas de acesso que afetam os diferentes grupos da população, assim como reconhecer o cenário de novos e antigos riscos que incidem na sociedade em seu conjunto, indica a CEPAL.

Em 2017, a participação das mulheres no mercado de trabalho continuou sendo menor do que a dos homens, 50,2% e 74,4% respectivamente, embora nesse mesmo ano o desemprego feminino (10,4%) manteve-se acima dos homens (7,6%). Mais da metade das mulheres ocupadas (51,8%) são empregadas em setores de baixa produtividade e delas, 82,2% não estão afiliadas ou não contribuem para um sistema de pensões.

A baixa participação das mulheres no mercado de trabalho remunerado contrasta com sua alta participação no trabalho não remunerado para o próprio domicílio: na América Latina, 77% do trabalho não remunerado é realizado pelas mulheres, de acordo com os dados das pesquisas de uso do tempo. “Sem políticas públicas adequadas que abordem assuntos chave como a formação e o emprego das mulheres nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que contribuam para evitar a precarização dos empregos e que promovam a corresponsabilidade nos sistemas de cuidado, as mulheres não somente poderiam perder os benefícios dos empregos do futuro, mas que, também, correm o risco de que se perpetuem as brechas existentes e as carências de trabalho decente que as afetam atualmente”, conclui o documento.

 

Redação

Redação

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

12 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

14 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

14 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

14 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

16 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

17 horas ago