“O Começo da Vida” é exibido em CEUs, com debates públicos

“O Começo da Vida”, novo longa-metragem da diretora Estela Renner, estreia hoje nos cinemas do país. O filme é uma produção mundial que destaca especialistas de infância, narrando de forma simples ,alguns aspectos importantes para o desenvolvimento das crianças, levando em consideração a qualidade e a localização geográfica dessas famílias.  Estela assina outros filmes memoráveis, como “Criança a Alma do Negócio” e “Muito além do peso”. A cineasta usa a linguagem peculiar do cinema para traduzir estudos científicos que pautam programas de políticas públicas e que abordam, em inúmeras nuances, o cotidiano familiar do cuidar da infância. 

Para estimular esse debate na rede pública, a coordenadora da São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, estará no CEU Veredas, na zona leste, hoje, com a diretora do documentário, Estela Renner. No debate, as presenças da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, e da secretária adjunta de Educação, Emília Cipriano. O encontro acontece às 15h.

Ainda nesta quinta, o filme será exibido também nos CEUs Butantã, Meninos, Jaçanã, Quinta do Sol, São Rafael, Capão Redondo, Parque Veredas e Vila Rubi. Todas as sessões serão seguidas de rodas de conversa.

No sábado, dia 7, o Cine Direitos Humanos, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, promove uma sessão do documentário com participação de Ana Estela Haddad, Felipe de Paula, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e Marcos Nisti, produtor do filme.

O Cine Direitos Humanos também terá uma sessão no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, no dia 11.

A parceria com a produtora do documentário integra uma série de ações articuladas pela São Paulo Carinhosa, para a promoção da garantia dos direitos das crianças na primeira infância (de zero a seis anos de idade). O programa envolve 14 secretarias municipais, entre as quais Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos.

Para democratizar o acesso ao conteúdo, a Maria Farinha Filmes, produtora do longa, articulou uma ação que permitirá ao público assisti-lo, de forma gratuita, nos dias 05, 06, 07 e 08 de maio. Essa ativação conta com o apoio da Johnson’s Baby, Cinemark e Espaço Filmes, acontecendo em 21 cidades.

Além das parcerias que a produtora têm feito com governos, empresas e organizações da sociedade civil para a difusão do documentário, há também o Videocamp, uma plataforma global que reúne filmes que apresentam causas socioambientais e disponibiliza orientações para que os usuários promovam exibições públicas de algumas obras.

Produzido pela Maria Farinha Filmes, a mesma dos documentários “Muito Além do Peso”, “Tarja Branca – A Revolução que Faltava”, “Território do Brincar” e “Criança, a Alma do Negócio”, “O Começo da Vida” teve apoio das organizações Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation (Holanda), Instituto Alana e do UNICEF. O filme traz depoimentos de especialistas e famílias sobre como os primeiros anos da criança são essenciais para o seu futuro.  As histórias retratadas percorrem nove países: Brasil, Argentina, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália e Quênia.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Será que minha ironia não foi compreendida?

      Não vou repetí-lo até por que já não lembro o que escrevi.

      Mas se meu comentário não foi publicado por não terem percebido que se tratava de ironia acho lamentável.

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador