Popularidade de Dilma volta a subir, diz Datafolha

Jornal GGN – Após as sucessivas quedas, que chegaram a atingir 35 pontos impulsionados pela onda de manifestações ocorridas em todo o país, a popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT) voltou a subir, ainda que de forma discreta. A mais recente pesquisa Datafolha mostra um avanço de seis pontos percentuais na faixa da população que considera o governo como ótimo ou bom, passando de 30% para 36%. A pesquisa foi divulgada nesta sábado (10).

A última sequência de bons números de popularidade da presidente parou em março, quando chegou à marca de 65% entre os que classificam a gestão como ótima ou boa. Ao longo dos últimos quatro meses, foram sucessivas baixas. O resultado da nova pesquisa, portanto, se consolida como a primeira reação desde então. De acordo com a pesquisa, que coincide com as notícias recentes de baixa da inflação, a maioria dos brasileiros estão otimistas com relação aos rumos da economia.

O número de pessoas que teme o desemprego também caiu, com cinco pontos a menos, mas o número de cidadãos que ainda teme a inflação – que chegou a perto de zero em julho – chega à marca de 53%, segundo o Datafolha. Os novos números também revelam que caiu o entusiasmo da faixa de população ouvida em relação aos protestos nas ruas. Atualmente, 52% dos entrevistados acham que os protestos seriam mais benéficos que prejudiciais ao país – número que chegou a 67% no fim de junho.

Oposição no Brasil não decola, diz Economist

Outros fatores

O poder de compra dos salários e o cenário positivo do mercado de trabalho se unem aos bons números da inflação para explicar a reação de Dilma. Além disso, as respostas de Dilma diante dos protestos, como a reforma política e consulta popular, foram bem recebidas pela maioria da população. No mês passado, o Datafolha já mostrava que a presidente era apoiada pela maioria da população.

A pesquisa, contudo, aponta que ainda há insatisfações entre as pessoas ouvidas pela pesquisa. O principal problema é a gestão dos recursos da saúde, considerada ruim. No entanto, o número de pessoas favoráveis à contratação de médicos estrangeiros subiu sete pontos. As propostas de Dilma ajudaram a separar sua imagem do Congresso, que, segundo o Datafolha, enfrenta ampla reprovação.

A gestão da presidente Dilma é aprovada principalmente entre as pessoas menos escolarizadas e mais pobres, atingindo a casa de 40% de aprovação nessa faixa social. O número cai entre os mais ricos e instruídos, com 30%. Mais da metade da população residente nos municípios com menos de 5 mil habitantes aprova a gestão Dilma, índice que cai para 37% nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador